quinta-feira, 16 de novembro de 2023

Apresentação dos livros de Raquel Oliveira



Maria Raquel de Oliveira, antiga professora de educação física da Escola Secundária da Amadora, atualmente aposentada, irá à Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, no dia 21 de novembro (terça-feira), pelas 18h30, dar a conhecer dois dos seus livros recentemente publicados: “Olhares" e “Percursos de uma Paixão”, que serão apresentados pela professora Maria Filomena Martins e professora Cândida Matos, respetivamente. 

Esta iniciativa contará ainda com a atuação ao vivo do violinista internacional Daniel Bolito.

O evento de entrada livre, terá a participação de alunos de turmas do ensino noturno da Escola Secundária da Amadora, acompanhados pelos professores Ana Paula Rodrigues, Ana Cristina Silva e João Gonçalves.

Sinopse | “Olhares"

«"Olhares" relata a vida de três mulheres fortes, a Fi, que é professora e atriz, a Nôr, juíza, e a Bia, atriz, entrelaçada pela amizade e marcada por algumas tragédias.

Praticamente irmãs, a Fi e a Nôr são amigas desde a infância, entraram no mesmo ano na faculdade, onde, no primeiro dia, a Nôr conheceu o homem da sua vida, o João, com quem se casou anos depois.

A Fi casou-se com o Fernando, sem grande paixão, mas com a esperança de que ele lhe proporcionasse companheirismo e segurança. A Bia casou-se com Ele, que era seu amigo e namorado desde a infância.

Um acidente de trânsito muda completamente a vida de Nôr; a civilidade demonstrada por Fernando transforma-se em violência doméstica contra Fi e uma suposta nova paixão d’Ele desestabiliza completamente a vida da Bia, grávida do segundo filho do casal, que não imagina que o grande amor do marido seja a amiga Fi, que não consegue fugir ao deslumbramento, à descoberta e à urgência dos seus desejos e que vê, nesta paixão, uma impossível, mas desejada saída à sua triste e falida vida amorosa.»

Sinopse | “Percursos de uma Paixão”

«"Percursos de uma Paixão" relata a história de uma paixão desde o seu início improvável até ao seu fim; ao longo do tempo, vamos espreitando um primeiro encontro, dúvidas e certezas, avanços e recuos até ao assumir do amor e do prazer, mas, há sempre um mas nestas histórias de amor, também se instalam, a pouco e pouco, as rotinas, as indiferenças e as traições, que levam à solidão e à depressão. No entanto, a vontade de sobreviver e avançar acaba por nascer e faz crescer, das cinzas de uma paixão, um sentimento de paz e de amor próprio.»

Sobre | Raquel Oliveira

«Nasceu em Lisboa no dia 17 de março de 1947 e cresceu, como costuma dizer, por quase todo o Portugal, incluíndo as ilhas. Ao longo da vida como federada, praticou natação e basquetebol, cantou no coro da Juventude Musical Portuguesa e fez teatro em Campolide e, desde muito cedo, começou a escrever poesia e contos.

Desde pequena quis ser professora de educação física e desporto, o que conseguiu e, depois de ficar colocada na escola EB2,3 Almeida Garrett, viria a morar para a rua dos Bombeiros Voluntários, na Amadora.

Acabou a sua carreira no ensino, depois de alguns anos na Escola Secundária da Amadora e agora está aposentada, o que lhe dá mais tempo para realizar alguns dos seus sonhos, sendo um deles escrever.»

Fonte:

Sem comentários:

Enviar um comentário