quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Livro do Mês - Outubro de 2019

A proposta de leitura deste mês está intimamente relacionada com a palestra que irá realizar-se oportunamente.

Assim a biblioteca escolar elegeu como leitura o livro de André Fernandes intitulado “Tia Guida”.



Cancro. É sobre esta doença que André Fernandes fala neste livro. Tia Guida é um testemunho narrado na primeira pessoa sobre o último ano de vida de Margarida, a tia que ajudou a criar André, filho de pais separados.

"Escrever este livro, deixar aqui o meu testemunho sobre aquilo que experienciei e sobre o que fui ou não fui capaz de fazer, enquanto ente querido de quem enfrentou a doença do século, é uma tentativa egoísta de recuperar a minha natureza, libertando-me do que vivi e, ao mesmo tempo, uma tentativa altruísta de poupar os outros ao mesmo sofrimento com que me deparei. Escreve-se e fala-se tanto sobre quem tem a doença, mas ignora-se ou deixa-se passar ao lado quem contacta com ela por perto...".
In: pág. 12

Fica aqui uma pequena nota sobre o autor:

André Fernandes nasceu a 1 de Fevereiro de 1991, em Lisboa. Aos 21 anos de idade, licenciou-se em Ciências da Comunicação (vertentes de Jornalismo e Cinema/TV) através da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Um ano depois, publicou a sua primeira obra, "Tia Guida". Aos 24 anos, e a trabalhar no departamento comercial da Mr. Refs, lançou o projecto: A+. Um programa de entrevistas que pretendeu seguir o tom intimista do livro que o projectou. Na sequência deste projeto publicou o livro "25+ a vida é uma escola" no qual defende que  a vida é uma escola e de que todos temos algo a ensinar e a aprender, nesta enorme sala de aula que é o mundo. 

Sem comentários:

Enviar um comentário