quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Museus virtuais gratuitos

Fotografia: Mona Lisa no Museu do Louvre

Selecionámos 11 museus virtuais gratuitos para ver com os miúdos sem sair de casa! São museus emblemáticos de todo o mundo, que podem descobrir através de visitas virtuais. Uma forma de “viajar” dentro de casa, ocupando o tempo com os miúdos de forma lúdica e educativa.

1. The British Museum (Londres, Inglaterra)

O The British Museum, fundado em 1753, foi o primeiro museu nacional público do mundo. Possui uma das maiores e mais famosas coleções de antiguidades que existem. Aqui pode descobrir dois milhões de anos de história e cultura humanas. A sua coleção é composta por cerca de oito milhões de objetos e inclui objetos mundialmente famosos como a Pedra de Roseta, as esculturas de Parthenon e múmias Egípcias.

2. Musei Vaticani (Cidade do Vaticano, Itália)

Os Museus do Vaticano são dos museus mais importantes do mundo. Vários edifícios diferentes, que estão interligados, reúnem uma das coleções mais fantásticas e extensas do mundo, pertencente à Igreja Católica. São testemunho das aspirações artísticas e espirituais da Humanidade e da busca da beleza suprema que encontra a sua realização em Deus. A capela Sistina é um dos pontos que mais interesse suscita.

3. Louvre (Paris, França)

O Museu do Louvre é um museu universal criado em 1793. É o maior museu de arte do mundo e está localizado no Palácio do Louvre, em Paris. As suas coleções, entre as melhores do mundo, abrangem vários milhares de anos e um território que se estende da América até à Ásia. As coleções estão divididas em 8 departamentos e apresentam obras admiradas em todo o mundo, incluindo a Mona Lisa e a Vénus de Milo.

4. Teatro-Museo Dalí (Figueres, Espanha)

O Teatro-Museu Dalí é um museu dedicado a Salvador Dalí e localiza-se na sua cidade natal, Figueres, em Espanha. Inaugurado em 1974, foi concebido e desenhado pelo próprio artista, de modo a oferecer aos visitantes uma experiência real e atraí-los para seu mundo único e cativante.

5. The National Gallery (Londres, Reino Unido)

The National Gallery, em Londres, alberga uma das maiores coleções de pintura do mundo. Fundada em 1824, a sua coleção é composta por mais de 2300 pinturas, incluindo muitas obras famosas tais como The Arnolfini Portrait, de Van Eyck, The Rokeby Venus de Velázquez e Sunflowers de Van Gogh. Todas as principais tradições de pintura da Europa Ocidental estão aqui representadas.


O National Museum of Natural History é um museu de História Natural fundado em 1910, em Washington. A coleção do museu é composta por mais de 145 milhões de espécies de plantas, animais, fósseis, minerais, rochas, meteoritos e objetos culturais humanos. No museu trabalham cerca de 185 profissionais especialistas em história natural, sendo o maior grupo de cientistas dedicado ao estudo natural e cultural do mundo.

7. Uffizi Gallery (Florença, Itália)

Este museu é um dos mais famosos do mundo, pelas suas coleções de esculturas e pinturas. Situa-se em Florença num edifício renascentista em forma de U, que foi criado para sediar magistrados e escritórios judiciários. Daí a origem do seu nome, Uffizi, que em italiano significa escritórios. As coleções de pintura incluem obras de arte de autores tais como Giotto, Botticelli, Leonardo Da Vinci, Raffaello, Michelangelo e Caravaggio. Igualmente interessante é a incrível coleção de estátuas e bustos da antiguidade da família Medici.

8. Museu Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)

Neste museu, localizado em Lisboa, poderá conhecer a coleção do filantropo e colecionador de arte Calouste Sarkis Gulbenkian (1869-1955). A relação de afeição que desenvolvia com o objeto e os critérios de qualidade pelos quais se regia são percetíveis na frase “only the best is good enough for me”. Nesta coleção estão incluídos objetos de vários períodos e áreas. Estão expostas peças de arte egípcia, arte greco-romana, arte islâmica e do extremo oriente, de variadas áreas, tais como, numismática, pintura e artes decorativas europeias.

9. The State Hermitage Museum (S. Petersburgo, Rússia)

O Hermitage Museum é um dos maiores e mais prestigiados museus do mundo. A maior parte da sua coleção está alojada do Palácio de Inverno, que foi residência oficial dos czares Romanov. Com mais de 3 milhões de obras de arte, a sua coleção inclui pinturas, obras gráficas, esculturas, artefatos arqueológicos e objetos de numismática. Pode conhecer obras de vários períodos tais como antiguidades egípcias, formas de arte pré-histórica, obras de arte de origem europeia e, obviamente, russa.

10. Rijksmuseum (Amsterdão, Holanda)

Através de uma visita ao Rijksmuseum, que se situa em Amsterdão, faz-se uma viagem através da história da arte holandesa, desde a Idade Média até ao século XX. A história dos Países Baixos é apresentada num contexto internacional e de forma cronológica, podendo-se experienciar a beleza e a passagem do tempo.

11. The Solomon R. Guggenheim Museum (Nova Iorque, EUA)

O Guggenheim Museum de Nova Iorque, um ícone arquitetónico do século XX, é um museu de arte dedicado à arte desse século e além. É ao mesmo tempo um centro cultural, uma instituição educacional e o coração de uma rede internacional de museus.
A coleção online, com mais de 1.700 obras de arte de mais de 625 artistas, apresenta obras de arte selecionadas da coleção permanente de Guggenheim. Além dos destaques do Museu Solomon R. Guggenheim estão incluídas obras da Coleção Peggy Guggenheim, Veneza e do Museu Guggenheim Bilbao. 


Além destas sugestões de museus, pode fazer visitas virtuais e explorar mais de 500 museus e galerias de arte de todo o mundo através do Google Arts & Culture.

Fonte:
Viagens & Miúdos; "Museus virtuais gratuitos : 11 museus para ver com os miúdos em casa" (Em linha) (Consult. 10.02.2021) Disponível em https://www.viagensemiudos.pt/museus-virtuais-gratuitos/

Sem comentários:

Enviar um comentário