«As bibliotecas são como aeroportos. São lugares de viagem. Entramos numa biblioteca como quem está a ponto de partir . E nada é pequeno quando tem uma biblioteca».
As bibliotecas de Valter Hugo Mãe – Jornal de Letras nº 1112, maio de 2013
Agrupamento de Escolas Pioneiros da Aviação Portuguesa -
Biblioteca Escolar da Escola Secundária da Amadora.
Páginas
- Página inicial
-
Como pesquisar na Net:
estratégias de pesquisa -
Avaliar a
Informação -
As Referências
Bibliográficas -
Organização dos
Trabalhos Escritos -
Apresenta
ção oral -
Internet +
Segura -
REDA -
Recursos Educativos
Digitais Abertos - Ferramentas digitais
-
Ebooks e
Audiolivros -
Apps para
a Educação -
Aprender
Digital -
Preparação para
exames escolares -
Serviços
em linha - Roda de nomes e Roleta
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021
Encontro virtual com o fotógrafo Jorge Bacelar
O encontro, que se insere na dinamização da 5.ª edição de Fragmentos de Mira | Guardiões de Memórias, é uma iniciativa da Biblioteca Escolar, em colaboração com as Edições Centro Atlântico, o Clube do Palavreado, a coordenação da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e a professora Fátima Bica.
O fotógrafo, vencedor no concurso "Travel Photographer of the Year 2020", na categoria “People’s Choice”, autor do álbum "Ruralidades", irá interagir com os presentes falando da sua obra e do seu percurso singular.
Data: 3 de março (quarta-feira)
Hora: 15H00
Plataforma: Zoom
Inscrições: AQUI
Até dia 5 de março, estará disponível para compra a obra “Ruralidades”, que poderá ser adquirida com 20% de desconto, mediante encomenda >>
terça-feira, 23 de fevereiro de 2021
Ficar em casa também é divertido | Ebook
Título: Ficar em casa também é divertido : atividades e jogos para crianças
© UNICEF | Março 2020
Tradução: UNICEF Portugal
Original: UNICEF Guatemala / UNICEF México / Secretaría de Salud-México (2020). ¡Quedarmos en casa también es divertido! Actividades y juegos para niños y niñas.
N.º páginas: 13 p, il.
É tempo de ficar em casa!
Por este motivo, a UNICEF dá algumas sugestões de jogos e atividades que podem ser realizadas em casa com as crianças e jovens.
Clique na imagem para aceder ao documento.
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021
Há novidades na Biblioteca!
Divulgamos os novos documentos que fazem parte do acervo da biblioteca.
A listagem do fundo documental que em seguida se apresenta é constituída por recursos adquiridos com verba do PNL ou resultante do lucro obtido na feira do livro em dezembro de 2019.
A listagem, que se segue, apresenta recursos oferecidos e de apoio ao currículo que deram entrada na biblioteca no último trimestre de 2020.
sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021
Global Money Week 2021
O Plano Nacional de Formação Financeira, parceiro da RBE, associa-se, mais uma vez, à Global Money Week, que este ano decorre entre 22 e 28 de março.
"Take care of yourself, take care of your Money" (Cuida de ti, cuida do teu dinheiro) é o tema de 2021, associando a literacia financeira à resiliência e ao cuidado consigo próprio/a, tão importante nos tempos que vivemos.
As Bibliotecas Escolares são desafiadas a participar nesta iniciativa, através da dinamização de ações de educação e sensibilização financeira junto do/as aluno/as. Recursos e sugestões, com exemplos concretos, podem ser encontrados no site da Global Money Week.
As iniciativas a realizar serão divulgadas no portal Todos Contam através do preenchimento de um formulário disponível até ao dia 10 de março.
As atividades nele descritas serão comunicadas à OCDE que, enquanto coordenadora mundial, fará um levantamento das iniciativas desenvolvidas em todos os países participantes.
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021
Guia para uma internet segura | Ebook
No âmbito do Mês Europeu da Cibersegurança, o Centro Internet Segura, em parceria com a Revista Fórum Estudante, lança o eBook – Guia para uma Internet Segura que visa facultar algumas dicas e alertar para manter uma relação saudável e produtiva com as tecnologias. Este recurso é dirigido aos jovens e a todo e qualquer cidadão. Contém informações úteis sobre várias temáticas:
- Como foi crescer com a tecnologia?,
- Dicas para uma Internet Segura,
- Que ameaças existem online?,
- Passas demasiado tempo online?,
- Encontra ajuda com a Linha Internet Segura.
Clica na imagem para aceder ao ebook.
quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021
Correntes d' Escritas 2021 | Evento online
Está a chegar a 22ª edição do Correntes d'Escritas. Nos dias 26 e 27 de fevereiro, o Encontro de Escritores de Expressão Ibérica promovido pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim regressa num formato online, devidamente adaptado às provações dos tempos de confinamento.
Nos dois dias do Correntes d’Escritas irão realizar-se mesas online e conversas a dois entre autores, com a participação confirmada de uma grande panóplia de escritores de renome e de várias geografias da língua portuguesa e espanhola, dos quais se destaca Afonso Cruz, Alex Gozblau, Álvaro Laborinho Lúcio, Catarina Sobral, Gonçalo M. Tavares, Hélia Correia, Josep Maria Espirol, Juan Gabriel Vasquez, Lídia Jorge, Manuel Rui, Ondjaki, Onésimo Teotónio Almeida, Pepetela, Rui Zink, Simone Paulino, Valter Hugo Mãe, Maria Flor Pedroso, João Gobern e Carlos Vaz Marques.
Os temas das mesas terão por base afirmações de Luis Sepúlveda e citações retiradas das suas obras de referência. O escritor chileno está, deste modo, em plano central da 22.ª edição, sendo homenageado em todas as vertentes do Correntes.
Consulte o Dossiê de Apresentação do 22º Correntes d’Escritas e fique a par de todas as iniciativas presentes no seu programa
>>
Fonte:
Publicada por
Biblioteca e Centro de Recursos da Escola Secundária da Amadora
à(s)
08:14
Sem comentários:
Etiquetas:
Divulgação,
Entrevista,
Escritores/Ilustradores,
Literatura,
Streaming,
Sugestões
terça-feira, 16 de fevereiro de 2021
Promover o multilinguismo para inclusão na educação e na sociedade | Webinar
No âmbito da celebração do Dia Internacional da Língua Materna (dia 21 de fevereiro) as Nações Unidas promovem um webinar subordinado ao tema "Promover o multilinguismo para inclusão na educação e na sociedade" que irá decorrer online, na próxima sexta feira, dia 19 de fevereiro, às
10H00.
O webinar abordará dois temas:
- Repensar políticas e práticas inclusivas no ensino e aprendizagem em contextos multilíngues.
- Melhorar a inclusão por meio do multilinguismo, incluindo a linguagem de sinais, na educação e cuidados na primeira infância (ECCE), a base para a aprendizagem.
Inscrição >>
Mais informações >>
segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021
Flores para Nassima
Lembram-se de Nassima al-Sada, um dos casos eleitos pela Amnistia Internacional para a Maratona de Cartas deste ano?
Recordam-se que esta jovem saudita encontra-se presa por defender o direito das mulheres a saírem à rua sem guardião?
Sabem que ela se encontra a cumprir uma pena há mais de dois anos e que foi colocada durante o último ano em regime de solitária, sem receber visitas dos seus três filhos e restantes familiares?
A Amnistia Internacional (A.I.) propõe que lhe sejam enviadas palavras de esperança e de apoio, no Dia Internacional da Mulher, e como ela é uma apaixonada por jardinagem e pela natureza, envia também flores…
Deixe a sua mensagem para a Nassima! Das flores trata a A.I.
Participe até dia 8 de março.
domingo, 14 de fevereiro de 2021
Podcast | Histórias de amor
Celebramos este dia dedicado à amizade e ao amor ouvindo o ator brasileiro António Fagundes e mergulhe, tal como ele pelas grandes histórias de amor da literatura.
Livros citados neste episódio do podcast "Clube de Leitura":
Romeu e Julieta, de William Shakespeare;
Amor nos Tempos de Cólera e Cem Anos de Solidão, de Gabriel Garcia Márquez;
A Cidadela, de A. J. Cronin;
Gabriela, Cravo e Canela e Dona Flor e Seus Dois Maridos, de Jorge Amado.
sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021
quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021
Museus virtuais gratuitos
Fotografia: Mona Lisa no Museu do Louvre
Selecionámos 11 museus virtuais gratuitos para ver com os miúdos sem sair de casa! São museus emblemáticos de todo o mundo, que podem descobrir através de visitas virtuais. Uma forma de “viajar” dentro de casa, ocupando o tempo com os miúdos de forma lúdica e educativa.
1. The British Museum (Londres, Inglaterra)
O The British Museum, fundado em 1753, foi o primeiro museu nacional público do mundo. Possui uma das maiores e mais famosas coleções de antiguidades que existem. Aqui pode descobrir dois milhões de anos de história e cultura humanas. A sua coleção é composta por cerca de oito milhões de objetos e inclui objetos mundialmente famosos como a Pedra de Roseta, as esculturas de Parthenon e múmias Egípcias.
2. Musei Vaticani (Cidade do Vaticano, Itália)
Os Museus do Vaticano são dos museus mais importantes do mundo. Vários edifícios diferentes, que estão interligados, reúnem uma das coleções mais fantásticas e extensas do mundo, pertencente à Igreja Católica. São testemunho das aspirações artísticas e espirituais da Humanidade e da busca da beleza suprema que encontra a sua realização em Deus. A capela Sistina é um dos pontos que mais interesse suscita.
3. Louvre (Paris, França)
O Museu do Louvre é um museu universal criado em 1793. É o maior museu de arte do mundo e está localizado no Palácio do Louvre, em Paris. As suas coleções, entre as melhores do mundo, abrangem vários milhares de anos e um território que se estende da América até à Ásia. As coleções estão divididas em 8 departamentos e apresentam obras admiradas em todo o mundo, incluindo a Mona Lisa e a Vénus de Milo.
4. Teatro-Museo Dalí (Figueres, Espanha)
O Teatro-Museu Dalí é um museu dedicado a Salvador Dalí e localiza-se na sua cidade natal, Figueres, em Espanha. Inaugurado em 1974, foi concebido e desenhado pelo próprio artista, de modo a oferecer aos visitantes uma experiência real e atraí-los para seu mundo único e cativante.
5. The National Gallery (Londres, Reino Unido)
The National Gallery, em Londres, alberga uma das maiores coleções de pintura do mundo. Fundada em 1824, a sua coleção é composta por mais de 2300 pinturas, incluindo muitas obras famosas tais como The Arnolfini Portrait, de Van Eyck, The Rokeby Venus de Velázquez e Sunflowers de Van Gogh. Todas as principais tradições de pintura da Europa Ocidental estão aqui representadas.
6. National Museum of Natural History (Washington, EUA)
O National Museum of Natural History é um museu de História Natural fundado em 1910, em Washington. A coleção do museu é composta por mais de 145 milhões de espécies de plantas, animais, fósseis, minerais, rochas, meteoritos e objetos culturais humanos.
No museu trabalham cerca de 185 profissionais especialistas em história natural, sendo o maior grupo de cientistas dedicado ao estudo natural e cultural do mundo.
7. Uffizi Gallery (Florença, Itália)
Este museu é um dos mais famosos do mundo, pelas suas coleções de esculturas e pinturas. Situa-se em Florença num edifício renascentista em forma de U, que foi criado para sediar magistrados e escritórios judiciários. Daí a origem do seu nome, Uffizi, que em italiano significa escritórios. As coleções de pintura incluem obras de arte de autores tais como Giotto, Botticelli, Leonardo Da Vinci, Raffaello, Michelangelo e Caravaggio. Igualmente interessante é a incrível coleção de estátuas e bustos da antiguidade da família Medici.
8. Museu Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)
Neste museu, localizado em Lisboa, poderá conhecer a coleção do filantropo e colecionador de arte Calouste Sarkis Gulbenkian (1869-1955). A relação de afeição que desenvolvia com o objeto e os critérios de qualidade pelos quais se regia são percetíveis na frase “only the best is good enough for me”. Nesta coleção estão incluídos objetos de vários períodos e áreas. Estão expostas peças de arte egípcia, arte greco-romana, arte islâmica e do extremo oriente, de variadas áreas, tais como, numismática, pintura e artes decorativas europeias.
9. The State Hermitage Museum (S. Petersburgo, Rússia)
O Hermitage Museum é um dos maiores e mais prestigiados museus do mundo. A maior parte da sua coleção está alojada do Palácio de Inverno, que foi residência oficial dos czares Romanov. Com mais de 3 milhões de obras de arte, a sua coleção inclui pinturas, obras gráficas, esculturas, artefatos arqueológicos e objetos de numismática. Pode conhecer obras de vários períodos tais como antiguidades egípcias, formas de arte pré-histórica, obras de arte de origem europeia e, obviamente, russa.
10. Rijksmuseum (Amsterdão, Holanda)
Através de uma visita ao Rijksmuseum, que se situa em Amsterdão, faz-se uma viagem através da história da arte holandesa, desde a Idade Média até ao século XX. A história dos Países Baixos é apresentada num contexto internacional e de forma cronológica, podendo-se experienciar a beleza e a passagem do tempo.
11. The Solomon R. Guggenheim Museum (Nova Iorque, EUA)
O Guggenheim Museum de Nova Iorque, um ícone arquitetónico do século XX, é um museu de arte dedicado à arte desse século e além. É ao mesmo tempo um centro cultural, uma instituição educacional e o coração de uma rede internacional de museus.
A coleção online, com mais de 1.700 obras de arte de mais de 625 artistas, apresenta obras de arte selecionadas da coleção permanente de Guggenheim. Além dos destaques do Museu Solomon R. Guggenheim estão incluídas obras da Coleção Peggy Guggenheim, Veneza e do Museu Guggenheim Bilbao.
Além destas sugestões de museus, pode fazer visitas virtuais e explorar mais de 500 museus e galerias de arte de todo o mundo através do Google Arts & Culture.
Fonte:
Viagens & Miúdos; "Museus virtuais gratuitos : 11 museus para ver com os miúdos em casa" (Em linha) (Consult. 10.02.2021) Disponível em https://www.viagensemiudos.pt/museus-virtuais-gratuitos/
quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021
#CrescerEmConversas | Recurso pedagógico
#CrescerEmConversas é um jogo desenvolvido por Semear Valores, que o disponibiliza gratuitamente, que consiste numa lista de 100 tópicos para uma boa conversa entre família ou amigos. E, melhor que tudo, SEM WIFI!
Como se joga?
Podes cortar cada frase, ou pergunta, e juntar todas num frasco ou numa caixa, decorados a teu gosto. Cada pessoa tira um papel e
responde de acordo com o que lhe calhou. Se alguém quiser partilhar também a sua ideia, é muito bem vindo! Depois, volta a colocar o papel
e dá a vez a outro. Se fores muito paciente, podes plastificar os papéis para que durem mais!
Se não quiseres cortar, podes usar a numeração. Cada pessoa diz, à sorte, um número de 1 até 100 e responde ao que lhe calhou.
O que importa é que aproveitem o momento para conversarem sobre temas que, provavelmente, não fazem parte do vosso dia-a-dia. Terão oportunidade de ficar a conhecer-se melhor e de crescer, conversando!
Lembra-te que as coisas mais importantes da vida são simples e não custam dinheiro.
E divirtam-se!
#CrescerEmCasa | Recurso pedagógico
A Semear Valores, na sua missão de promover o bem-estar e a cidadania junto de crianças e jovens, com base em modelos de Educação Positiva produziu um novo recurso pedagógico que está disponível no site de forma gratuita.
Trata-se de um jogo de tabuleiro, que pode ser jogado em família, e que se chama #CrescerEmCasa. Porque será? Porque estamos todos a crescer em casa! (não, não é a crescer para os lados!).
Podem fazer download do PDF, imprimir, montar, jogar e desfrutar.
terça-feira, 9 de fevereiro de 2021
Referências : manual de combate ao discurso de ódio online através da Educação para os Direitos Humanos | Ebook
Título: Referências : manual de combate ao discurso de ódio online através da Educação para os Direitos Humanos
Autor: Ellie Keen, Mara Georgescu
Edição: ed. revista, 2016
Colectiv. responsáveis: Conselho da Europa; Fundação Calouste Gulbenkian
N.º pág.: 211 p.
Este Manual constitui-se como um recurso relevante para a ação pedagógica no âmbito do combate ao discurso de ódio e à promoção dos Direitos Humanos.
O Manual, concebido para a ação com jovens entre os 13 e os 18 anos, inclui atividades que podem ser adaptadas a outros públicos e ser usado na escola, bem como em contextos de educação não formal.
O Manual foi criado pelo Conselho da Europa para apoiar a Campanha “Movimento Contra o Discurso de Ódio – Jovens pelos Direitos Humanos Online”. A versão portuguesa, editada pela Fundação Calouste Gulbenkian, inclui informação recente sobre a referida Campanha, assim como sobre o “Guia dos Direitos Humanos para os Utilizadores da Internet”, do Conselho da Europa.
Direção-Geral da Educação
Para aceder ao manual clique na imagem.
segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021
9 de Fevereiro
Dia Internacional da Internet Segura | Evento online
Título: Gosto, logo existo : redes sociais, jornalismo e um estranho vírus chamado fake news
Autores: Isabel Meira, Bernardo P. Carvalho (il.)
Editora: Planeta Tangerina
Data da publicação: Novembro 2020
Sinopse da editora
Provavelmente, para ti, não há um antes e um depois da internet.
Quando nasceste já estava tudo ligado e nem te parece possível que o mundo funcione de outra forma. No entanto, a internet mudou — e ainda está a mudar — muita coisa no mundo, incluindo o jornalismo.
Através da internet, apareceram gigantes invisíveis como a Google e o Facebook. Não são empresas de jornalismo, mas transformaram a nossa forma de aceder à informação.
Nas redes sociais, as notícias parecem supersónicas e as visualizações, os likes e as partilhas podem chegar aos milhões. O problema é que os rumores, os boatos e as mentiras também.
Habituámo-nos a receber a informação e a desinformação que nos chega através de algoritmos secretos, a ter rotinas em mundos virtuais, a comunicar com abreviaturas e emojis. Vivemos numa enorme bolha de likes e partilhas.
Mas será que conhecemos bem as regras do jogo?
Qual o impacto de tudo isto na nossa relação com o mundo e nas decisões que tomamos?
Este livro acredita que é importante fazer perguntas e que as respostas não estão todas no Google.
Para todos os leitores (a partir dos 12 anos).
No dia 9 de fevereiro, dia Internacional da Internet, poderá falar com a autora e o ilustrador do livro:
Apresentação: Sara Pereira (ICS - UMINHO)
Moderação: Aida Alves (BLCS)
Com Isabel Meira e Bernardo P. Carvalho (il.)
Evento de Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva e Planeta Tangerina
Dia: 09 / Fevereiro / 2021
Hora: 18:00H
Online: zoom
Com transmissão em direto no facebook Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva e Planeta Tangerina.
sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021
#EstudoEmCasa | Horários atualizados
Os alunos portugueses vão voltar ao regime de ensino à distância (E@D) a partir de 8 de fevereiro e o #EstudoEmCasa da RTP pode ser um complemento à aprendizagem. Este, já em curso desde o início do ano letivo, na RTP Memória, site RTP Play e app Estudo em Casa.
Consulte os horários atualizados, que inclui as aulas na televisão para os alunos do Ensino Básico e as plataformas digitais para os alunos do Ensino Secundário.
Assiste às aulas >>
E@D
Contributos para a implementação do Ensino à Distância nas escolas
O roteiro “Contributos para a implementação do Ensino a Distância nas Escolas” constitui-se como uma ferramenta de apoio às escolas na implementação do Ensino a Distância a partir de 8 de fevereiro de 2021.
Complementarmente a este roteiro serão publicados recursos de apoio, como por exemplo, planificações semanais de trabalho, quer para alunos, quer para docentes.
quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021
Cartaz Prevenção da violência no namoro | Concurso
Inserido na campanha de prevenção da violência no namoro o Sindicato de Professores da Grande Lisboa (SPGL) promove um concurso que consiste na conceção de um cartaz alusivo ao tema para ser divulgado na página do SPGL e nas redes sociais.
Os trabalhos, dirigidos aos alunos do Ensino Secundário e Superior, deverão ser entregues em formato jpg ou pdf e enviados por e-mail para spgldir@spgl.pt até ao dia 10 de fevereiro de 2021.
Para mais informações consulte o Regulamento.
Efeméride | Almeida Garrett
Almeida Garrett nasceu no Porto em 4 de Fevereiro de 1799 com o nome João Baptista da Silva Leitão e faleceu em Lisboa no dia 9 de dezembro de 1854.
Foi um escritor e dramaturgo romântico, orador, par do reino, ministro e secretário de estado honorário.
Grande impulsionador do Teatro em Portugal, uma das maiores figuras do Romantismo, foi ele quem propôs a edificação do Teatro Nacional de D. Maria II e a criação do Conservatório de Arte Dramática.
Mais informações >>
E@D I Dicas
Com o retorno às aulas à distância a Biblioteca@Esa apresenta algumas regras que os estudantes devem tomar em consideração:
quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021
PNL2027 | Ideias de leitura
Sugestões para o mês de Fevereiro de 2021
Escolha um desafio, leia e partilhe a capa do livro aqui, no mural digital do Plano Nacional de Leitura (PNL2027).
PNL2027 | Ideias de escrita
Sugestões para o mês de Fevereiro de 2021
Escolha um desafio, escreva um texto e partilhe-o aqui, no mural digital do Plano Nacional de Leitura (PNL 2027).
terça-feira, 2 de fevereiro de 2021
O teatro também se lê
Margarida Marinho, Cartas Portuguesas, de Soror Mariana Alcoforado
Para aceder à leitura, clique na imagem.
"Numa altura em que as encenações estão elas próprias condicionadas pelas regras de segurança pós-Covid 19, a RTP Palco decidiu recuperar o espírito destas leituras dramatizadas, onde o enfoque está na força que essa leitura pode ter através da interpretação de cada ator e na relação do ator com a câmara, independentemente das condicionantes de realização dessa peça.
A RTP convidou assim um conjunto extraordinário de atores para darem corpo a grandes textos teatrais ora escolhidos pela RTP, ora propostos pelos próprios atores.
Tudo isto resulta em interpretações únicas e bastante pessoais. José Raposo, Margarida Marinho, Pedro Giestas, Leonor Seixas e Guilherme Gomes, são os primeiros atores a participarem nesta primeira edição do Teatro também se lê."
RTP Palco
Para aceder à leitura, clique na imagem.
segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021
Dia Mundial da Leitura em Voz Alta
Para assinalar o Dia Mundial da Leitura em Voz Alta, Diana Teixeira de Carvalho apresenta um excerto do livro "Ensaio Sobre a Cegueira", de José Saramago.
Dia Mundial da Leitura em Voz Alta | Espetáculo Absurdez
Vídeo do espetáculo Absurdez com os depoimentos prévios do Secretário de Estado da Educação Doutor João Costa, da Comissária do Plano Nacional de Leitura 2027 Dra. Teresa Calçada, da Diretora do Agrupamento de Escolas da Venda do Pinheiro Dra. Filipa Carvalho e da Atriz da Andante Associação Artística Cristina Paiva.
Subscrever:
Mensagens (Atom)