segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Educação para os Media em prática | eBook

Título: Educação para os Media em prática
Autor: Armanda P. M. Matos (COORD.)
Publicação: Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2023
N.º pág.: 468p., il.

Sinopse

O livro "Educação para os Media em prática", preparado no âmbito do projeto COMEDIG – Competências de Literacia Digital e Mediática em Portugal, visa contribuir para a promoção da literacia digital e mediática entre crianças e jovens.

No contexto da crescente omnipresença dos media digitais, é essencial que crianças e jovens desenvolvam competências para usar e ler criticamente os media que têm à sua disposição, para se expressar e participar dos media e através dos media, bem como hábitos de questionamento contínuo e crítico de suas próprias práticas de media, como consumidores e produtores/comunicadores.

O livro combina uma componente teórica que sustenta as práticas de educação de media com um conjunto de atividades e recursos propostos, que abordam temas relevantes e atuais nesta área, explicando também a sua articulação com as diretrizes curriculares do ensino básico e secundário.

Dado o papel fundamental da escola neste campo, o livro foi projetado com, acima de tudo, professores do ensino básico e secundário em mente. No entanto, também pode ser útil para outros professores e profissionais que trabalham com crianças e jovens na escola e/ou em outros contextos de educação e formação.

Fonte:

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Apresentação dos livros da professora Raquel Oliveira | Convite



Iremos receber a professora da ESA, já aposentada, Raquel Oliveira, na apresentação do livro de poemas "Percurso de uma paixão" e o romance "Olhares", ambos publicados em 2023.

Serão efetuadas duas sessões, a decorrer no auditório da ESA (pavilhão BN2) em:

  • 1.ª - dia 27 de fevereiro, entre as 19H05-20H35;
  • 2.ª - dia 28 de fevereiro, entre as 11H40-13H10.

Docentes do Agrupamento, alunos da ESA, com ou sem acompanhamento dos professores de turma, são convidados a participar nesta apresentação.

OBS.: 
No caso de algum professor pretender que a turma participe nesta iniciativa, deverá informar a professora bibliotecária ou a professora Conceição Machado.

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

IA Generativa | Dicionário Tech


A Techopedia oferece um dicionário abrangente de termos relacionados com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

Quisemos saber a definição de IA generativa? Consulte o resultado >>


quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

Proibido Ler!


 #rbe50anos25abril e #50anos25abril



No âmbito da comemoração do 50.º aniversário da Revolução de 25 de Abril de 1974 a biblioteca da ESA dá continuidade à atividade: "A Biblioteca dos livros proibidos e censurados do Estado Novo".

Em Fevereiro destacamos o livro Cerromaior, de Manuel da Fonseca.

Para não deixar esquecer o papel da censura nos regimes ditatoriais/fascistas.




Título:
Cerromaior


Autor:
Manuel da Fonseca


Edição:
2.ª ed.


Publicação:
[Lisboa] :Círculo de Leitores, imp. 1980


N.º páginas:
208, [3] p.


terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

Fora da estante | A Água



A terra, reconhecida como planeta azul, graças à elevada quantidade de água existente na sua superfície, pode levar a crer que a água potável que contém é um recurso inesgotável. Porém, a água propícia para o consumo de cerca de 8 mil milhões de seres humanos é apenas na ordem de 2,5% a 3%. 

Estas percentagens de água doce seriam suficientes para abastecer a população mundial, contudo, a desigual distribuição deste recurso natural, abundante em alguns países, escasso em outros; o difícil acesso ao mesmo, pois parte da água doce concentra-se em glaciares e aquíferos; o impacto das alterações climáticas e do aquecimento global do planeta, que conduzem ao agravamento dos períodos de seca e desertificação, por um lado, e ao aumento do nível do mar, com a destruição de orlas costeiras e salinização dos solos e toalhas freáticas, por outro; bem como o uso, cada vez mais insustentável, nas atividades humanas, conduzem rapidamente ao stress hidríco, ou seja, as necessidades de consumo de água são superiores à quantidade de água disponível no território.

De acordo com a Associação Zero Portugal é o 41.º país do mundo com mais stress hídrico, sendo as regiões do Algarve e do Alentejo as mais atingidas, com cenários para o futuro preocupantes.

A iniciativa Fora da estante deste mês seleciona um conjunto de dez títulos que visam dar a conhecer este recurso natural, como o gerir e monitorizar, bem como salientar o papel geoestratégico que os recursos hídricos desempenham.

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

Livro do Mês - Fevereiro de 2024

A proposta de leitura deste mês está intimamente relacionada com a palestra que irá realizar-se no próximo dia 8 de Fevereiro.

Assim a biblioteca escolar elegeu como leitura o livro de Marina Palácio intitulado “O tratado do silêncio”.





Sobre a autora:

Nasceu em Lisboa em 1971. Poeta, naturalista (aprendiz) e amante de livros, lobos, pássaros, árvores, ventos e de silêncio. Ilustradora, autora de banda desenhada, realizadora de cinema de animação e artista-educadora das «Oficinas de Leitura e Criatividade - Educação pelo Livro, Arte e Natureza» (desde 2009). Criou a editora “O Lobo e o Vento”- edições para leituras poéticas, naturalistas/selvagens/silvestres e sensíveis!, para desenvolver os seus projectos literários e gráficos. Esta comunicação poética que estabelece ao longo dos anos com os seres vivos, que lhe permite descobrir histórias da fauna, flora e... (continua)

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024

Encontro com... Marina Palácio



No dia 8 de fevereiro, receberemos a visita da ilustradora, autora de banda desenhada e poeta Marina Palácio. Entre as 10H00 e as 15H45, os alunos das turmas de artes do 10.º, 11.º e 12.º anos, irão participar, no auditório da Escola Secundária da Amadora, nas sessões com a nossa convidada.

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

Clube de leitura com Cláudia Lucas Chéu


No próximo dia 8 de Fevereiro (quinta-feira), a Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos promove mais um Clube de Leitura de Ficção, desta vez, com Cláudia Lucas Chéu.

Esta iniciativa agendada para a primeira quinta-feira do mês, realiza-se às 18H30, no auditório Rogério Rodrigues.

Na primeira sessão o livro selecionado é "Natureza urbana", de Joana Bértholo. 

A participação é gratuita e destinada ao público em geral.

Aceita o convite e desafia-te a ler!

Cláudia Lucas Chéu (1978)

Poeta, dramaturga e argumentista. Frequentou o curso de Línguas e Literaturas Modernas (FCSH) e concluiu o curso de Formação de Atores (ESTC).

Tem publicados os textos para cena Poltrona – monólogo para uma mulherGlória ou como Penélope Morreu de TédioEuropa, Ich Liebe DichViolência – fetiche do homem bomCírculo OnanistaBank, Bank, You´re Dead, pelas edições Bicho-do-Mato/Teatro Nacional D. Maria II; A Cabeça Muda, pela Cama de Gato Edições; Veneno (Coleção Curtas da Nova Dramaturgia — Memória), Edições Guilhotina, 2015.

Em prosa poética, publicou o livro Nojo (2014), (não) edições. E em poesia, o livro Trespasse, Edições Guilhotina, 2014; Pornographia (poesia), Editora Labirinto, 2016. Em 2017, foi publicado o seu livro Ratazanas (poesia), pela Selo Demónio Negro, em S. Paulo (Brasil). Publicou, em 2018, o seu primeiro romance Aqueles Que Vão Morrer e posteriormente A mulher-bala e outros contos, Editora Labirinto; e Beber Pela Garrafa (poesia) e Confissão pela Companhia das Ilhas. Lecionou Escrita e Dramaturgia na Escola Superior de Educação de Lisboa. É professora da Universidade de Évora e da Escola Superior de Comunicação Social.


Em Fevereiro, na Bedeteca, também terá início um novo clube de leitura dedicado a novelas gráficas e direcionado a um público jovem-adulto. Cada sessão terá um dinamizador diferente tornando a experiência única para os seus participantes. 

A primeira sessão será conduzida por Elga Fontes, no próximo dia 17 de fevereiro, pelas 11H00.

Elga Fontes

Elga Fontes, tradutora e revisora de texto, com apenas 27 anos tem liderado o mundo dos bookfluencers nas redes sociais portuguesas.

A sua jornada com o Quem Me Lera, uma plataforma online desenvolvida em 2019, marca não só o seu amor por trocadilhos mas também a sua vontade de criar um espaço mais inclusivo e diverso para outros leitores em Portugal.