O Dia Mundial do Ambiente é o dia mais conhecido no âmbito da ação ambiental e climática. Celebrado desde 1974, no dia 5 de junho, envolve governos, empresas, celebridades e cidadãos, que se juntam na concentração de esforços, no que diz respeito à problemática da questão ambiental.
A campanha do Dia Mundial do Ambiente deste ano centrou-se na restauração de terras, na desertificação e na resiliência à seca sob o lema “A nossa terra. Nosso futuro. Somos #Geração Restauração.”
Esta comemoração é muito importante, pois enfrentamos, já atualmente, crises como as alterações climáticas, a destruição da natureza e a perda de biodiversidade e, não menos importante, a poluição e o problema dos resíduos. Neste âmbito, a restauração da natureza é fundamental, como forma de permitir aumentar os meios de subsistência, reduzir a pobreza e aumentar a resiliência a condições climáticas extremas. Além disso, o restabelecimento da natureza também promove o aumento do armazenamento de carbono e retarda as alterações climáticas. Sabe-se que as ações de restauro da natureza de pelo menos 15% da terra têm a capacidade de evitar até 60% das extinções de espécies ameaçadas.
Sem comentários:
Enviar um comentário