sexta-feira, 30 de maio de 2014

Dia da Escola Aberta

No dia 23 de maio a Escola Secundária da Amadora abriu as suas portas aos alunos de 9º ano de diferentes Escolas/Agrupamento do Concelho da Amadora.

Nesta iniciativa que mobiliza a escola, envolvendo os departamentos curriculares, os projetos e clubes e a BE/CRE participaram 145 alunos das seguintes escolas:

- 21 alunos da EB 2,3 Almeida Garrett;
- 20 alunos da EB 2, 3 Cardoso Lopes;
- 75 alunos da EB 2,3 José Cardoso Pires;
- 20 alunos da EB 2, 3 Roque Gameiro;
- 9 alunos da EB 2, 3 Miguel Torga.

Os alunos deslocaram-se acompanhados por professores e psicólogos, à exceção do grupo da escola EB 2, 3 Miguel Torga que vieram autonomamente e sem a supervisão de nenhum adulto.

Pela primeira vez nesta iniciativa os visitantes foram acompanhados por um grupo de alunos que frequentam o recém-criado curso profissional de técnico de turismo, que os orientaram e apoiaram durante a visita aos diferentes espaços e enquanto permaneceram na escola.

Aqui fica o registo desta iniciativa …



... e a apreciação feita pelos nossos visitantes:

quinta-feira, 29 de maio de 2014

terça-feira, 27 de maio de 2014

Faltam dois dias para ... A 84ª edição da Feira do Livro de Lisboa



A Feira do Livro de Lisboa decorrerá de 29 de maio a 15 de junho de 2014, com descontos e promoções para todos os leitores.

Esta será a 84ª edição da Feira do Livro que se realiza desde 1930. A Feira acontece no Parque Eduardo VII, tem entrada gratuita, e convida o público a verificar o que há de novo no mundo da literatura, onde se inclui conhecer novos autores, os lançamentos mais recentes e também prestigiar autores portugueses já consagrados na literatura lusófona, para além de proporcionar um passeio no ambiente tranquilo do parque.

A Feira do Livro de Lisboa é organizada pela APEL (Associação Portuguesa de Editores e Livreiros) e de acordo com o regulamento, a grande maioria dos artigos vendidos na feira devem ter um desconto que pode variar entre os 10 e os 30%. As promoções são ainda maiores nos períodos especiais "hora H", a serem devidamente determinados pela organização(em anos anteriores entre as 22H00 e as 23h00, de 2ª a 5ª feira), e para obras apontadas como o "Livro do Dia" ou"Livro em Promoção".

Este evento é repetido todos os anos com vista ao fomento de hábitos de leitura e à difusão de obras de língua portuguesa. Junta editores, livrarias e escritores, que dividem mesas redondas, conferências e eventos paralelos e estão previstas várias sessões de autógrafos e lançamentos de livros de escritores nacionais e internacionais.

A Porto Editora já revelou, que à semelhança da edição anterior, conta com a presença do escritor chileno Luís Sepúlveda, que nos dias 7 e 8 de Junho virá dar a conhecer a sua obra mais recente “História de um caracol que descobriu a importância da lentidão”.

Imperdível, não é mesmo?

A feira vai estar aberta de segunda a quinta-feira entre as 12H30 e as 23H00, sexta-feira entre as 12H30 e as 24H00 e ao sábado, domingo e feriados entre as 11H00 e as 23H00.

Agora que só falta dois dias para a abertura deste evento contamos desesperadamente as horas, os minutos e segundos que faltam e sofre-se de ansiedade… bem gostaria que as barraquinhas estivessem por lá todo o ano e… ter a carteira bem recheadinha!!!!

Boas compras e muitas leituras!

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Exposição “Os livros que fizeram história” - Convite



Hoje a Biblioteca Escolar da Escola Secundária da Amadora recebeu a exposição itinerante organizada pela Santillana, subordinada ao tema “Os livros que fizeram história”.

Esta exposição vai estar patente até 30 de maio, na Biblioteca Escolar e estará aberta à Comunidade no seguinte horário:

- 2ª a 4ª Feira: 09H30-15H30; 18H45-21H00.
- 5ª Feira: 09H30-16H30; 20H30-22H30.
- 6ª Feira: 09H30-16H30.

Aceite o nosso convite e venha conhecer alguns dos livros reconhecidos mundialmente como importantes contributos para a literatura e para fomentar o prazer de ler.

ESPERAMOS POR SI!

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Hoje é o Dia do Autor Português



O Dia do Autor Português foi instituído em 1982 pelo maestro Nóbrega e Sousa e é comemorado no dia 22 de maio.

Esta celebração pretende homenagear os autores portugueses nas mais diversas áreas artísticas como a pintura, a literatura, a poesia, a música ou o cinema que têm contribuído para o enriquecimento da cultura portuguesa com as suas criações e distinguir aqueles que se destacaram na defesa e promoção dos direitos de autor.

Este ano a homenageada pela Sociedade Portuguesa de Autores, com o prémio Consagração de Carreira é a escritora Maria Teresa Horta.

quarta-feira, 21 de maio de 2014

23 de Maio – Dia da Escola Aberta



No próximo dia 23 de Maio, a Escola Secundária da Amadora organiza, mais uma vez, o Dia da Escola Aberta, para o qual foram convidados os alunos de 9º ano de outras Escolas/ Agrupamentos, seus professores e psicólogos. 

O objetivo principal desta iniciativa é dar a conhecer, in loco, a escola e as atividades que nela se desenvolvem e, simultaneamente, proporcionar um primeiro contacto com o ambiente de trabalho e de aprendizagem que aqui se vive. 

Para esse efeito foi programada uma receção aos visitantes, a realização de visitas guiadas a diferentes espaços educativos e a apresentação de atividades curriculares, de projetos e clubes. 

A partir das 09H30 venha conhecer-nos!

terça-feira, 20 de maio de 2014

FNAC procura novos talentos da literatura, até 30 de junho



A FNAC volta a convocar os novos talentos na área da literatura.

Para poder participar basta enviar, até 30 de junho, um conto inédito que tenha entre 10 a 15 páginas A4 e um máximo de 25 mil caracteres com espaço.

Os participantes terão de ter pelo menos 18 anos e, claro está, talento suficiente para impressionar o júri constituído pelo escritor Valter Hugo Mãe, o editor Carlos da Veiga Ferreira e a crítica literária Dóris Graça Dias.

O júri selecionará 10 contos que ficarão disponíveis no site culturafnac.pt e no FacebookFNAC para serem sujeitos a votação pública. Os cinco contos mais votados serão publicados.

Para mais informações consulte o regulamento.

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Portugal: Que direitos digitais e oportunidades devemos ter para realizar os nossos sonhos? - auscultação aos jovens de toda a Europa sobre o futuro da Internet


"Nós, representantes dos jovens de toda a Europa, convidamos-te a dizer aos responsáveis políticos e à indústria como deveria ser o futuro da Internet. Quais devem ser os teus direitos e oportunidades digitais? Diz -nos o que é importante para ti no que respeita ao teu futuro online.

A página do website Youth Manifesto dedicada a Portugal, pode ser encontrada aqui, aí poderás postar as tuas ideias, debater os prós e os contras com outros jovens, e votar em questões que aches que são as mais importantes.


Esta iniciativa faz parte de um processo de consulta que será realizada em duas fases:

  • A primeira, online, usando a plataforma para expressar e partilhar ideias e a tua visão de futuro (podes discutir este assunto também na escola juntamente com os teus colegas e professores e deixar no website os resultados dessa discussão). 
  • A segunda fase, os jovens que tiveram ideias mais votadas, serão convidados para irem a Bruxelas em Novembro de 2014 ao Safer Internet Fórum, para apresentarem as suas ideias aos decisores políticos e às pessoas da indústria. 

Esta é a tua oportunidade de teres a tua voz ouvida, e esperamos que a aceites e uses.


Pensa sobre as perguntas que se seguem e partilha/publica até dia 31 de maio os teus pensamentos online: 

1. Qual seria a única coisa que mudarias para fazer uma internet melhor?

2. A internet tem 25 anos de idade. Como pensas que vai parecer a Internet daqui a 25 anos? O que devia garantir?"


(Texto traduzido)

FONTE: Portugal: Youth Manifesto [Em linha][Consult. 10-05-2014] Disponível em https://tricider.com/en/brainstorming/1TSpD?wicket:pageMapName=wicket-0

terça-feira, 13 de maio de 2014

Concurso “Portefólio de Imagens da Iª. Guerra Mundial” – Divulgação dos resultados

De acordo com o regulamento do Concurso decorreu no dia 7 de maio a seleção das propostas apresentadas a concurso.

Divulgamos, então, os números referentes ao concurso:

• Nº de propostas entradas na BE/CRE – 5
• Nº de propostas admitidas a concurso – 4
• Nº de propostas excluídas – 1
• Nº de alunos participantes – 5

O portefólio vencedor foi apresentado pela aluna Joana Rebelo, aluna nº 20, da turma 11ª, do 12º ano.

Aos participantes no concurso será entregue, em data a definir, os certificados de participação e à vencedora o prémio estipulado.

Os jurados congratulam-se com o resultado e felicitam todos os participantes, esperando contar com a sua futura adesão em outras iniciativas promovidas pelo Grupo de Recrutamento de História.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Concurso do Logótipo da BE/CRE – Divulgação dos resultados

De acordo com o regulamento do Concurso decorreu a fase de seleção das propostas apresentadas para logótipo da Biblioteca Escolar - Centro de Recursos Educativos da nossa escola.

Divulgamos, então, os números referentes ao concurso:

• Nº de propostas entradas na BE/CRE – 3
• Nº de propostas admitidas – 3
• Nº de alunos participantes – 2:
  • Eduardo Souza Duque;
  • Jean Lucas Chiodi.
A proposta selecionada para logótipo da BE/CRE foi apresentada pelo aluno Eduardo Souza Duque, da turma 16ª, do 11º ano.

Aos participantes no concurso será entregue, em data a definir, os certificados de participação e ao vencedor o prémio estipulado. A ambos agradecemos o seu contributo nesta iniciativa e damos os parabéns pelas composições apresentadas. 

Dá-se aqui conhecimento do logótipo escolhido:

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Encontro com o alpinista João Garcia

O alpinista João Garcia esteve na ESA, a convite do aluno Gonçalo Ferreira (no âmbito do livro apresentado no Contrato de Leitura), do 10º2, e com coordenação e organização da professora de Português Ana Mendes da Silva, para partilhar com os alunos das turmas de 10º ano da professora (10º2, 10º4 e 10º 5), no auditório do pavilhão BN2, as suas experiências na prática desta modalidade desportiva, modalidade bastante difícil e que contém um coeficiente de risco que, como salientou, tem de ser gerido com muito bom senso. Esta sessão teve a cooperação da BE/CRE na organização da Feira de Livro do autor e no apoio à organização do evento.

A sessão foi antecedida pela apresentação de uma breve biografia de João Garcia e do resumo do seu livro “A mais alta solidão”, realizada pelo Gonçalo Ferreira e começou com o visionamento de um filme trazido pelo convidado.

A conferência de João Garcia baseou-se na sua vida como alpinista, dando a conhecer algumas das dificuldades enfrentadas na ascensão a montanhas com altitudes superiores a 8000 metros. Uma das dificuldades mencionadas foi a baixa temperatura, que diminui cerca de 6ºC por cada 1000 metros, o que significa que a 8000 metros a temperatura é -48ºC do valor registado ao nível médio da água do mar.

Outra dificuldade difícil de superar é a escassa humidade relativa, que atinge valores ínfimos da ordem de 5%, o que obriga à ingestão de líquidos para evitar a desidratação. A desidratação do organismo torna o sangue mais espesso e mais difícil a sua circulação e pode mesmo ocasionar a falta de irrigação dos vasos capilares periféricos o que pode exigir, em situações extremas, a amputação dos membros, como sucedeu ao nosso convidado que, deste modo, perdeu os dedos das mãos.

Como curiosidade a audiência ficou a saber que o fogão é um recurso imprescindível na ascensão às altas montanhas. Este é utilizado para aquecer e derreter a neve e o gelo e, assim, repor os níveis mínimos de hidratação do organismo.

João Garcia fez ainda referência à dificuldade gerada pela rarefação do ar que obriga a inspirações segundo a segundo, com consequências na diminuição do ritmo do andamento e na sensação de isolamento, em relação aos companheiros de escalada, do desportista. Citou o seguinte exemplo elucidativo: quando um alpinista se encontra a 100 metros do companheiro da frente e a 50 metros do companheiro imediatamente atrás de si, tal corresponde, a uma distância-tempo, respectivamente, de uma hora e de meia hora.

Frisou a necessidade de uma boa preparação física e da minimização do risco, que será tanto maior quanto mais prolongado for o período passado nestas altitudes tão elevadas. Justificou o recurso aos patrocínios e lamentou que os órgãos de comunicação social nacionais tivessem dado mais realce aos seus sucessos precisamente na subida que, segundo as suas palavras, pior correu: a subida ao Everest em que morreu um seu amigo e companheiro.

Em seguida ouviu e respondeu às questões colocadas por alunos e professores.

Foi um prazer receber João Garcia que deixou uma mensagem importante aos nossos alunos – o sucesso só se alcança através da preparação e do trabalho árduo e que nunca enganamos a nossa consciência.

Ao alpinista João Garcia apresentamos o nosso mais reconhecido agradecimento.

A sessão foi encerrada com os habituais pedidos de autógrafos.

Aqui ficam registados alguns momentos deste encontro, com as fotografias tiradas pelo nosso colega, já aposentado - Leonídio Henriques, a quem agradecemos este contributo.

terça-feira, 6 de maio de 2014

Encontro com... João Garcia



No dia 8 de Maio, às 10 horas, os alunos de 10º ano, das turmas 2ª, 4ª e 5ª, acompanhados pela professora de português, Ana Cristina Silva, irão encontrar-se com João Garcia, que virá falar dos seus livros e da sua vivência enquanto alpinista.

Na Biblioteca, já estão disponíveis as três obras do autor. Compra uma e poderás pedir-lhe que a autografe no dia do encontro.

Aqui fica uma pequena biografia de João Garcia que nos honra com a sua visita:

João Silva Abranches Garcia nasceu a 11 de Junho de 1967, em Lisboa. Em 1983, com 16 anos a experiência de viajar durante quatro dias de bicicleta à Serra da Estrela despoletou o gosto do que viria a ser a sua razão de vida – o montanhismo. Foi durante esta viagem que iniciou a prática da escalada em rocha, a que se seguiu, no ano seguinte, a escalada em neve e gelo e em 1985 a primeira expedição aos Alpes.

Em simultâneo foi atleta de competição de triatlo, desporto que lhe permitia adquirir a preparação física necessária para o montanhismo.

Nos anos 90 do século passado, mais propriamente em 1993, inicia a ascensão aos Himalaias, integrado numa expedição internacional polaca. Vencido neste ano a montanha Cho Oyu (8201 m) no Tibete, sem recurso a oxigénio artificial e trilhada uma nova via seguiram-se as outras treze montanhas com mais de 8000 metros existentes no planeta, tornando-se a 17 de abril de 2010 o décimo alpinista do mundo a realizar esta proeza.

Contudo foi a escalada ao Monte Everest (8848 metros) que lhe trouxe mais fama, tendo sido o primeiro português a alcançar o seu cume, no dia 18 de Maio de 1999. 

Sendo o único português “cameraman” de altitude e de condições extremas, tem realizado vários documentários sobre as suas expedições, e que têm sido transmitidas nas televisões portuguesa, tem publicado três livros da sua autoria e lançou em 2009 um filme que relata o seu projeto de conquistar as 14 montanhas mais altas do mundo.

João Garcia foi ainda embaixador da prevenção contra a SIDA 2006-2009.


Para saber mais consulte o sítio web oficial de João Garcia.

FONTE: WIKIPÉDIA – João Garcia [Em linha] [Consult. 02-05-2014] Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Garcia

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Livro do Mês - Maio

A proposta de leitura deste mês pretende homenagear um importante vulto da literatura portuguesa da segunda metade do século XX, recentemente falecido – Vasco Graça Moura.

A escolha recaiu sobre a antologia “Os poemas da minha vida”, obra constituída por poemas seleccionados por Vasco Graça Moura de entre aqueles que passando a citar ”num determinado momento, me revelaram ou desvendaram aspectos qualitativamente novos do mundo, da literatura ou de mim; que contribuíram para a própria espessura e para a própria densidade da minha aprendizagem”1.

Apresenta-se em seguida o livro seleccionado:

Fica aqui uma pequena nota biográfica sobre o autor:

Vasco Navarro da Graça Moura nasceu na Foz do Douro, Porto, a 3 de Janeiro de 1942 e faleceu em Lisboa, a 27 de Abril de 2014. Ao longo dos 72 anos de vida distinguiu-se como escritor, tradutor e político.

Licenciado em Direito, pela Universidade de Lisboa, exerceu advocacia entre 1966 e 1983. Após o 25 de Abril de 1974, aderiu ao Partido Social Democrata (PSD). Da sua carreira política destaca-se ter assumido o cargo de secretário de Estado de dois Governos provisórios, em 1975 e ter sido eleito deputado ao Parlamento Europeu, em 1999.

Desempenhou ainda funções directivas na RTP, na Imprensa Nacional e na Comissão para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses.

«Para ele, a poesia "é uma questão de técnica e de melancolia", crescendo d' A Furiosa Paixão pelo Tangível através de uma densa rede metafórica que combina a intertextualidade, relacionada especialmente com Camões, Jorge de Sena, Dante, Shakespeare e Rilke, objectos privilegiados de estudo deste autor, e uma tendência ironicamente discursivista assente na agilidade sintáctica.

É autor de três ensaios sobre Camões: Luís de Camões: Alguns Desafios (1980), Camões e a Divina Proporção(1985) e Sobre Camões, Gândavo e Outras Personagens (2000). Em 1996, a sua obra foi reunida em volume. Dos títulos deste autor, podemos salientar Concerto Campestre, os romances Quatro Últimas Canções (1987) e Meu Amor Era de Noite (2001), os livros de poesia Uma Carta no Inverno, que lhe valeu o prémio da APE, e Poemas com Pessoas (ambos de 1997).

Recebeu o Prémio Pessoa em 1995, a medalha de ouro da Comuna de Florença em 1998, ambos atribuídos à sua tradução da Divina Comédia de Dante e pelo conjunto da sua obra foi atribuído o Prémio Morgado de Mateus, em 2013».

FONTE:

1 JORNAL PÚBLICO: Cultura de 01-07-2005 [Em linha] [Consult. 28-04-2014] Disponível em http://www.publico.pt/cultura/jornal/os-poemas-da-minha-vida-28078

WOOK – Vasco Graça Moura [Em linha] [Consult. 28-04-2014] Disponível em http://www.wook.pt/authors/detail/id/17524