sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Adeus "Madiba" - Nelson Mandela (1918-2013)


O dia 5 de dezembro de 2013 será recordado como o dia em que o líder da luta anti-apartheid faleceu e o mundo perdeu um homem extraordinário, capaz de ultrapassar 27 anos de prisão sem demonstrar mágoa ou rancor a quem o condenou ao cativeiro e que o arcebispo Desmond Tutu considerou  “o ícone mundial da reconciliação”.

Galardoado com o Prémio Nobel da Paz (1993), primeiro presidente negro na República da África do Sul (1994-98) não se agarrou, ao contrário de muitos líderes políticos mundiais, como lapa ao poder e escolheu deixar a presidência do País, no fim do primeiro mandato após ter garantido a transição pacífica do regime segregacionista (1948-1993) para a democracia.

Um homem para quem os direitos humanos não constituíram uma palavra vã, nem uma mera demagogia, que lutou para pôr fim a todos os tipos de discriminação, promovendo a igualdade entre os cidadãos e, por isso, um exemplo de humanidade, uma figura ímpar, que construiu um país a partir de um ideal tal como o imaginou.

Nelson Mandela faleceu aos 95 anos, na sua residência, vítima de uma infeção pulmonar, que várias vezes ocasionou a sua hospitalização.

Morreu Madiba … mas Perdure o seu Espírito!

Sobre o seu falecimento consulte:

·         Jornal “Público

·         Semanário “Expresso

·         O jornal “O Jogo

Saiba mais:

·         Projeto Digital Nelson Mandela

Livros autobiográficos:

·         Longa Caminhada até à Liberdade

·         Conversas que tive comigo


Filmes:

·         Invictus (2009)




·         Mandela: longo caminho para a liberdade (2013)


Sem comentários:

Enviar um comentário