Testamento de D. Afonso II, de 27 de Junho de 1214
A língua mais falada no hemisfério sul e a sexta mais falada em todo o mundo completa, hoje, dia 27 de Junho, 800 anos. A celebração da Língua Portuguesa nesta data resulta de há precisamente 800 anos, no dia 27 de Junho de 1214, ser assinado em Coimbra o Testamento do rei D. Afonso II – considerado o mais antigo documento oficial escrito em português.
De acordo com o Instituto Camões a língua portuguesa é falada por 244 milhões de pessoas, é a sexta mais falada do mundo, a quinta mais usada na internet e a terceira mais utilizada nas redes sociais facebook e Twitter.
A comemoração foi aproveitada para ser apresentado o Manifesto 2014 – 800 anos da Língua Portuguesa, subscrito por mais de 50 personalidades da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa das quais se destaca governantes de Cabo Verde, Timor-Leste e Guiné-Bissau, o embaixador de Moçambique em Portugal, o Presidente do Instituto Internacional de Macau, o secretário-executivo da CPLP, políticos portugueses, músicos, escritores, professores e jornalistas dos países onde se fala português.
Sem comentários:
Enviar um comentário