sexta-feira, 13 de junho de 2014

Como seria a vida sem … os media?



Na Sociedade de Informação ou do Conhecimento em que atualmente se vive qualquer cidadão tem ao seu dispor um conjunto de meios de informação e de comunicação, desde os mais tradicionais até aos de última geração tecnológica que, tornando-se omnipresentes na sociedade, permite a cada um de nós aceder à palavra, à imagem e à voz no espaço público. Esta liberdade de expressão tem que ser assumida com responsabilidade e respeito pelos outros, assim como ser encarada como um desafio à qualidade da vida pública e na sociedade global, sendo premente desenvolver-se um olhar crítico sobre o papel que estes meios ocupam na construção de opiniões, de crenças e do próprio quotidiano.

Daí que no dia 3 de maio, data em que, por iniciativa da ONU, se evoca a liberdade de imprensa e de expressão - DIA MUNDIAL DA LIBERDADE DE IMPRENSA – desenvolva-se no nosso País a operação “Sete dias com os media, que visa promover o espírito crítico e a criatividade relativamente aos meios de comunicação.

Com este intuito a Biblioteca Escolar promoveu em articulação com três professoras das disciplinas de francês (professora Ana Marmeleira) e de inglês (professoras Fátima Raposo e Isabel Gaioso) uma atividade de reflexão que partiu da seguinte premissa:

Será que conseguimos, hoje, imaginar a vida sem telemóvel, televisão ou computador? Uma vida onde não dispuséssemos de internet? Uma vida sem livros, jornais, revistas ou cinema? Uma vida onde não existisse consola de jogos, mp3, mp4, tablets, you tube, facebook ou outros dispositivos e redes de comunicação recentes? Como seria essa vida? Que sentido teria? Que sentimentos provocaria?

Como seria a vida sem os media?

Os alunos das turmas 10º 5, 10º 6, 10º 7, 10º 10 e 11º 14 aceitaram o repto e, embora divulgado com atraso, aqui fica uma pequena seleção das frases apresentadas, a qual só foi possível graças à colaboração da professora Rosa Fajardo:


Sem comentários:

Enviar um comentário