segunda-feira, 4 de abril de 2016

Livro do Mês – Abril 2016

No mês em que se celebra o 42º aniversário da Revolução dos Cravos - Revolução de 25 de Abril de 1974 - e num momento em que somos diariamente confrontados com a situação dramática vivida pelos refugiados oriundos de diferentes partes do Mundo, convém recordar que este facto, para nós portugueses, não nos é alheio e foi vivenciado por uns largos milhares de pessoas aquando da descolonização da África portuguesa.

Em homenagem a todos aqueles que indevidamente foram designados por retornados, quando muitos deles até então nunca tinham estado na designada metrópole, tendo nascido e vivido nas ex-cólonias portuguesas, a equipa da biblioteca escolar propõe como leitura do mês a obra de Fernando Dacosta, intitulada “Os retornados mudaram Portugal”.



Sinopse da obra>>

Fica aqui uma pequena nota sobre o autor:

Nascido em Angola (Caxito) em 1945, Fernando Dacosta é romancista, dramaturgo, conferencista e jornalista. Fixou-se em Lisboa e cursou Letras, antes de se iniciar no jornalismo e na literatura. Integrou as redações dos órgãos Flama, Diário de Lisboa, Diário de Notícias, O Jornal, Público e Visão.

Os temas das suas obras centram-se no período do Estado Novo, sobretudo no fim do império português, e no período pré e pós Revolução de 25 de Abril, que estão espelhados em livros como Um Jipe em Segunda Mão (1983) (Prémio de Teatro da RTP, Associação Portuguesa de Críticos, Casa da Imprensa), O Viúvo (1988) (Grande Prémio Círculo de Leitores/LER), Os Retornados estão a mudar Portugal (Grande Prémio de Reportagem do Clube Português de Imprensa, 1984), Máscaras de Salazar (1997), Os Mal-Amados (2008) ou Os retornados mudaram Portugal (2013). O seu livro mais recente, O Botequim da Liberdade (2013), remonta ao tempo em que o Botequim, um bar do largo da Graça, em Lisboa, criado e projetado por Natália Correia, recebia algumas das maiores figuras da cultura portuguesa para tertúlias.

Em 1995 foi agraciado com a Ordem do Infante D. Henrique e, em 2013, eleito sócio-correspondente da Academia das Ciências de Lisboa.

In: http://tintonobranco.pt/single_convidado.php?convidado=2

Sem comentários:

Enviar um comentário