terça-feira, 23 de maio de 2017

Festas de Lisboa 2017



As Festas de Lisboa arrancam no próximo dia 1 de junho e no ano em que Lisboa é Capital Ibero-americana da Cultura, a programação das Festas de Lisboa, hoje anunciada, propõe uma viagem entre os três continentes, a partir de Lisboa com destino a África e à América Latina. "Atentos à diversidade do universo latino-americano e das diásporas que residem em Lisboa, apresentamos uma programação multidisciplinar e democrática, que potencia as novas centralidades de Lisboa", explica a EGEAC no seu programa.

De entre a vasta programação destacamos, os seguintes espetáculos com entrada livre:

o Concerto de Aranjuez, no dia 3, às 22h00, no Terreiro do Paço.

Fado no Castelo, nos dias 8, 9 e 10, no Castelo de S. Jorge, às 22H00 (levantamento do bilhete, no dia do espetáculo na bilheteira do Castelo de S. Jorge e no Museu do Fado, a partir das 20H00):

➢ no dia 8 de junho, o espetáculo "Fado es Volver" junta o fado de Ana Sofia Varela com o flamenco trazido pela harmónica do espanhol Antonio Serrano, e mais uma série de músicos de ambos os lados da fronteira;

➢ no dia 9 de junho, "Um Choro de Fado" junta o fadista Marco Rodrigues com o seu trio habitual de músicos e um trio de chorinho liderado pelo bandolineiro brasileiro Edu Miranda;

➢ no dia 10 de junho, o espetáculo "El Gordo Triste" provoca os diálogos entre o fado de Ricardo Ribeiro e o tango do argentino de Daniel Schvetz.

• O ciclo "Soy Loco por Ti, America", que se realiza nos dias 15 a 18 de junho no Jardim do Palácio Pimenta - Museu de Lisboa, inspira-se na canção popularizada por Caetano Veloso (de autoria de Gilberto Gil e José Carlos Capinam) em 1968 e é um exercício de tropicalismo em pleno ano de 2017: aqui se juntam a música e a literatura, de vários países e com vários sotaques. O programa é extenso, mas destacamos:

➢ no dia 15 de junho, o concerto da cantora peruana Susana Baca; 

➢ no dia 16 de junho, o concerto da cubana Yilian Canizares; 

➢ no dia 17 de junho, o concerto da argentina Adriana Varela; 

➢ no dia 18 de junho, o concerto do brasileiro Chico César. 

• O encerramento das Festas de Lisboa, a 1 de julho, para o qual a EGEAC convida toda a cidade para um baile à beira rio, no Terreiro do Paço, com as atuações de dois grupos históricos: os cubanos Los Van Van e os franceses Gipsy Kings.

• Consulte toda a programação>>

Sem comentários:

Enviar um comentário