O Dia Mundial da Alimentação é celebrado no dia 16 de outubro de cada ano para comemorar a criação em 1945 da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO). Foi estabelecido em novembro de 1979, pelos países membros na 20ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a alimentação e a agricultura.
Os objetivos do Dia Mundial da Alimentação são:
· Consciencializar o conjunto da humanidade sobre a difícil situação que enfrentam as pessoas que passam fome e estão desnutridas;
· Promover em todo o mundo a participação da população na luta contra a fome;
· Alertar para a necessidade da produção alimentar e reforçar a necessidades de parcerias a vários níveis;
· Reforçar a cooperação económica e técnica entre países em desenvolvimento;
· Incentivar a transferência de tecnologias para os países em desenvolvimento;
· Encorajar a participação da população rural, na tomada de decisões que influenciem as suas condições de vida.
Este ano a FAO propôs como tema na comemoração deste dia: “Sistemas alimentares sustentáveis para segurança alimentar e nutrição”.
Com este tema a FAO pretende que se reflita sobre a utilização de modelos insustentáveis de desenvolvimento, que são responsáveis pela degradação do meio ambiente e que colocam em causa os ecossistemas e a biodiversidade tão necessários para garantir a produção de alimentos no futuro.
Sendo a alimentação um fator importante na nossa qualidade de vida e fundamental para se ser saudável e bem constituído torna-se assim urgente ponderar nas mudanças que devem ocorrer nos sistemas agrícolas e no nosso próprio regime alimentar.
Será a nossa alimentação sustentável e saudável?
O que comemos?
A Biblioteca Escolar – Centro de Recursos não ficou alheia a esta comemoração e assinala-o através de uma mostra de fundo documental subordinado ao tema adotado para o Dia Mundial da Alimentação 2013.
Os livros expostos:
FONTE: FAO – Dia Mundial da Alimentação [Em linha] [Consult. em 16-10-2013]. Disponível em https://www.fao.org.br/dma2013.asp
Sem comentários:
Enviar um comentário