domingo, 8 de dezembro de 2013

“A Gaiola Dourada” vence prémio europeu

Após o sucesso obtido em Portugal e em França, surge o reconhecimento do público europeu pelo filme de Ruben Aves “A Gaiola Dourada”, que ontem venceu na 26ª gala do Cinema Europeu, que decorreu em Berlim, na sede da Academia fundada em 1989 pelo realizador  alemão Wim Wenders e outros cineastas europeus, como alternativa aos Oscar de Hollywood,   o prémio de  preferência do público europeu.

O filme retrata um casal de portugueses (Maria e José Ribeiro) emigrados em França há mais de três décadas. Ela sempre trabalhou como porteira de um prédio num dos melhores bairros parisienses e ele na construção civil.

Todos gostam deles, quer pela simpatia e humildade, quer pela sua incansável boa vontade em ajudar quem precisa.

Quando recebem a notícia de uma herança em Portugal que lhes concretiza o velho sonho do regresso às raízes, tudo parece perfeito.

Porém, a verdade é que ninguém está muito interessado em perder a sua amizade e, subtilmente, uns e outros começam a organizar-se de maneira a fazê-los mudar de ideias…


Uma comédia de costumes que contou com a participação de Rita Blanco, Joaquim de Almeida, Chantal Lauby e Roland Giraud.




Mas a presença do cinema português não ficou por aqui. Entre os 15 nomeados na categoria de curta-metragem estava o filme português “As Ondas”, de Miguel Fonseca, mas o galardão foi para “Deado f a Shadow”, de Tom Van Avermaet.


O prémio de melhor filme do ano foi atribuído ao filme italiano “La Grande Belleza”, que foi ainda distinguido por o ator Toni Servillo ter obtido o prémio de melhor interpretação masculina.



Para conhecer a lista dos nomeados e dos premiados em todas as categorias clique aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário