segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Livro do Mês - Janeiro de 2018

No mês em que se recorda as vítimas do Holocausto a biblioteca escolar propõe como leitura o livro de Irene Flunser Pimentel, intitulado “Judeus em Portugal durante a II Guerra Mundial: em fuga de Hitler e do Holocausto”, obra galardoada com o Prémio Pessoa 2007.



A partir dos anos 30, com a subida de Hitler ao poder e durante a II Guerra Mundial, Portugal tornou-se num porto de abrigo para milhares de judeus e refugiados políticos que fugiam das perseguições nazis e do Holocausto. Chegavam por via terrestre, através de Espanha, ou em navios fretados, muitas vezes graças à ajuda de cônsules portugueses, como Aristides de Sousa Mendes, que desobedecendo às ordens do regime e às políticas de restrição de entrada da PVDE, lhes concedeu vistos que significaram a sua salvação.

A autora traça um retrato humano da passagem dos refugiados judeus por Portugal, bem como da reacção do regime de Salazar, que se viu a braços com uma invasão inevitável, mas indesejada.

Fica aqui uma pequena nota sobre a autora:

Irene Flunser Pimentel nasceu em Lisboa, no dia 2 de maio de 1950. Em 1984 licenciou-se em História pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa. Concluiu o mestrado em História Contemporânea (variante Século XX) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com a tese Contributos para a História das Mulheres no Estado Novo. As organizações femininas do Estado Novo (Obra das Mães pela Educação Nacional e Mocidade Portuguesa Feminina), 1936-1966.

É investigadora na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Colabora ainda em permanência, desde 1994, na revista História, da qual foi editora até final de 2001. 

Publicou diversos artigos de História em jornais e revistas portuguesas e estrangeiras, sobre diversas instituições do Estado Novo - organizações femininas e de juventude, polícia política -, a Segunda Guerra Mundial, o nacional-socialismo alemão e o Holocausto, entre outros temas. Colaborou em enciclopédias, dicionários e obras conjuntas. Participou em exposições, colaborou em documentários e programas de rádio e televisão e intervém regularmente em colóquios, conferências e seminários. 

É autora dos seguintes livros: História das Organizações Femininas do Estado Novo, «Textos relativos a Portugal» in Contai aos Vossos Filhos. Um Livro sobre o Holocausto na Europa, 1933-1945, de Stéphane Bruchfeld e Paul A. Levine, Fotobiografia de Manuel Gonçalves Cerejeira, Fotobiografia de José Afonso e A PIDE/DGS, 1945-1974.

Sem comentários:

Enviar um comentário