segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Estudos | Os livros, a leitura e as novas tecnologias


Rumo a uma antropologia de leitores / Néstor García Canclini et al. (coordenadores); Ariel, Fundação Telefónica, Universidade Autónoma Metropolitana


Sinopse:
"Se os números de vendas de livros e jornais caírem, isso significa que você lê menos? Diferentemente da maioria das pesquisas que investigam apenas a leitura em papel, novas maneiras de ler - em computadores, tablets e smartphones - também são estudadas aqui, juntamente com mudanças nas bibliotecas, expansão de salas de leitura, clubes de livros e feiras de livros.
Esta pesquisa qualitativa, editada pela Fundación Telefónica, sobre como jovens e adultos de diferentes gerações e níveis educacionais leem, nas escolas, em casa ou no transporte, individualmente ou em grupo, mostra os muitos propósitos para os quais a leitura é alcançada; explorando não o quanto se lê, mas quando e como é lido, as transformações dessa prática se tornam visíveis".



Juventude, culturas urbanas e redes digitais / Néstor García Canclini, Francisco Cruces, Maritza Urteaga Castro Pozo (coordenadores); Ariel, Fundação Telefónica, Universidade Autónoma Metropolitana


Sinopse:
"Os livros continuarão sendo editados? A indústria da música e do cinema desaparecerá devido a downloads da Internet e pirataria? Essas dúvidas são iluminadas de uma nova maneira ao explorar os hábitos culturais e criativos dos jovens. O presente estudo não tenta entender apenas a mudança na lógica do consumo. Também é proposto saber como os artistas visuais, editores independentes, músicos e jovens que ensaiam em novas atividades - VJs, caçadores, hackers - são organizados, como trabalhar, aprender e comunicar a sua criatividade. Parte do que os motiva é a urgência de conseguir um emprego e sobreviver em sociedades estagnadas ou em retração. A criação de nichos de trabalho e o uso avançado de tecnologias e redes sociais são recursos para encontrar um lugar em que a cultura se expande e as novas gerações recebem mais educação, mas o atual modelo económico dificulta a sua incorporação. Esta pesquisa oferece um diagnóstico dos atores: revela como os jovens detectam contradições ou oportunidades".

Para aceder a estes dois estudos clique nas respetivas capas.

Sem comentários:

Enviar um comentário