Assinalou-se ontem, dia 27 de janeiro, o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.
A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2005, para lembrar o dia da libertação dos prisioneiros do campo de extermínio de Auschwitz-Birkenau, no sul da Polónia, ocorrida em 27 de janeiro de 1945 e, simultaneamente, que o assassinato em massa (genocídio) de milhões de judeus e outros grupos considerados indesejados pelo regime nazi durante a IIª Guerra Mundial não seja esquecido pelas gerações futuras e que atos semelhantes nunca mais voltem a repetir-se.
O tema deste ano “ Resgaste durante o Holocausto: a coragem de se importar” presta homenagem àqueles que arriscaram a vida e a vida da sua família para salvar judeus e outros da morte quase certa sob o regime nazi.
Destes podemos destacar Aristides de Sousa Mendes, Irena Sendler, Oskar Schindler , Raoul Wallenberg , entre muitos outros anónimos, que só ficaram conhecidos por aqueles que beneficiaram dos seus atos corajosos, como refere o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, na sua mensagem.
Na Escola esta efeméride é assinalada com um conjunto de atividades que irão decorrer entre hoje, dia 28 e 31 de janeiro, promovidas pelos professores do departamento de História, pelo Clube Entre Culturas e com o apoio da BE/CRE.
Visita a exposição e a mostra documental que se encontram no Polivalente e assiste ao visionamento de filmes na BE/CRE, nos dias e horas que a seguir divulgamos:
Visita a exposição e a mostra documental que se encontram no Polivalente e assiste ao visionamento de filmes na BE/CRE, nos dias e horas que a seguir divulgamos:
PARTICIPA!
Sem comentários:
Enviar um comentário