O Diretor-Geral do Pingo Doce, Luís Araújo, anunciou no Museu do Brincar, em Vagos (Aveiro), a criação do maior prémio de literatura infantil em Portugal, no valor de 50.000€. Esta iniciativa que conta com a parceria da editora Alêtheia Editores será anual e consiste num concurso de âmbito nacional que procura estimular a emergência de novos talentos nas áreas da literatura e do design gráfico e ilustração, premiando obras originais, de autores sem livros publicados, que estimulem o gosto pela leitura das crianças portuguesas. O prémio tem assim como objetivo promover a leitura entre os mais jovens e estimular a criação de novas obras de literatura infantil.
Este desafio, que o Pingo Doce lança aos portugueses com mais de 16 anos e a residir em Portugal que sintam que têm um talento e que precisam de uma oportunidade, decorre em duas fases:
1ª Fase: Candidatura ao prémio texto - De 22 de fevereiro a 22 de abril. O vencedor será divulgado até 1 de junho de 2014 (Dia Mundial da Criança) e ganhará o prémio monetário de 25 000 euros.
2ª Fase: Candidatura ao prémio ilustração – De 2 de junho a 31 de julho.
Após o anúncio do texto vencedor, os candidatos ao prémio de ilustração deverão solicitá-lo através do email: premioliteraturainfantil@pingodoce.pt e candidatar-se enviando os seus trabalhos até 31 de julho. O vencedor nesta categoria será divulgado até ao dia 15 de setembro e ganhará o prémio monetário de 25 000 euros.
Os Júris do Prémio são compostos, na categoria de Texto, por Eduardo Sá, Isabel Stilwell e Isabel Zambujal, e, na categoria de Ilustração, por André Letria, Inês Moura Paes e Pedro Sousa Pereira. Ambos os Júris serão presididos pela Alêtheia Editores, na pessoa de Zita Seabra, e o Grupo Jerónimo Martins será representado por Sara Miranda.
A obra original, que compilará o texto e o trabalho de ilustração vencedores, será lançada em Novembro e estará disponível em cerca de 300 lojas Pingo Doce.
Para consultar o Regulamento clique aqui.
Para consultar o Regulamento clique aqui.
Todas as informações relativas ao Prémio encontram-se na página oficial.
Sem comentários:
Enviar um comentário