terça-feira, 21 de setembro de 2021

A Revolução Liberal de 1820 no periodismo olisiponense I Conferência online


A Hemeroteca Municipal de Lisboa promove no próximo dia 23 de setembro (quinta-feira), às 18H00, uma conferência online, via TEAMS, de acesso gratuito, intitulada "A Revolução Liberal de 1820 no periodismo olisiponense", apresentada pelo Dr. Álvaro da Costa Matos.

Na conferência será abordada como a Revolução Liberal de 24 de Agosto 1820 foi noticiada e divulgada nas publicações periódicas da época, sobretudo na capital. A resposta será dada através de um estudo de caso, a Gazeta de Lisboa, que irá permitir perceber como é que era feita a mediação jornalística no início do século XIX, em Portugal, bem como o papel que os periódicos tinham na criação de um espaço mediático e na formação de uma opinião pública crítica, ainda que restrita ao “público letrado".

Inscrições obrigatórias: hemeroteca@cm-lisboa.pt

segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Projeto "Escola Eletrão"


A "Escola Eletrão" é um projeto do Eletrão, entidade gestora pela recolha e encaminhamento para o tratamento e valorização dos resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REE) e resíduos de pilhas e acumuladores (RPA) gerados em Portugal. 

O projeto coordenado pelo professor de Geografia, Rui Costa, destina-se a ser desenvolvido pela comunidade escolar, de forma individual ou grupo turma e integrado em áreas curriculares, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e/ou clubes e visa:

- Fomentar junto dos alunos ações de defesa do ambiente.

- Sensibilizar e envolver a Comunidade Educativa no esforço de reciclagem de lâmpadas, pilhas e equipamentos elétricos e eletrónicos de pequena dimensão.

- Contribuir para a promoção de uma economia circular.

O projeto “Escola Electrão” contempla as seguintes iniciativas:

- a colocação no ecoponto, situado no polivalente da ESA, dos resíduos acima discriminados;

- o jogo eletrónico “Quiz eletrão”, de acesso gratuito, mas sujeito a registo;

- o concurso “Repórter Eletrão”.

A colaboração das escolas na recolha dos equipamentos é premiada com pontos, de acordo com uma quantidade pré-definida, e no final de cada ano, são atribuídos prémios às que conseguirem reunir a maior quantidade de resíduos. A estes pontos acumulam-se os pontos obtidos pelos trabalhos vencedores no concurso “Repórter eletrão” e pela participação no “Quiz eletrão”.

Para mais informações consulte o Regulamento >>

Participe!

quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Livro do Mês - Setembro de 2021

No início do novo ano letivo e do tão ambicionado regresso à "normalidade" a biblioteca escolar propõe como livro do mês a obra "Pessoas normais", de Sally Rooney.
Tendo como ponto de partida o amor entre dois adolescentes numa escola secundária irlandesa, o livro retrata alguns dos problemas da geração millenial: falta de comunicação, dificuldade de lidar com sentimentos e emoções, pressão social, famílias disfuncionais, violência, sexualidade e o drama de tomar decisões que mudam vidas inteiras,...

Obra recomendada pelo PNL 2027 como sugestão de leitura para alunos do Ensino Secundário e para a Educação e Formação de Adultos, foi recentemente adaptada a série televisiva. Começou a ser transmitida em Portugal, no dia 21 de agosto, às 22H10, no canal AMC.

Fica aqui uma pequena nota sobre a autora:

Sally Rooney nasceu em 1991 e vive em Dublin, onde se licenciou em Literatura Inglesa e Americana pelo Trinity College. 
Os seus trabalhos têm sido divulgados através de publicações diversas como Granta, The Dublin Review, The White Review, The Stinging Fly e da antologia Winter Pages
Conversas Entre Amigos (2017), o seu primeiro romance, recebeu os maiores elogios da crítica e foi também nomeada para vários prémios literários. Posteriormente publicou Pessoas normais (2018) e o conto Sr. Salário.

terça-feira, 14 de setembro de 2021

Bom ano letivo 2021/22

il. Verònica Aranda Vernet [via Pinzellades al món]

Prestes a iniciar-se o novo ano letivo a equipa da biblioteca deseja a todos os docentes, funcionários e alunos do Agrupamento, em geral, e da ESA, em particular, um bom trabalho e um excelente ano letivo 2021-2022.

quarta-feira, 8 de setembro de 2021

LEME - Literacia e Educação Mediática Em linha | Plataforma digital

A partir de hoje, dia 8 de setembro, está disponível a plataforma LEME - Literacia e Educação Mediática Em linha, um sítio na internet que agrega, organiza e referencia recursos de apoio à educação para os media (áudios, imagens, jogos, planos de atividades, vídeos), com acesso livre no endereço https://www.leme.gov.pt/.

Esta plataforma digital pretende ser uma ferramenta que facilite o trabalho dos docentes, do ensino pré-escolar ao ensino secundário, que queiram explorar aprendizagens relacionadas com os media, embora não exclua outros potenciais utilizadores como: pais e encarregados de educação, os próprios alunos, grupos/instituições e cidadãos interessados em realizar iniciativas, projetos e atividades de promoção e desenvolvimento da educação para os media e da literacia mediática. 

Cada recurso, além de estar hiperligado à sua origem, é apresentado através de uma sinopse que sintetiza informações úteis (temas, objetivos gerais, no caso dos áudios, vídeos e dos planos de atividade também é referida por exemplo a duração, …), possibilitando uma ideia geral imediata sobre o seu potencial e aplicabilidade.

Ao entrar no sítio, quando se clica no separador referente aos “Recursos”, irá aceder-se a uma página com cinco campos de pesquisa – “Etiquetas”, “Língua”, “Nível de Escolaridade”, “Tipo de Recurso” e “Área” -, que, individualmente ou combinados entre si, permitem uma pesquisa avançada. A título exemplificativo: um professor com uma turma de 9.º ano, poderá saber que recursos estão disponíveis para os seus alunos se restringir a pesquisa a partir do campo “Nível de Escolaridade” e escolher a opção “3.º ciclo”, já um professor de inglês do 6.º ano poderá considerar útil pesquisar apenas os recursos disponíveis em língua inglesa, o que será facilitado pela combinação dos campos “Língua” (escolhendo a categoria “Inglês”) e “Nível de Escolaridade” (ativando a opção “2.ºciclo”). Também será possível procurar os recursos através do campo de pesquisa geral do site.

Para aceder à plataforma digital clique na imagem.

segunda-feira, 6 de setembro de 2021

AGIR I Revista Julho-Setembro 2021

Encontra-se disponível na biblioteca o número 14, de julho-setembro de 2021 da revista AGIR, produzida pela Amnistia Internacional Portugal, subordinado ao tema: "A esperança de um mundo pleno de direitos humanos".

Nesta edição destacamos os seguintes artigos:

↳ Dossiê - As desigualdades no acesso à educação resultantes da pandemia

↳Dossiê - LAR: um projeto de acolhimento e integração de refugiados

↳Infografia - A importância do acesso universal à vacinação Covid-19

↳Grande entrevista - 7 perguntas a... Agnès Callamard (secretária-geral da Amnistia Internacional)

↳A repressão da sociedade civil na Índia

↳A arte como mensageira dos direitos humanos

quinta-feira, 2 de setembro de 2021

Práticas de ensino e tecnologias digitais | Ebook

Título: Práticas de ensino e tecnologias digitais
Organizadores: Simone Dália de Gusmão Aranha e Fábio Marques de Souza
Publicação: Campina Grande: Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB), 2018
Coleção: Ensino & aprendizagem, vol. 3
N.º páginas: 521 p.

O livro Práticas de ensino e tecnologias digitais reitera o compromisso de fazer do ensino um campo de reflexão científica e de dar um novo sentido ao ensino, no ensino superior ou no ensino básico, a partir de metodologias ou propostas de ensino diferenciadas. Nesse processo, a par de experiências pedagógicas relevantes no contexto da formação docente, é importante apontar o diferencial deste volume: a inserção das tecnologias digitais como contraponto às práticas tradicionais de ensino e formação de professores e, consequentemente, como espaço que se destaca no desenvolvimento de competências básicas (falar, ouvir, ler e escrever, não só na língua materna mas também na língua estrangeira / complementar), a partir de textualizações próprias do espaço digital e da valorização do protagonismo do alunos.

Clique na capa para aceder ao documento.

Fonte:
Universo Aberto (Em linha) (Consult. 01.09.2021) Disponível em https://universoabierto.org/2021/07/21/practicas-docentes-y-tecnologias-digitales/

quarta-feira, 1 de setembro de 2021

91.ª edição da Feira do Livro de Lisboa



Pelo segundo ano consecutivo a Feira do Livro de Lisboa iniciou-se nos últimos dias de agosto e irá prolongar-se até 12 de setembro, no Parque Eduardo VII.

Na celebração do seu 91.º aniversário a feira conta com a participação de 131 expositores (com 24 novas presenças) distribuídos por 325 pavilhões, que trazem ao evento seis centenas de marcas editoriais. Trata-se da segunda maior edição da história da Feira, sendo apenas superada pela de 2019.

Coloque uma máscara e visite a feira de acordo com o seguinte horário:

==> segunda a quinta-feira - das 12h30 às 22h00;

==> sexta-feira - das 12h30 às 00h00;

==> sábado - das 11h00 às 00h00;

==> domingo - das 11h00 às 22h00.

À semelhança das edições anteriores a Feira do Livro conta com a “Hora H” (uma espécie de happy-hour) — constitui uma oportunidade única de ter acesso a livros com descontos mínimos de 50% em livros lançados há mais de 18 meses. A Hora H funciona entre segunda a quinta-feira, na última hora da Feira, ou seja, entre as 21h00 e as 22h00, apenas na segunda e terceira semanas do evento.


Para se manter informado acerca das várias iniciativas previstas, consulte a página da Feira do Livro.

Não perca!

Bom passeio, boas compras e ... muitas leituras!