domingo, 10 de junho de 2018

Dia Mundial do Ambiente e Dia Mundial dos Oceanos



A primeira semana de junho contou com duas celebrações que prestam tributo ao Ambiente, em geral e aos Oceanos, em particular.

Assim, no dia 5 de junho celebrou-se o Dia Mundial do Ambiente, data instituída na 1.ª Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente, realizada em Estocolmo, em 1972 e no dia 8 de junho contou-se com a celebração do Dia Mundial dos Oceanos, que teve origem na Conferência da ONU sobre Ambiente e Desenvolvimento, realizada na cidade brasileira do Rio de Janeiro em 1992 (Rio 92). Em 2008, as Nações Unidas decidiram que o dia 8 de junho passaria a ser designado como o Dia Mundial dos Oceanos, tornando-se a data oficial.

Este ano ambas as celebrações foram subordinados ao tema “Combate a poluição causada pelo plástico” e que teve como base uma mensagem simples do Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres: “Rejeite o plástico descartável. Recuse o que não pode reutilizar. Juntos podemos traçar o caminho para um mundo mais limpo e verde”.

Segundo dados da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), por ano, na Europa são produzidos cerca de 58 milhões de toneladas de plásticos. Portugal está acima da média europeia, contribuindo com quase 370 toneladas, o que corresponde a uma média de 31 kg por pessoa. Por minuto são utilizados cerca de 1 milhão de sacos de plástico leves no mundo e usados por 25 minutos. No lixo misturam-se com o resto dos resíduos e acabam nos aterros ou no ambiente, onde permanecem por mais de 300 anos.

Aos oceanos chegam 13 milhões de toneladas de resíduos de plástico entre garrafas, embalagens, palhinhas, correias de plástico e materiais de pesca. Sensivelmente 2/3 deste lixo tem origem terrestre, principalmente de descargas industriais, aterros e lixeiras perto da costa, de sistemas de saneamento que não filtram os microplásticos e de lixo abandonado em praias e zonas costeiras e 1/3 provém de perdas no mar, cargas de navios ou material de pesca caído ou deitado ao mar.

Em terra e no mar asfixiam e são ingeridos pelos animais, reduzindo a biodiversidade e entrando na nossa cadeia alimentar.

Para mais informações consulte a infografia “Por um oceano limpo”, de Célia Rodrigues e José Alves publicada no jornal Público.








Fonte:

Jornal de Mafra, “Dia Mundial do Ambiente”, 05.06.2018 (Em linha) (Consult. 08.06.2018) Disponível em https://jornaldemafra.pt/2018/06/05/5-de-junho-dia-mundial-do-ambiente/

Governo dos Açores: “7.ª edição da Semana dos Resíduos dos Açores”, (Em linha) (Consult. 08.06.2018) Disponível em http://www.azores.gov.pt/Gra/srrn-residuos/conteudos/livres/7%C2%AA+Edi%C3%A7%C3%A3o+da+Semana+dos+Res%C3%ADduos+dos+A%C3%A7ores.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário