terça-feira, 19 de julho de 2022

O mundo digital abre um fosso crescente no acesso a livros impressos?


Título: Does the digital world open up an increasing divide in access to print books?
Autores: Miyako Ikeda and Giannina Rech
Publicação: PISA in Focus, n.º 118, 12 de julho de 2022. Paris : OCDE
N.º páginas: 8 p.

Nas últimas duas décadas, a leitura passou de papel para, cada vez mais, ecrãs. À medida que a digitalização se espalha, tem havido crescentes preocupações sobre o acesso desequilibrado a novos tipos de recursos entre estudantes com vantagens socioeconômicas e alunos desfavorecidos. Os resultados do PISA 2018 mostram que, embora os alunos desfavorecidos se estejam a atualizar em termos de acesso a recursos digitais, o seu acesso ao capital cultural, como livros impressos em casa, diminuiu e a lacuna socioeconómica persistiu nas últimas duas décadas.

Este resumo chama a atenção das partes interessadas da educação para essa questão e fornece evidências para a discussão da equidade na educação, examinando o modo como o acesso a livros em casa está relacionado com o modo predominante de leitura de livros dos alunos, o seu desempenho na leitura e o seu prazer de ler.

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