segunda-feira, 28 de maio de 2018

Saber usar os Media



A Rede de Bibliotecas Escolares para apoiar a operacionalização do referencial Aprender com a Biblioteca Escolar na área da literacia dos media lança um conjunto de sugestões. Trata-se de uma página em construção à qual irão sendo progressivamente acrescentadas novas propostas de atividades.

Clique na imagem para aceder à página.

sexta-feira, 25 de maio de 2018

Júlio Pomar (1926-2018)

“Júlio Pomar – O Risco” é um documentário biográfico sobre um dos mais importantes pintores portugueses contemporâneos. Ao longo de 59 minutos acompanhamos o percurso do artista através do seu testemunho na primeira pessoa e com depoimentos de pessoas de vários quadrantes da sociedade, entre eles António Lobo Antunes, Siza Vieira, Mário Soares, Vasco Graça Moura, vários críticos de arte, galeristas, entre outros. [via blogue RBE]



Fonte: 
Documentário "Júlio Pomar - O Risco". (2018). YouTube. Retrieved 24 May 2018, from https://www.youtube.com/watch?v=_wd-yj0hkCQ&feature=share

Conteúdo relacionado:







quarta-feira, 23 de maio de 2018

Germano Almeida galardoado com o Prémio Camões 2018



O escritor cabo-verdiano Germano Almeida é o vencedor da edição de 2018 do Prémio Camões. O anúncio foi feito ao final da tarde do dia 21 de maio, em Lisboa, pelo ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, após reunião do júri. Germano Almeida é o segundo autor de Cabo Verde a vencer o mais importante galardão de literatura de língua portuguesa, atribuído sobretudo a portugueses e brasileiros desde a sua criação, em 1988. O primeiro foi Arménio Vieira, em 2009.

                     Distribuição dos Prémios Camões:
                      Países com autores galardoados
Germano Almeida — autor que “representa uma nova etapa na história literária de Cabo Verde”, de acordo com o Ministério da Cultura português — nasceu em 1945, na ilha da Boavista, em Cabo Verde. Advogado de profissão, licenciou-se em Direito na Universidade de Lisboa e estreou-se como contista no início da década de 1980, na revista cabo-verdiana Ponto & Vírgula, que ajudou a fundar. 

Publicou o primeiro livro, O dia das calças roladas, em 1982, ao qual se seguiu O Meu Poeta, sete anos depois.

De entre a sua já extensa bibliografia (editada em Portugal pela Caminho), profundamente marcada pelo humor e pela sátira, destacam-se obras como O testamento do Sr. Napumoceno da Silva Araújo (1991), já adaptada ao cinema.



O livro poderás consultar e/ou requisitar para empréstimo na biblioteca.

Faltam dois dias para a ... Grande Festa do Livro!



A 88.ª edição da Feira do Livro de Lisboa realiza-se entre os dias 25 de maio e 13 de junho, no Parque Eduardo VII, com organização da APEL – Associação Portuguesa de Editores e Livreiros - e da Câmara Municipal de Lisboa.

A entrada é gratuita e de acordo com o seguinte horário:

==> segunda-feira a quinta-feira: das 12h30 às 22h00;

==> sexta-feira: das 12h30 às 00h00;

==> sábados: das 11h00 às 00h00;

==> domingos e feriados: das 11h00 às 22h00.

À semelhança das edições anteriores, poderá assistir a vários debates, apresentações, lançamentos, sessões de autógrafos e participar num vasto programa de animação.

Consulte as agendas de eventos programadas pelas editoras:

==> Saída de Emergência >>

==> Porto Editora Editora >>

==> Leya >>

Consulte a programação cultural desta edição >>

Para se manter informado acerca das várias iniciativas previstas, consulte a página da Feira do Livro.

Bom passeio e boas leituras!

terça-feira, 22 de maio de 2018

Uma tarde com Karl Marx, nos 200 anos do seu nascimento: jornada de reflexão crítica



A Livraria Ler Devagar, situada no LX Factory, irá celebrar no dia 31 de maio, entre as 14H30 e as 18H30 os 200 anos sobre a data de nascimento do filósofo Karl Marx  - 5 de maio de 1818. 

Esta iniciativa organizada pelo Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, Projeto "Experimentação e Dissidência" e pelo Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa pretende promover o debate em torno do contributo deste pensador. 

Aproveite o feriado e aceite o convite para participar nesta  jornada de reflexão crítica.

Programa:

14:30– Apresentação

14:35– José Neves: «O que é a História? Notas sobre Marx, Rancière e Hayden White»

15:00– Debate

15:10– José Miranda Justo: «Perspectivas invulgares da filosofia da história a partir do Manifesto Comunista»

15:35- Debate

15:45- Sofia Roque: Sobre marxismo e feminismo (título a determinar)

16:10- Debate

16:35-Bruno Peixe Dias: «Sobre a questão da dominação em Marx: algumas notas»

17:00- Debate

17:10- Bruno Lamas: «O trabalho dos escravos e os escravos do trabalho. Escravatura real e metafórica na crítica da economia política de Marx»

17:35-Debate

17:45- Gerd Hammer: «Só para ganhar o pão? Karl Marx como correspondente do The New-York Daily Tribune»

18:10- Debate

18:20- Encerramento

sexta-feira, 18 de maio de 2018

Conflito israelo-palestiniano

Os conflitos entre árabes e judeus, apesar de atuais, têm origem milenar e carregam uma longa história de desavenças religiosas e de disputa de terras. Interligam-se assim, no conflito israelo-palestiniano, aspetos político-ideológicos, estratégicos, religiosos, de identidade e outros, que o tornam extraordinariamente multifacetado e complexo.

A infografia de Cátia Mendonça, do jornal Público, ajuda a esclarecer a dimensão do conflito e a disputa territorial.

Clique na imagem para aceder ao trabalho jornalístico:

quinta-feira, 17 de maio de 2018

1.ª Guerra Mundial: memórias de uma tragédia – exposição e catálogo bibliográfico



Tem estado patente no polivalente da Escola Secundária da Amadora a exposição, organizada pelo Grupo de Recrutamento de História, intitulada “1.ª Guerra Mundial: memórias de uma tragédia” que visa assinalar o centenário sobre o fim do conflito.

A Biblioteca Escolar solidarizou-se com esta iniciativa e produziu um catálogo bibliográfico no qual divulga o fundo documental alusivo ao conflito que marcou a Europa e o Mundo entre 1914 e 1918 que aqui publicamos.

quarta-feira, 16 de maio de 2018

Café adoçado com poesia 2018

No dia 10 de maio, concretizou-se a iniciativa "Café adoçado com poesia", que pretendia celebrar os 130 anos da data de nascimento de Fernando Pessoa. Esta conhecida atividade foi mais uma vez dinamizada pela professora Ana Dias. Nela contámos com a presença do próprio Pessoa e de um dos seus heterónimos, que circularam e inspiraram a audiência.

Foi também um momento bonito e deveras importante o estímulo proporcionado pelo professor Vasco Miranda, que apresentou a multiplicidade de "eus" que, tão estranhamente, o preenchem. O professor ilustrou isso através da leitura de "Poema em linha reta", que escolhera.

Os alunos aceitaram com entusiasmo e repto e leram diferentes poemas do autor homenageado.

Algumas imagens recordam este momento tão cultural e sempre agradável!


Café adoçado com poesia 2018 by Slidely Slideshow

Texto elaborado com a colaboração da professora Ana Petrov

terça-feira, 15 de maio de 2018

Dia 26 de abril 2018: atividades desenvolvidas

No dia 26 de abril celebrou-se o 5.º aniversário do nosso Agrupamento pelo que se desenvolveu um conjunto de iniciativas que envolveram as cinco escolas. Na Escola Secundária da Amadora destacou-se a reconstituição histórica, a iniciativa “Tea and poetry": leitura de poemas, a demonstração de andebol pela equipa sénior do Sport Lisboa e Benfica, a visualização de filmes, as sessões de ilusionismo e de origami.

À semelhança do ano anterior a Escola Secundária da Amadora fez coincidir a celebração do aniversário do Agrupamento com a iniciativa Dia da Escola Aberta e, deste modo abriu mais uma vez as suas portas aos alunos do 9.º ano que frequentam escolas do Concelho da Amadora.

Acolhemos assim cerca de 370 alunos, 19 professores e 4 psicólogos escolares, provenientes de 5 escolas: EB José Cardoso Pires, EB Roque Gameiro, Externato Luís Madureira, EB Miguel Torga e EB Cardoso Lopes.

Os membros da Direção fizeram a receção e os alunos percorreram diferentes espaços escolares, através dos quais inteiraram-se das diferentes atividades curriculares desenvolvidas e dos projetos e clubes existentes.

No acompanhamento dos visitantes foram envolvidos 24 professores e 48 alunos, de 15 turmas do 10.º ao 12º. ano, que se disponibilizaram a orientar e apoiar os nossos convidados durante a visita aos diferentes espaços e enquanto permaneceram na escola.

Dinamizado pela professora Madalena Ferreira, os alunos, Pedro Sarmento Marta e Nádia Freitas Almeida, do 10.º 04, proporcionaram um momento enriquecedor ao receber os quatro grupos de visitantes da EB José Cardoso Pires com a leitura de um poema de forma expressiva. O poema escolhido foi “Amores, amores”, de João de Deus, onde está patente a temática da multiculturalidade. Em cada um dos grupos foram convidados 4 alunos (2 de cada género) para partilharem a leitura.

Aqui fica algumas imagens das iniciativas realizadas:

quarta-feira, 9 de maio de 2018

Café adoçado com poesia – 2018

Amanhã, dia 10 de maio, a partir das 11H30, a Biblioteca Escolar vai receber a iniciativa “Café adoçado com poesia”, dinamizada pela professora de português Dr.ª Ana Dias que pretende assinalar os 130 anos da data de nascimento de Fernando Pessoa (13-06-1888).

Aceita o convite e vem partilhar connosco os teus poemas preferidos.

terça-feira, 8 de maio de 2018

Livro do Mês – Maio de 2018

Com o objetivo de assinalar os 130 anos da data de nascimento de Fernando Pessoa (13-06-1888) a equipa da biblioteca escolar propõe como leitura a antologia organizada por Jerónimo Pizarro e Patricio Ferrari intitulada "Eu sou uma antologia: 136 autores fictícios", de Fernando Pessoa.

Livro recomendado para o Ensino Secundário como sugestão de leitura é o complemento perfeito e imperdível para descobrir as múltiplas individualidades de Fernando Pessoa.

Eu Sou Uma Antologia - 136 Autores Fictícios resulta do trabalho de minúcia e audácia de Jerónimo Pizarro e Patricio Ferrari, que descobriram novos autores ficcionais e textos inéditos de Pessoa, assim ampliando o conhecimento deste fascinante universo. Cada figura autoral é apresentada por uma introdução, a que se segue um ou mais dos seus textos e a reprodução das várias assinaturas.


«Eu sou uma anthologia.

Screvo tam diversamente

Que, pouca ou muita valia

Dos poemas, ninguem diria

Que o poëta é um sòmente.»

Assim escreveu Pessoa num poema datado de 17 de Dezembro de 1932.



Aceda à nota biográfica de Fernando Pessoa clicando na foto.


Fonte: Wook