quinta-feira, 8 de março de 2018

Dia Internacional da Mulher 2018


O Dia da Mulher foi celebrado pela primeira vez em 1911. Foi a iniciativa de Clara Zetkin, aprovada no congresso internacional das mulheres na Internacional Socialista em 1910. Nos primeiros anos foi celebrado em dias diferentes, mas sempre em Março, a 19 e a 25, dependendo dos diferentes contextos ou países. Após a greve das operárias russas, a 8 de Março de 1917, que marcou o início da Revolução Russa, passou a ser celebrado a 8 de Março. A Organização das Nações Unidas instituiu oficialmente esta data como Dia Internacional da Mulher em 1975.

Com este dia, a ONU pretende homenagear a Mulher, tendo escolhido para o Dia Internacional da Mulher 2018 o tema “O tempo é agora: ativistas rurais e urbanas transformam a vida das mulheres”, o qual visa, por um lado, reconhecer e celebrar os avanços das mulheres que reivindicam direitos de cidadania, igualdade de oportunidades, respeito e desenvolvimento da sociedade e, por outro, consciencializar para uma mudança de atitude que transforme vida das mulheres em todo o Mundo - o tempo é agora. Agora para agir. Agora para se fazer ouvir. Agora para decidir.

Na biblioteca o dia foi marcado com a abertura de uma exposição dedicada a 12 figuras femininas que, em diferentes domínios, constituem um exemplo de ativismo e uma fonte de inspiração para todos nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário