segunda-feira, 9 de abril de 2018

Livro do Mês - Abril de 2018

Com o objetivo de assinalar o centenário da Batalha de La Lys (9 de abril de 1918) a equipa da biblioteca escolar propõe como leitura o livro  de Raul de Carvalho intitulado “Quando Raul foi a guerra”.

Esta obra, em forma de diário, testemunha a experiência de um médico analista português, Raul de Carvalho, que participou na Primeira Guerra Mundial.

“Meticuloso por natureza, acaba por fornecer, nos cadernos que escreve, detalhes importantes. Neles relata quase tudo. As suas experiências pessoais, as saudades da família, as pequenas intrigas e desavenças entre em oficiais, onde e como estavam instalados, o que comiam, o preço das coisas, as impressões sobre as mulheres inglesas e francesas o que era censurado nas cartas, etc. A partir do momento em que vai para Calais, passa a incluir também recortes de jornais franceses e portugueses sobre a participação lusa na guerra e referências aos efeitos dos bombardeamentos e aos alertas nocturnos.» 
Margarida Magalhães Ramalho in Prefácio



Fica aqui uma pequena nota sobre o autor:

Raul de Carvalho nasceu a 17 de Outubro de 1888, em Lisboa e veio a falecer nesta mesma cidade, em 1980. 
Médico pela Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa doutorou-se em 1913. Não quis fazer prática clínica e especializou-se em análises clínicas, tendo desenvolvido trabalhos de investigação na área da microbiologia. Em 1923 doutorou-se em Farmácia pela Faculdade de Farmácia de Lisboa, tendo sido o primeiro doutorado.  Mobilizado em campanha, no CEP em França, como oficial médico analista (1916-1918), dirigiu o Laboratório de Análises Clínicas e Químicas do Hospital Militar H.B.2 da Base do CEP em Ambleteuse (França). Em resultado da sua participação no CEP, foi louvado na ordem de serviço em campanha e recebeu a Medalha comemorativa da Vitória. 
Após a I Guerra Mundial dedicou-se aos serviços laboratoriais, no âmbito da Bacteriologia, do combate a epidemias e na defesa da Saúde Pública e da Higiene. Possuía ainda um laboratório particular de análises clínicas, na Rua das Amoreiras.
Fonte:Memória da Universidade (Em linha) (Consult. 09.04.2018) Disponível em http://memoria.ul.pt/index.php/Carvalho,_Raul_de

Sem comentários:

Enviar um comentário