A jornalista Patrícia Carvalho esteve na ESA, no dia 27 de janeiro, a convite do Grupo de Recrutamento de História e do Clube Europeu, para partilhar com os alunos de três turmas de 12º ano (12º 9, 12º 10 e 12º 11) alguns dos momentos marcantes da investigação que levou a cabo sobre os portugueses que estiveram detidos nos campos de concentração nazis, durante a IIª Guerra Mundial e durante a qual consultou arquivos e bases de dados, visitou campos de concentração e entrevistou familiares de algumas vítimas.
A sessão foi antecedida por uma sessão de autógrafos e iniciou-se com uma breve introdução a cargo da professora Helena Pinheiro que relembrou que foi precisamente no dia 27 de janeiro de 1945, a libertação do campo de concentração de Auschwitz-Birkenau pelas tropas soviéticas e que a ONU através da resolução 60/ 7 de 1 de dezembro de 2005 instituiu o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto designado ao dia 27 de janeiro, para que as gerações futuras não repetissem os erros do passado, segundo o mote “evocar para não esquecer”.
Em seguida a aluna Ana Rita Vaz Nunes, do 12º 11, fez uma pequena apresentação biográfica da jornalista Patrícia Carvalho, na qual destacou a sua formação académica e o seu percurso profissional.
Patrícia Carvalho tomou a palavra e cativou a plateia ao falar sobre os cinquenta portugueses nascidos em Portugal, que encontravam-se imigrados na França e Bélgica ocupadas pelas forças alemãs, foram detidos e enviados para os diferentes campos de concentração, se não com o beneplácito do Estado Português, pelo menos com a indiferença do governo de Salazar.
Por fim procedeu-se a um momento de perguntas e respostas muito participado pelos alunos.
Agradecemos à Drª. Patrícia Carvalho a sua simpatia e disponibilidade em aceder ao nosso convite e ainda à Livraria Letras com História pelo apoio dado à biblioteca escolar na realização da feira de livro do autor.
Aqui fica um pequeno slideshow desta iniciativa:
Sem comentários:
Enviar um comentário