segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Livro do Mês - Outubro de 2015

No âmbito do Mês Internacional da Biblioteca Escolar elegeu-se como livro do mês a obra de Antonio G. Iturbe, intitulada “A bibliotecária de Auschwitz”, livro recomendado pelo PNL como sugestão de leitura para o Ensino Secundário.

O livro relata a história de um professor judeu, Fredy Hirsch, que criou uma escola secreta no Bloco 31, do campo de extermínio de Auschwitz e de Edita (Dita) Adlerova, a jovem judia checa, que administrou a biblioteca desse bloco, constituída por 8 livros impressos e meia dúzia de livros vivos, ou seja, narrados oralmente por prisioneiros que praticamente decoraram as obras.

Neste local onde os livros eram proibidos Dita assegurou o empréstimo, o restauro, o transporte dos livros debaixo do vestido e o encargo de esconde-los todas as noites num lugar diferente e, simultaneamente, a esperança e o conhecimento.

Apresenta-se em seguida o livro selecionado:

Para aguçar o interesse aqui fica o booktrailer deste livro:



Sobre o autor:




Antonio G. Iturbe nasceu em 1967, em Saragoça e dedica-se há vinte anos ao jornalismo cultural. Foi coordenador do suplemento televisivo de "El Periódico", redator da revista de cinema "Fantastic Magazine" e trabalha há dezassete anos na revista "Qué Leer", de que é atualmente diretor. Colaborou, entre outros orgãos de comunicação social, nas secções de livros dos programas de rádio de “Protagonistas” Ona Catalana, ICat FM e a Cope, e em suplementos culturais de jornais como "La Vanguardia" ou "Avui".



Publicou dois romances e é autor de uma série de livros infantis.

FONTE: Editora Planeta Disponível em http://www.planeta.pt/autor/antonio-g-iturbe

Sem comentários:

Enviar um comentário