sexta-feira, 1 de novembro de 2019

Cultura científica em Portugal


Diretor de Publicações: António Araújo
Título: Cultura científica em Portugal: Ferramentas para perceber o mundo e aprender a mudá-lo
Autores: António Granado e José Vítor Malheiros
Revisão do texto: Isabel Branco
Design: Inês Sena
Paginação: Guidesign
Impressão e acabamentos: Guide – Artes Gráficas, Lda.
ISBN: 978-989-8819-32-1
Fundação Francisco Manuel dos Santos
Novembro 2015


Este ensaio/estudo foi patrocinado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos e está disponível para descarga gratuita neste link.

Como explicam os próprios autores na introdução do livro:

"Este pequeno ensaio tem por objectivo mapear algumas iniciativas de promoção da cultura científica e tecnológica que tiveram lugar nas últimas duas décadas em Portugal, criando uma primeira abordagem panorâmica a este tema que, longe de ser exaustiva, não tem a pretensão de ser uma obra fechada podendo antes servir de base a outros trabalhos sobre o mesmo tema que venham a realizar-se nos próximos anos".

"Segundo a definição da OCDE (Organisation for Economic Co-Operation and Development. Organização para a Cooperação Económica e Desenvolvimento), literacia científica é a “capacidade para usar o conhecimento científico, para identificar questões e para extrair conclusões com bases em provas de forma a compreender e a poder tomar decisões sobre o mundo natural e as alterações nele causadas pela actividade humana” [1]. A definição não é famosa mas é o que a OCDE diz. O especialista de literacia científica Jon Miller diz, simplesmente, que “literacia científica é a capacidade de ler o New York Times de terça-feira” (o dia em que é publicada a secção de Ciência). Literacia científica é, assim, a capacidade que qualquer cidadão deve ter para ler a ciência que está à sua volta – na informação que lê nos jornais, nas bulas dos medicamentos, nos conselhos sobre consumo, na informação dada pelo médico. Trata-se da capacidade que qualquer cidadão deve ter para compreender o mundo natural e o mundo científico e tecnológico à sua volta, para saber fazer perguntas e procurar a informação que não tem, para ter uma opinião sobre o mundo e a capacidade de escolher de forma informada entre as opções possíveis. Não para fazer escolhas perfeitas, com conhecimento profundo sobre todas as implicações possíveis, mas para saber ler minimamente o que o rodeia, para não viver submerso numa realidade sem sentido. A literacia científica é, se quisermos, o primeiro passo da cultura científica. A literacia científica está para a cultura científica como a literacia está para a cultura." (p. 17).

[1] http://www.oecd.org/ pisa/pisaproducts/Draft%20 PISA%202015%20Science%20 Framework%20.pdf

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