sexta-feira, 22 de junho de 2018

Prisma : revista trimestral de Filosofia, Ciência e Arte (Porto, 1936-1941) em linha na Hemeroteca Digital



A Hemeroteca Municipal de Lisboa disponibiliza em formato digital os doze números de "Prisma : revista trimestral de Filosofia, Ciência e Arte".

Esta revista foi publicada no Porto, entre julho de 1936 e abril de 1941, com uma periodicidade irregular. Tendo como diretor Aarão de Lacerda e como editor literário Alexandre Coelho, a revista pretendia ser, nas palavras do primeiro, uma “nova tentativa de lançar no nosso escasso meio literário uma revista de cultura".

O seu nome era pleno de sentido face ao projeto que almejava: “«Prisma» é outra palavra rica de sentido: por meio do prisma se faz na Óptica a análise e a síntese da luz; do sentido físico a levamos a um sentido psicológico, translato – no «Prisma» se procurará fazer também a análise das ideias e das formas, contribuindo, entre nós, para o estudo da sintomatologia do nosso tempo.”

Com um naipe de colaboradores extenso e transversal, os importantes conteúdos desta revista estão integralmente disponíveis na Hemeroteca Digital.

Para aceder aos números desta revista clique na imagem, em complemento, leia a ficha histórica deste título, da autoria de Alda Anastácio >>.

Sem comentários:

Enviar um comentário