Num estudo de 2019, a partir da análise de dados do PISA sobre leitura, os investigadores John Jerrim e Gemma Moss concluíram haver uma relação consistente entre as maiores pontuações obtidas e a leitura frequente de livros de ficção narrativa. O mesmo não se aplica, porém, à leitura de revistas, banda desenhada, livros de não-ficção, ou jornais. Há, por conseguinte, um salutar efeito de ficção que não pode ser descurado, tornando-se premente incentivar os jovens à leitura deste tipo de texto.
(In: MAGALHÃES, Violante F.; "O efeito de ficção na leitura juvenil"; in Iniciativa Educativa, em 27.02.2020. Disponível em https://www.iniciativaeducacao.org/pt/ed-on/ed-on-artigos/o-efeito-de-ficcao-na-leitura-juvenil
Fonte:
JERRIM, J., e MOSS, G., «The link between fiction and teenagers’ reading skills: International evidence from the OECD PISA study», British Educational Research Journal, vol. 45, nº 1, Fevereiro 2019, pp. 181-200.
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