segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Livro do Mês – Novembro 2015

A proposta de leitura deste mês pretende homenagear a escritora Hélia Correia que este ano foi galardoada com o Prémio Camões, tendo sido o 11º português a receber aquele que é considerado o mais importante prémio literário destinado a autores de língua portuguesa.

De entre a sua obra sugerimos a leitura de “Villa Celeste: novela ingénua”, romance que conta com uma extraordinária personagem feminina.

Leia este romance que talvez não seja assim tão ingénuo quanto o subtítulo sugere.


Fica aqui uma pequena nota sobre a autora:


Hélia Correia nasceu em Lisboa em 1949, e cresceu   em Mafra, terra da família materna, e  onde  iniciou  os  seus estudos.  Após  a  conclusão  do  liceu,  já  na  cidade  de Lisboa, frequentou  a  Faculdade  de  Letras desta cidade onde   se   licenciou   em   Filologia    Românica,    tendo concluído, mais tarde,  uma pós-graduação em Teatro da Antiguidade Clássica.

Apesar do seu gosto pela poesia , é como ficcionista que é reconhecida como uma das revelações da novelística portuguesa da geração de 1980, embora os seus contos, novelas ou romances estejam sempre impregnados do discurso poético.

Estreou-se na poesia com O Separar das Águas, em 1981, e O Número dos Vivos, em 1982.

Destaca-se na sua produção a novela Montedemo, encenada pelo grupo O Bando, as peças de teatro Perdição e Florbela, também levadas à cena e os romances Casa Eterna e Soma e, na poesia, A Pequena Morte/Esse Eterno Conto.

Recebeu em 2002 o prémio PEN 2001, atribuído a obras de ficção, pela sua obra Lillias Fraser.

Venceu o prémio literário Correntes d'Escritas/Casino da Póvoa com o livro de poesia A Terceira Miséria.

Foi, como anteriormente se mencionou, galardoada com o Prémio Camões, em 2015.


FONTE:

WOOK- (Em linha) (Consult. 02-11-2015). Disponível em http://www.wook.pt/authors/detail/id/6343

Sem comentários:

Enviar um comentário