terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

Fora da estante | A Água



A terra, reconhecida como planeta azul, graças à elevada quantidade de água existente na sua superfície, pode levar a crer que a água potável que contém é um recurso inesgotável. Porém, a água propícia para o consumo de cerca de 8 mil milhões de seres humanos é apenas na ordem de 2,5% a 3%. 

Estas percentagens de água doce seriam suficientes para abastecer a população mundial, contudo, a desigual distribuição deste recurso natural, abundante em alguns países, escasso em outros; o difícil acesso ao mesmo, pois parte da água doce concentra-se em glaciares e aquíferos; o impacto das alterações climáticas e do aquecimento global do planeta, que conduzem ao agravamento dos períodos de seca e desertificação, por um lado, e ao aumento do nível do mar, com a destruição de orlas costeiras e salinização dos solos e toalhas freáticas, por outro; bem como o uso, cada vez mais insustentável, nas atividades humanas, conduzem rapidamente ao stress hidríco, ou seja, as necessidades de consumo de água são superiores à quantidade de água disponível no território.

De acordo com a Associação Zero Portugal é o 41.º país do mundo com mais stress hídrico, sendo as regiões do Algarve e do Alentejo as mais atingidas, com cenários para o futuro preocupantes.

A iniciativa Fora da estante deste mês seleciona um conjunto de dez títulos que visam dar a conhecer este recurso natural, como o gerir e monitorizar, bem como salientar o papel geoestratégico que os recursos hídricos desempenham.

Sem comentários:

Enviar um comentário