«As bibliotecas são como aeroportos. São lugares de viagem. Entramos numa biblioteca como quem está a ponto de partir . E nada é pequeno quando tem uma biblioteca». As bibliotecas de Valter Hugo Mãe – Jornal de Letras nº 1112, maio de 2013
Agrupamento de Escolas Pioneiros da Aviação Portuguesa - Biblioteca Escolar da Escola Secundária da Amadora.
Título: A literacia mediática nas bibliotecas escolares : um estudo MILOBS/RBE
Autores: Sara Pareira (CECS/MILObs - Universidade do Minho) e Margarida Toscano (Rede de Bibliotecas Escolares)
Edição: MILObs - Observatório de Media, Informação e Literacia
Ano da publicação: 2021
N.º páginas:34 p.
Os resultados de um questionário aplicado, em 2019, aos professores bibliotecários foram dados a conhecer num estudo que “retrata o panorama da literacia mediática nas bibliotecas escolares – o que se tem feito e também os problemas identificados”.
O ODS 6 visa garantir água potável segura e saneamento para todos, com foco na gestão sustentável dos recursos hídricos, águas residuais e ecossistemas, reconhecendo a importância de um ambiente propício. Na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, os países comprometeram-se a realizar um acompanhamento sistemático e uma revisão do progresso em direção aos Objetivos e metas, usando um conjunto de indicadores globais.
Os indicadores estão disponíveis no Portal de dados ODS 6 da ONU-Água e podem ser pesquisados por país ou região.
O Dia Mundial da Água assinala-se anualmente a 22 de março.
O propósito deste dia é sensibilizar os líderes políticos e a sociedade civil para a conservação deste bem.
O tema de 2021 é «Valorizar a água». Assim, pretende-se alertar para as consequências negativas do crescimento populacional, do aumento do seu uso na agricultura e na indústria e das alterações climáticas na preservação da água.
Aceda à mensagem de Audrey Azoulay, Diretora-Geral da UNESCO, por ocasião do Dia Mundial da Água 2021 >>
Tendo em consideração que o Dia Mundial da Poesia se comemora este mês, no dia 21 de março, a biblioteca escolar vem convidar os alunos do Agrupamento, a homenagear a poesia participando na criação de um mural intitulado "A poesia é magia".
A participação nesta iniciativa deve respeitar os seguintes formatos:
👉elaboração de um poema da sua autoria;
👉 gravação de um poema (deve incluir: identificação do nome do poema e do seu autor);
👉 ilustração de uma poesia (destinado às crianças do pré-escolar e alunos do 1.º e 2.º anos do 1.º CEB – deve incluir: identificação do poema e do seu autor).
e partilhar os seus trabalhos, de tema livre, e sem limite de participação, no mural criado para este efeito.
Não se esqueçam de identificar a vossa partilha com vosso nome/ ano/ turma/ escola.
Título: Covid-19 e o trabalho infantil : um momento de crise, o momento certo para agir
Responsáveis: Organização Internacional do Trabalho (OIT) e e Fundo das Nações Unidas para a infância (UNICEF)
Ano de publicação: 2020
N.º pág: 34 p.
Num contexto desafiante das nossas vidas e da história mundial, a OIT e a UNICEF uniram-se para elaborar um relatório conjunto sobre o tema do trabalho infantil, com o título “COVID-19 e o Trabalho Infantil: um momento de crise, o momento certo para agir”.
Os avanços na erradicação do trabalho infantil têm sido enormes. Desde o ano 2000, os esforços dirigidos ao combate deste flagelo permitiram retirar 94 milhões de crianças da situação de trabalho infantil. Porém, a pandemia do COVID-19 e os consequentes impactos económicos e sociais podem, pela primeira vez em duas décadas, interromper e até mesmo fazer regredir esses progressos.
As tendências positivas podem vacilar e verificar-se um agravamento do trabalho infantil, sobretudo em locais onde houve uma resistência à mudança. Estes riscos exigem uma ação urgente para evitar e mitigar o fardo que a pandemia representa para as crianças e as suas familiares.
São muitas as incertezas em relação ao verdadeiro impacto e duração da crise, assim como à adaptação das populações. Mas parte das repercussões desta crise já é óbvia. A pandemia aumentou a insegurança económica, provocou uma profunda disrupção das cadeias de abastecimento e interrompeu a produção. As condições mais restritivas na concessão de crédito afetam os mercados financeiros em muitos países. Os orçamentos públicos estão sob pressão e com dificuldades em acompanhar os desenvolvimentos.
Quando estes e outros fatores resultam numa diminuição do rendimento dos agregados familiares, as expetativas de que as crianças contribuam financeiramente podem intensificar-se. Mais crianças podem ser forçadas a trabalhos perigosos ou abusivos. Aqueles que já trabalham poderão ter de o fazer durante mais horas ou em piores condições. As desigualdades de género podem agravar-se ainda mais nas famílias, sendo esperado que as raparigas tenham de realizar mais tarefas domésticas e trabalho agrícola.
O encerramento temporário das escolas pode exacerbar estas tendências, pois as famílias procuram novas formas de ocupar o tempo das crianças.
No dia 8 de março realizou-se o encontro online com as escritoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, com o objetivo de animar os Clubes de Leitura na Escola (CLE) e, em simultâneo, celebrar o primeiro dia da Semana da Leitura.
Na impossibilidade de assistir ao vivo a um espetáculo cultural, a internet tem sido o palco para muitos artistas, durante este período de confinamento.
Dezanove artistas da música, do teatro, da dança e das artes performativas, entre os quais Noiserv, Beatriz Batarda, Vera Mantero, Ana Deus, Carlos Zíngaro, Luca Argel, Diogo Dória e Manuel João Vieira, entre outros, participam no projeto "Culto", que propõe "novos encontros artísticos em torno da poesia de língua portuguesa", com transmissão nas redes sociais.
Este projeto é uma série de nove episódios filmados no Parque dos Poetas, em Oeiras, transmitido todas as sextas-feiras às 10H00 nas redes sociais (Facebook e Instagram) do Município de Oeiras, e na MUSGO Produção Cultural, ficando ainda disponível nas plataformas digitais da RTP Palco.
Calendário dos próximos episódios:
12 de março: Episódio 6 – Luca Argel + Ana Deus
Luca Argel lê Carlos Drummond de Andrade e Luca Argel. Ana Deus lê Ana Farrah Baunilha e Regina Guimarães. Ambos interpretam um tema da sua autoria, “Barrow on Furness” (com poema de Fernando Pessoa).
Cirilia Bossuet diz Alda Lara e Gisela Casimiro. Wavovádio Gomes e Luísa Bossuet dançam “Rebita” de Banda Maravilha e “O Anel” de Dina Santos.
26 de março: Episódio 8 – Isaque Ferreira + Manuel João Vieira
Isaque Ferreira diz Bocage e João Habitualmente. Manuel João Vieira interpreta dois temas de sua autoria e improvisa um poema.
2 de abril: Episódio 9 – Diogo Dória + João Fiadeiro
Diogo Dória diz Mário Cesariny, Rui Cinatti, Ricardo Reis e Carlos de Oliveira. João Fiadeiro revisita a sua criação “I am sitting in a room different from the one you are in now”.
Um jogo de tabuleiro para descarregar e imprimir em casa.
O Mergulho é um Jogo-Atlas inspirado no imaginário dos contos populares de tradição oral, mais especificamente no conto que deu origem ao espetáculo “A Tartaruga e o Menino do Mar”.
O objetivo do jogo é construir uma história: inventar uma personagem, atribuir-lhe uma missão e mergulhar, criando a narrativa de uma viagem de ida e volta ao mar profundo passando por todos os níveis no grande Tabuleiro das Profundidades. Integrado no jogo, podem também descarregar e montar o Livro de Areias, onde irão encontrar mais para criarem histórias incríveis! Poderão inspirar-se nas experiências plásticas do espetáculo e fazer também o vosso filme com as novas histórias do mar.
O projeto Brain Ideas foi desenvolvido pela DECO a pensar nos jovens, nas escolas e nas famílias.
O Jogo de Tabuleiro 'Brain Ideas 2.0' tem como objetivo aumentar o conhecimento relativamente ao valor da Propriedade Intelectual, enquanto ferramenta para proteger a criatividade e a inovação. Promove a reflexão e o debate sobre os vários temas relacionados com a Propriedade Intelectual, nomeadamente os produtos originais e a contrafação, os direitos de autor, as fontes legais de conteúdos digitais e a pirataria.
O tema celebra os enormes esforços de mulheres e meninas em todo o mundo na construção de um futuro mais igualitário e na recuperação da pandemia COVID-19.
Aqui fica a mensagem do Secretário-Geral da ONU, António Guterres:
Integrada na Semana de Leitura a 12.ª sessão do Clube de Leitura PNL2027 conta com a presença do escritor João Pinto Coelho, dia 11 de março, às 21 horas, no zoom.
No dia 09 de março, às 21:00, através da plataforma Zoom, com transmissão via Facebook do PNL2027, terá lugar a Tertúlia Leituras sem Fronteiras no Feminino, organizada pelo Instituto Piaget-Almada com o apoio do PNL2027.
Prevê-se um momento de partilha leituras em voz alta celebrativas do feminino no contexto da lusofonia seguido de outro momento de conversa informal a várias vozes, aberto ao público online.
O PNL2027 conta com a vossa participação, sujeita a inscrição online.
O Oeiras Internet Challenge (OIC) é uma iniciativa promovida pelo Município de Oeiras (através das suas Bibliotecas Municipais) que consiste na realização de um torneio de pesquisa, seleção e avaliação de fontes de informação em linha. Dirigido à comunidade escolar do ensino secundário, visa o desenvolvimento de competências digitais e de literacia da informação.
Nesta edição, realizada em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), o torneio em forma de quiz, com recurso ao software pedagógico Kahoot, é alargado a nível nacional. São destinatárias todas as Bibliotecas Escolares integradas na RBE, através da participação de alunos do ensino secundário.
Os conteúdos aos quais os participantes devem responder incidem sobre cultura geral, literacia digital, língua portuguesa e capitais europeias de cultura, em linha com a candidatura de Oeiras para 2027.
Os três vencedores vão receber os seguintes prémios:
- 1.º voucher FNAC 500 euros;
- 2.º voucher FNAC 250 euros;
- 3.º voucher FNAC 100 euros.
As Bibliotecas Escolares receberão também:
- 1.º voucher FNAC 300 euros;
- 2.º voucher FNAC 200 euros;
- 3.º voucher de 100 euros.
- Serão, ainda, oferecidos três vouchers Kobo aos Professores Bibliotecários.