terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Concurso Sardinhas 2016



Está aberta a 6ª edição do concurso que anualmente escolhe as sardinhas das Festas de Lisboa.

O concurso lançado pela EGEAC pretende selecionar as cinco melhores e mais criativas sardinhas para que sejam “a imagem da campanha de comunicação das Festas de Lisboa” de 2016.

As propostas poderão ser apresentadas das mais variadas formas, conforme o estipulado no regulamento e deverão ser enviadas através do site das Festas de Lisboa, até às 18 horas, do dia 16 de março.

Cada um dos autores das 5 sardinhas vencedoras receberá 2000 euros (líquidos).

Os resultados do concurso serão anunciados até dia 31 de maio.

FONTE: Imagem retirada do site Espalha Factos (Em linha) (Consult. 22-02-2016). 
Disponível em https://espalhafactos.com/2015/06/06/lisboa-vs-porto-festas-lisboa-vs-sao-joao-do-porto/

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Umberto Eco (1932-2016)



Faleceu no dia 19 de fevereiro de 2016, em Milão, aos 84 anos, o escritor e filósofo italiano Umberto Eco. Figura ímpar da cultura europeia da segunda metade do século XX e do século XXI, escreveu vários ensaios sobre semiótica, estética medieval, linguística e filosofia, contudo foi com a publicação do romance histórico “O nome da Rosa”, que ganhou maior popularidade.

Se a melhor homenagem que se pode fazer a um escritor é a leitura da sua obra venha à biblioteca e requisite um dos seguintes livros da sua autoria:

"(O) Cemitério de Praga"; 5ª ed.; Lisboa: Gradiva, 2011; 559 p.
Cota: 821.IT-31 ECO CEM

“Como se faz uma tese em ciências humanas"; 2ª ed.; Lisboa: Presença, imp. 1982; 231 p. (Biblioteca de Textos universitários, 41)
Cota: 378 ECO COM

“(A) Definição da arte”; Lisboa: Edições 70, imp. 1981; 281, [5] p. (Arte e Comunicação, 13)
Cota: 7.01 ECO DEF

“Dizer quase a mesma coisa sobre a tradução”; Algés: Difel, 2005; 407, [4] p. (Documento e Ensaio).
Cota: 81’255 ECO DIZ

“História do feio”; Algés: Difel, 2007; 454 p.
Cota: 111.85 HIS FEI

“(A) Misteriosa chama da rainha Loana: romance ilustrado” ; Algés: Difel, 2005; 421, [2] p.
Existem 2 exemplares
Cota: 821.IT-31 ECO MIS

“(O) Nome da rosa”; 11ª ed.; Lisboa: Difel, cop. 1980; 493, [7] p.
Cota: 821.IT-311.6 ECO NOM

“(O) Nome da rosa”; Porto: Público Comunicação Social, imp. 2002; 472, [6] p.;(Colecção Mil Folhas, 1).
Existem 2 exemplares
Cota: 821.IT-311.6 ECO NOM

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Concurso de fotografia:
O olhar das crianças sobre os seus direitos



"No âmbito da Campanha de Prevenção dos Maus Tratos na Infância e Juventude, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Amadora, em colaboração com a Câmara Municipal da Amadora, promove um concurso de fotografia, subordinado ao tema “O olhar das crianças sobre os seus direitos”.

Dirigido a todas as crianças e jovens que residam e/ou estudem no concelho da Amadora, este concurso pretende consciencializar as crianças para os seus direitos e os direitos dos outros, sensibilizar a comunidade para o valor da infância e para a importância de uma educação atenta, cuidada e responsável, fomentar a participação e criatividade das crianças e jovens em torno dos Direitos da Criança, bem como divulgar o Mẽs da Prevenção dos Maus Tratos na Infância e Juventude, que se comemora em abril.

As fotos a concurso devem ser originais e inéditas e entregues até ao próximo dia 31 de março

As melhores fotografias serão premiadas segundo as categorias de Jardim de Infância, 1.º Ciclo, 2.º Ciclo, 3.º Ciclo e Secundário e os prémios entregues no próximo dia 8 de abril."

Para mais informações consulte o Regulamento >>

FONTE:
Texto retirado do site da Câmara Municipal da Amadora. Disponível em http://www.cm-amadora.pt/noticias-solidaria/1920-ate-31-de-marco-o-olhar-das-criancas-sobre-os-seus-direitos-concurso-de-fotografia

7ª edição do Concurso Nacional Kit do Mar



O Concurso Nacional Kit do Mar é promovido pela EMEPC - Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental -, que pelo 7º ano consecutivo lança à comunidade escolar o desafio de trabalhar o Oceano e de participar nesta iniciativa.

O concurso tem como destinatários alunos do Pré-Escolar ao Ensino Secundário e visa premiar os melhores trabalhos desenvolvidos ao longo do ano letivo 2015/2016 sobre a temática do Oceano.

Este ano, os trabalhos deverão respeitar um dos seguintes motes:

- “Portugal É Mar”,

- “Lixo Marinho”,

- “Leva Portugal ao Mundo”.

O concurso divide-se em cinco categorias correspondentes a cada ciclo de ensino (Pré-Escolar, 1º CEB, 2º CEB, 3º CEB e Ensino Secundário). Para concorrer, basta enviar até 15 de abril de 2016, um vídeo de 5 minutos que demonstre o trabalho realizado pelos alunos ao longo do ano.

Para mais informações consultem o regulamento ou dirijam-se à Biblioteca Escolar.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

A Física está de parabéns: confirma-se a Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein!

Recentemente os cientistas do LIGO (Laser Interferometer-Wave Observatory) detetaram diretamente as ondas gravitacionais previstas teoricamente por Albert Einstein há 100 anos, mas que até agora não tinham sido confirmadas pela observação.

Aceda ao artigo do jornal Público, clicando na imagem.



Clique na imagem que se segue e aceda a um artigo do jornal Observador e oiça, na área central do artigo, a gravação que o LIGO fez do som produzido pela colisão de dois buracos negros.


terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

domingo, 14 de fevereiro de 2016

UnLove, um jogo para aprender a gerir a violência no namoro



A propósito do Dia dos Namorados e da iniciativa que este ano se promoveu contra a violência no namoro a Biblioteca dá a conhecer o jogo UnLove (Desamor).

O UnLove é um jogo online gratuito, onde através de avatars os utilizadores podem “vivenciar e aprender a gerir situações de conflito, abuso ou violência física e psicológica entre os elementos do casal”, com o objetivo de levar os jovens a compreender a importância de “viverem relações íntimas equilibradas e relacionamentos interpessoais saudáveis” e ajudar a prevenir e a sensibilizar para a violência no namoro.

O UnLove permite ao utilizador escolher se quer jogar enquanto parte de uma relação hetero ou homossexual e personificar a personagem que vai assumir durante o jogo, no qual poderá experimentar e testemunhar diferentes situações de violência no namoro.

O jogo, ainda em fase de protótipo, foi desenvolvido por estudantes do curso de Novas Tecnologias da Comunicação da Universidade de Aveiro e assume-se como uma ferramenta de educação e promoção para a saúde e de apoio à intervenção social e educativa na área da prevenção e sensibilização para a violência no namoro.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Balões do Amor



Para celebrar o Dia dos Namorados a BE/CRE associa-se ao Projeto PES (Promoção e Educação para a Saúde) e convida os alunos a escolher um balão e a redigir nos dias 11 e 12 de Fevereiro uma mensagem contra a violência no namoro.

Com estes balões pretendemos criar um estendal “contra a violência no namoro”, que permanecerá na biblioteca até 16 de fevereiro.

Após esta data os balões que tenham a identificação do destinatário serão entregues pelos nossos experientes cupidos.

Vê o vídeo da campanha contra a violência no namoro “Quem te ama, não te agride!” e inspira-te.



Mais informações sobre a violência no namoro >>

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Encontro com a jornalista Patrícia Carvalho

A jornalista Patrícia Carvalho esteve na ESA, no dia 27 de janeiro, a convite do Grupo de Recrutamento de História e do Clube Europeu, para partilhar com os alunos de três turmas de 12º ano (12º 9, 12º 10 e 12º 11) alguns dos momentos marcantes da investigação que levou a cabo sobre os portugueses que estiveram detidos nos campos de concentração nazis, durante a IIª Guerra Mundial e durante a qual consultou arquivos e bases de dados, visitou campos de concentração e entrevistou familiares de algumas vítimas.

A sessão foi antecedida por uma sessão de autógrafos e iniciou-se com uma breve introdução a cargo da professora Helena Pinheiro que relembrou que foi precisamente no dia 27 de janeiro de 1945, a libertação do campo de concentração de Auschwitz-Birkenau pelas tropas soviéticas e que a ONU através da resolução 60/ 7 de 1 de dezembro de 2005 instituiu o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto designado ao dia 27 de janeiro, para que as gerações futuras não repetissem os erros do passado, segundo o mote “evocar para não esquecer”.

Em seguida a aluna Ana Rita Vaz Nunes, do 12º 11, fez uma pequena apresentação biográfica da jornalista Patrícia Carvalho, na qual destacou a sua formação académica e o seu percurso profissional.

Patrícia Carvalho tomou a palavra e cativou a plateia ao falar sobre os cinquenta portugueses nascidos em Portugal, que encontravam-se imigrados na França e Bélgica ocupadas pelas forças alemãs, foram detidos e enviados para os diferentes campos de concentração, se não com o beneplácito do Estado Português, pelo menos com a indiferença do governo de Salazar.

Por fim procedeu-se a um momento de perguntas e respostas muito participado pelos alunos.

Agradecemos à Drª. Patrícia Carvalho a sua simpatia e disponibilidade em aceder ao nosso convite e ainda à Livraria Letras com História pelo apoio dado à biblioteca escolar na realização da feira de livro do autor.

Aqui fica um pequeno slideshow desta iniciativa:

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Mostra do fundo documental alusivo ao tema
“A sátira e o humor na literatura e no cinema”
- Convite

A equipa educativa da biblioteca escolar convida a Comunidade Escolar a requisitar durante a breve pausa do Carnaval os recursos da coleção, dos quais destacamos os que se encontram expostos.

Aqui fica o nosso convite sob a forma de cartaz que também encontra na BE/CRE...



... e algumas fotos da mostra documental.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Mostra de fundo documental temática
"A sátira e o humor na literatura e no cinema"
- catálogo bibliográfico



Com a aproximação do Carnaval a biblioteca escolar organizou uma mostra de fundo documental alusiva ao tema “ A sátira e o humor na literatura e no cinema”, que pode ser visitada na BE/CRE da ESA, até 12 de fevereiro de 2016.

A iniciativa pretende dar continuidade à realização de mostras documentais que visam dar a conhecer a coleção e respetivos recursos, revelando alguma documentação relacionada com a sátira, a crítica social, o humor e a comédia.

Nesse sentido, estão expostos dois tipos de recursos - DVD e livros. Os últimos abrangem vários géneros literários - poesia, peças de teatro, romances, crónicas, ensaios - escritos por autores nacionais, estrangeiros e clássicos da Antiguidade.

A mostra é acompanhada pelo respetivo catálogo bibliográfico que seguidamente se apresenta:

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Livro do Mês - Fevereiro 2016

Em fevereiro, mês de celebração do Carnaval e do Dia dos Namorados, a equipa da biblioteca escolar propõe como leitura o livro de Héctor Abad Faciolince, intitulado “Receitas de Amor para Mulheres Tristes”.

O título do livro pode induzir em erro, porque não se trata apenas de um livro de "receitas" (embora as tenha e seja possível experimentá-las) destinadas a servir de paliativo a mulheres solitárias, amarguradas, mal-amadas, como também não consiste na utilização da culinária e do prazer de comer como forma de adoçar a vida e minorar a tristeza, seja ela crónica ou passageira. Trata, sim, de encarar o quotidiano com coragem e com humor, porque nada é melhor que o riso como antídoto contra as agruras da vida.


Fica aqui uma pequena nota sobre o autor:

Héctor Abad Faciolince nasceu em Medellin, na Colômbia, em 1958. Acumula uma formação de jornalista com a de estudioso de Línguas e Literaturas Modernas. Traduziu Lampedusa e Umberto Eco, entre outros, e publicou a sua primeira obra em 1991 (Malos pensamentos, um livro de contos). Em 1996 obteve o prémio Beca Nacional de Novela para Fragmentos de amor furtivo e o seu nome tem vindo a tornar-se conhecido, também deste lado do oceano.

Traduzidos para português podemos encontrar os seguintes títulos:

Receitas de Amor para Mulheres Tristes - no original Tratado de culinaria para mujeres tristes, 1996

Fragmentos de amor furtivo - no original Fragmentos de amor furtivo, 1998

Os dias de Davanzati - no original Basura, 2000

Somos o esquecimento que seremos - no original El Olvido que seremos, 2005.