segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Día de los muertos

No México, o dia de los muertos é uma celebração de origem indígena, que honra os defuntos no dia 2 de novembro. Começa no dia 31 de outubro e coincide com as tradições católicas do Dia dos Fiéis Defuntos (no dia 2 de novembro) e do Dia de Todos os Santos (no dia 1 de novembro). Esta celebração é extensiva a outros países da América Central e a algumas regiões dos EUA, onde a população mexicana é mais significativa.

A UNESCO declarou, em 2003, a comemoração mexicana do “Día de los Muertos” como Património Imaterial da Humanidade.

Aqui deixamos uma curta metragem alusiva a esta celebração.


Banda sonora para o Halloween

Quem disse que as bruxas não sabem cantar?

Cantar talvez não saibam, mas ouvir boa música não rejeitam.

Clica na imagem e irás encontrar alguns temas que o bruxedo “curte”...

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Hoje é Dia da Biblioteca Escolar em Portugal

Em 2016, a Rede de Biblioteca Escolares estabelece o dia 24 de outubro como o Dia da Biblioteca Escolar em Portugal.

A BE/CRE da ESA assinala este dia com uma iniciativa de carácter lúdico que se prolongará até ao próximo dia 31 de outubro e, assim festeja, em simultâneo, o Dia das Bruxas ou Halloween.

Aqui fica o texto que permite concretizar a atividade “trick or treat” (“gostosuras ou travessuras”, em português).


sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Dia Europeu das Estatísticas



20 de outubro foi o dia escolhido para assinalar o Dia Europeu das Estatísticas.

Por iniciativa do European Statistical Advisory Committee, e com o apoio do Sistema Estatístico Europeu e do Sistema Europeu de Bancos Centrais, foi celebrado em 2016, pela primeira vez o Dia Europeu das Estatísticas.

O Dia foi assinalado com uma conferência em Budapeste onde Portugal esteve representado, nomeadamente através da Pordata que assinalou o dia, entre nós, com várias iniciativas:

• Publicação do Retrato Portugal na Europa - Edição 2016.

• Atribuição do Prémio Pordata Inovação - Edição 2016.

• Divulgação de um e-book, elaborado em parceria com a Agência Lusa, com números vários que refletem Portugal em 1986 e na atualidade.

Também o INE levou a efeito uma sessão comemorativa, subordinada ao tema: "As Estatísticas Portuguesas: Ontem e Hoje", com este programa.

Caso pretenda testar os seus conhecimentos no âmbito da literacia estatística faça o teste aqui >>

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

27º Festival Internacional de Banda Desenhada



A Amadora irá receber a 27ª edição do Amadora BD entre 21 de outubro e 6 de novembro.

Durante quinze dias poderá visitar múltiplas exposições, da qual se destaca a exposição central subordinada ao tema “O Espaço e o tempo na Banda Desenhada”, a Feira do Livro onde as editoras dedicadas ao mundo da BD e da ilustração terão à venda as mais recentes novidades, bem como participar em workshops, apresentações e lançamentos.

Para mais informações consulte a programação>>

A Biblioteca E@sa associa-se a este evento com uma mostra bibliográfica constituída por novos livros de banda desenhada.

Aqui fica algumas imagens desta mostra:



Consulte a lista completa dos livros agora expostos e disponíveis para empréstimo:

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Concurso TotoCDU



Tendo em consideração o tema deste ano do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares foi lançado na BE/CRE da ESA um concurso de descoberta e/ ou descodificação da biblioteca. Entre 17 e 31 de outubro, individualmente ou em equipa vem participar nesta iniciativa.

Contamos contigo!

Dia Mundial da Alimentação 2016



O Dia Mundial da Alimentação de 2016, que ontem se comemorou,  foi dedicado ao tema “O clima está a mudar: a alimentação e a agricultura também”

A FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) pretende enfatizar que com as alterações climáticas, o desafio de alimentar uma crescente população aumenta, já que se prevê que o número de habitantes do planeta ultrapasse os 9,6 biliões de pessoas em 2050. Desta forma é urgente a investigação de variedades de alimentos que suportem as variações de temperatura, as secas prolongadas ou a precipitação excessiva e outras intempéries relacionadas com condições meteorológicas adversas, consequências associadas às mudanças climáticas; a promoção do cultivo de forma sustentável; o desenvolvimento de redes articuladas de armazenamento e de distribuição, assim como a redução do desperdício de alimentos, porque se o clima muda a agricultura e a alimentação têm, forçosamente, de modificar.  

O vídeo promocional da FAO sobre a temática deste ano foca estes aspetos, bem como o contributo de cada um de nós (reduzindo, por exemplo, o desperdício, ou modificando a dieta alimentar) para que se alcance a meta global Fome Zero.



A biblioteca preparou uma ementa literária que permita à Comunidade Escolar deleitar-se com alimento para a mente dando mote à expressão: “Se o pão alimenta o corpo, a leitura alimenta a alma”.


sexta-feira, 14 de outubro de 2016

"A vegetariana", de Hang Kang



Em período de atribuição de prémios literários recordamos que a editora Dom Quixote acabou de publicar a obra vencedora do Man Booker International Prize 2016. Trata-se de “A vegetariana”, da escritora sul-coreana Hang Kang, com tradução de Maria do Carmo Figueira, feita a partir da versão inglesa (clique na imagem e acede à sinopse do livro).

Na lista de candidatos selecionados a este galardão constava:

• O angolano José Eduardo Agualusa com “A teoria geral do esquecimento”, traduzido para inglês por Daniel Hahn e também publicado por Dom Quixote;

• O turco Orhan Pamuk com “A strangeness in my mind”, traduzido por Ekin Oklap. Publicado por Presença com o título "Uma estranheza em mim";

• A italiana Elena Ferrante com “The story of the lost child”, traduzido por Ann Goldstein. Publicado por Relógio d' Água com o título "A história da menina perdida";

• O chinês Yan Lianke com “The four books”, traduzido por Carlos Rojas;

• O austríaco Robert Seethaler, com “A whole life”, traduzido por Charlotte Collins.

A partir deste ano este galardão passa a ser atribuído anualmente e a seleção do vencedor tem por base apenas uma obra.

Aguardamos com curiosidade os próximos selecionados.

Bob Dylan é vencedor do Prémio Nobel da Literatura 2016

A Academia Sueca homenageou ontem o músico Bob Dylan (pseudónimo de Robert Allen Zimmerman) atribuindo-lhe o Prémio Nobel da Literatura por "ter criado novas expressões poéticas na grande tradição da canção americana".

Parabéns ao cantor, compositor e poeta.

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Concurso "Contar o Holocausto"



O concurso "Contar o Holocausto" é promovido pela DGE e pela Memoshoá – Associação Memória e Ensino do Holocausto e destina-se aos alunos do 3º CEB e do Ensino Secundário, os quais podem concorrer com trabalhos de diferentes géneros literários.

As inscrições para este concurso encontram-se abertas até dia 30 de novembro, sendo a data limite de envio dos trabalhos o dia 28 de abril de 2017.

Com esta iniciativa pretende-se que o estudo do Holocausto se constitua como momento privilegiado para educar para a paz, contra o preconceito, valorizando a diversidade que caracteriza a humanidade.

Consulte o regulamento>>

Prémio literário Correntes d' Escritas


O festival Correntes d´Escritas tem, em 2017, a sua 18.ª edição, que vai realizar-se entre 21 e 25 de fevereiro, na Póvoa de Varzim.

De entre os prémios literários associados a esta iniciativa destacamos o Prémio Literário Correntes d' Escritas/ Papelaria Locus, que irá distinguir este ano, com mil euros, o melhor poema inédito, escrito por jovens com idades compreendidas entre os 15 e 18 anos, de países de expressão portuguesa. Cada participante poderá apresentar no máximo dois trabalhos escritos sob pseudónimo até 15 de dezembro de 2016.

Consulte os regulamentos dos concursos literários>>

5ª edição do Concurso "Um conto que contas"



O concurso "Um conto que contas" é da responsabilidade de uma Comissão organizadora em colaboração com a Delegação Regional do Sul e Ilhas da Sociedade Portuguesa de Matemática e com o apoio da Universidade de Évora, do Centro de Investigação em Matemática e com o apoio da Associação de Matemática Interativa e Lúdica - AMIL e da Delta Cafés.

Este concurso é aberto à participação de todos os jovens que frequentam escolas públicas e privadas, desde o 1º ao 12º ano de escolaridade e consiste na escrita e ilustração de um conto que envolva conteúdos matemáticos. Tem como principais objetivos fomentar hábitos de leitura e de escrita nos alunos , assim como promover a articulação entre diversas áreas do saber, desenvolver a capacidade de expressão e comunicação, estimular a imaginação.

Saiba mais sobre o concurso>>

7ª edição do Concurso "Linka-te aos outros"



O concurso «Linka-te aos Outros» lançou a sua 7ª edição. A iniciativa destina-se aos alunos do 7.º ao 12.º anos e consiste na apresentação de propostas para resolução de problemas locais que os próprios detectem, através do voluntariado.

Até 6 de janeiro de 2017, os estudantes interessados em participar devem enviar os formulários de candidatura para a Fundação Assistência Médica Internacional (AMI), promotora da iniciativa. Caberá à organização humanitária selecionar os projetos «mais consistentes» (no máximo cinco) e financiar «90 por cento dos mesmos, até um total de 2000 euros».

Através deste concurso, a AMI espera «alterar realidades socialmente injustas e, simultaneamente, formar os jovens, no sentido de os alertar para a possibilidade que cada um tem de melhorar a comunidade que o rodeia».

Os resultados desta edição serão conhecidos dia 1 de fevereiro do próximo ano.


5ª edição do Concurso "7 dias, 7 dicas sobre os media"



Decorre até ao dia 17 de março de 2017 a 5ª edição do concurso «7 dias, 7 dicas sobre os media», uma iniciativa promovida pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) em parceria com a Direção-Geral da Educação (DGE), a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), a Comissão Nacional da Unesco (CNU), a Fundação PT e a Presidência do Conselho de Ministros.

Este concurso convida à produção de dicas sobre os media, em suporte digital, com o objetivo de fomentar na comunidade educativa, particularmente nos alunos, o uso crítico e criativo dos media, uma utilização mais segura da Internet e o respeito pelos direitos de autor. 

Este ano, o concurso admite duas tipologias de trabalho: a tipologia 7 Dicas e a tipologia Narrativa. Só têm que abordar, com criatividade uma destas temáticas:

 Uso dos media na sala de aula e na biblioteca;
 Segurança online;
 Dados pessoais e reputação online;
 Liberdade de expressão;
 Plágio e direitos de autor;
 Inclusão e cidadania digitais;
 Dependência online.

Para mais informações consulte o Regulamento>>

terça-feira, 4 de outubro de 2016

Novo Ano a Ler+ com... Novos Livros!

No regresso às aulas a biblioteca inicia a sua atividade e, simultaneamente, a comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares com uma mostra de novidades bibliográficas.

As novas aquisições serão exibidas ao longo do mês de acordo com os temas e/ou áreas de estudo abordados.

Assim, entre 3 e 13 de outubro encontra-se exposto, na biblioteca escolar, um conjunto de 55 livros de literatura de autores portugueses, lusófonos e estrangeiros.

O fundo documental agora disponibilizado foi adquirido com o lucro das feiras do livro realizadas no ano letivo passado, com verba da escola e resultante de doações de professores e de alunos.

Aqui fica algumas imagens desta mostra:



Consulte a lista completa dos livros agora expostos e disponíveis para empréstimo:

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Livro do Mês - Outubro 2016

No âmbito do Mês Internacional da Biblioteca Escolar elegeu-se como livro do mês a obra de Umberto Eco, intitulada “O nome da rosa”, livro recomendado pelo PNL como sugestão de leitura para o Ensino Secundário.



A obra, permite múltiplas abordagens, das quais se salienta a homenagem prestada aos livros e às bibliotecas como lugares de construção de saber, que contribuem para ”aprender a descodificar o mundo”, (lema escolhido pelo IASL - International Association of School Librarianship - para a comemoração deste ano).

A biblioteca deste clássico de Eco encontra-se no piso superior de uma grande abadia medieval, sob a forma de um labirinto de 56 divisões, cada uma associada a uma letra que, por sua vez, corresponde a uma região geográfica. Esta complexa biblioteca é, como se pode ler “uma coisa viva, um receptáculo de forças não domáveis por uma mente humana, tesouro de segredos emanados de muitas mentes, e sobrevividos à morte daqueles que os produziram, ou os tinham utilizado”.

Deverá o acesso a este lugar tão misterioso quanto perigoso ser facultado ao homem comum?

Fica aqui uma pequena nota sobre o autor:


Umberto Eco nasceu em Alessandria (Itália) em 1932 e faleceu este ano, no dia 19 de fevereiro. Licenciou-se em 1956 na Universidade de Turim com uma tese sobre estética medieval.

Foi professor de semiótica na Universidade de Bolonha e conhecido ensaísta, tendo na obra O nome da rosa, a sua primeira incursão no domínio do romance.

Na biblioteca existe outros títulos publicados, que poderá consultar aqui