sexta-feira, 24 de maio de 2024

AmadoraEduca 2024

De 27 a 29 de Maio irá decorrer no Parque da Liberdade - antigo Ski skate Amadora Park -, a edição do AmadoraEduca, iniciativa organizada pela Câmara Municipal da Amadora, que reúne as escolas e os alunos do concelho da Amadora.
Esta iniciativa anual promove a troca de experiências, a partilha de conhecimentos e saberes, com vista ao estabelecimento de redes de comunicação e de trabalho integrado entre as várias escolas do Município e, sobretudo, entre os diferentes graus de ensino. Visa igualmente divulgar os projetos educativos desenvolvidos ao longo do ano letivo pelos agrupamentos de escolas, no âmbito do Programa Municipal de Apoio aos Projetos Socioeducativos.

Durante três dias, das 09H00 às 17H30, em horário exclusivo às escolas, será oferecida às crianças e jovens diversas atividades, vários jogos e muita animação!

Como habitualmente a biblioteca da Escola Secundária da Amadora irá dinamizar um conjunto de atividades, as quais dá a conhcer no seguinte cartaz:

O AmadoraEduca irá estar aberto ao público, em horário a divulgar oportunamente.

A entrada é livre.

quarta-feira, 22 de maio de 2024

Guia de sobrevivência à Feira do Livro

Inspirado no guião elaborado pelo PNL 2027 aqui fica um guia de orientação e programação da visita à feira do livro:
 


Siga estes passos e usufrua plenamente da ida à feira do livro.


Fonte:
PNL 2027. Guia de sobrevivência à feira do livro (Em linha) Disponível em https://www.pnl2027.gov.pt/np4/file/3783/Feira_do_Livro_guiadesobrevivencia.pdf

94.ª edição da Feira do Livro de Lisboa


Falta apenas uma semana!





A 94.ª edição irá decorrer entre 29 de maio e 16 de junho e terá oito novos participantes, mais dez pavilhões, 2 novas praças, um horário antecipado e uma maior ocupação do espaço do Parque Eduardo VII. 

Visite a feira de acordo com o seguinte horário:

==> segunda a quinta-feira - das 12h00 às 22h00;

==> sexta-feira e vésperas de feriados - das 12h00 às 23h00;

==> sábado - das 10h00 às 23h00;

==> domingos e feriados - das 10h00 às 22h00.

Horários especiais:

==> 29 de maio - das 12h00 às 23h00;

==> 30 de maio - das 10h00 às 22h00;

==> 10 de junho - das 10h00 às 23h00;

==> 12 de junho - das 12h00 às 23h00;

==> 13 de junho - das 10h00 às 22h00.

À semelhança das edições anteriores a Feira do Livro mantém a “Hora H” (uma espécie de happy-hour, um dos momentos mais procurados pelos leitores, devido aos descontos a partir de 50%, em livros lançados há mais de 24 meses. 

A Hora H funciona a partir do dia 3 a 12 de junho, entre segunda a quinta-feira, na última hora da Feira, ou seja, entre as 21h00 e as 22h00, à exceção de dias feriado: 30 de maio, 10 de junho e 13 de junho, em que não há Hora H. Dia véspera de feriado: 12 de junho, a Hora H mantém-se na última hora da Feira, no caso, entre as 22h00 e as 23h00.

Veja os aderentes da Hora H.

Para se manter informado acerca das várias iniciativas previstas, consulte a página da Feira do Livro.

Não perca!

Bom passeio, boas compras e ... muitas leituras!

terça-feira, 21 de maio de 2024

Dia da Europa I Peddy Paper

Para a celebração desta efeméride o Clube Europeu em parceria com os professores de Geografia e a Biblioteca Escolar organizaram um peddy paper, no qual participaram alunos de 10.º ano, das turmas da professora Eliana e do professor António Silva, monitorizados por alunos do 12.º 10.

Aqui ficam algumas imagens que testemunham a atividade realizada pelos alunos na biblioteca escolar:

quarta-feira, 15 de maio de 2024

50 anos 25 de Abril | Exposição

Os 50 anos de democracia em Portugal foram assinalados no Agrupamento de Escolas Pioneiros da Aviação Portuguesa com várias iniciativas dinamizadas pelo Grupos de Recrumentamento de História e de Geografia, Clube Europeu e BE/CRE, em colaboração com os diretores de turma.

Entre os dias 22 de abril e 2 de maio, esteve patente no Polivalente, uma exposição dedicada à celebração da Liberdade que incluiu - mensagens e poemas alusivos à efeméride pela autoria de alunos de diversas turmas, uma mostra bibliográfica dedicada à Revolução de abril, projeção de documentários históricos sobre a Revolução, apresentação das infografias do PORDATA intituladas “5 décadas de democracia, o que mudou?”, que foram exploradas pelas turmas visitantes com base no preenchimento de um roteiro/questionário e momentos de interlúdio musical onde foram ouvidas algumas canções de intervenção. 

A comemoração dos 50 anos do 25 de Abril na ESA, culminou no dia 29 de abril, com uma sessão-debate, a convite da RTP, e contou com a presença do eurodeputado José Gusmão. A sessão-debate intitulada " Desafios da União Europeia em ano de eleições", foi dinamizada por alunos do Clube Europeu pertencentes a turmas de 12.º ano de Línguas e Humanidades. 



Aqui ficam também as ligações a:

Roteiro de Infografias PORDATA "5 décadas de democracia, o que mudou?"
https://drive.google.com/file/d/1uMbexIZZVlcdx1YVARWX7Im082zhgB3R/view?usp=sharing

Questionário elaborado pelos alunos do 12.º 11 à comunidade escolar sobre a Revolução de 25 de Abril:
https://forms.gle/rZb2tg74VBv53TYQ8

terça-feira, 14 de maio de 2024

Troca internacional de marcadores digitais - exposição dos trabalhos



Encontra-se patente, no polivalente da escola, a exposição relativa ao projeto de troca de marcadores digitais.

Pretendemos, deste modo, dar a conhecer à Comunidade Escolar os trabalhos elaborados quer pelos nossos alunos, quer pelos alunos indianos, parceiros neste projeto.

Os marcadores, que foram impressos, encontram-se à venda na biblioteca.













Aqui fica o convite:


Troca internacional de marcadores digitais - marcadores enviados

Partilhámos com os alunos de Adani Foundation, Shree Mota Bhadiya Primary School no 3, em Kutch, Gujarat, India, os marcadores digitais realizados pelos alunos do 12.º Ano, no âmbito da disciplina de Aplicações Informáticas B.

Os alunos quiseram, nos seus trabalhos, dar a conhecer aos seus parceiros, elementos fundamentais da História e Cultura Portuguesa, tais como monumentos arquitetónicos importantes entre os muitos dos oito séculos nos quais transcorre a nossa identidade nacional, símbolos diversos (azulejos, selos, o Galo de Barcelos, Clubes de Futebol, elementos da nossa gastronomia, etc.), personagens que expressam a nossa singularidade como país (reis, guerreiros, navegantes, poetas, cantores, romancistas e desportistas), bem como excertos de obras literárias.

Parabéns pelo empenho dos nossos alunos.






segunda-feira, 13 de maio de 2024

Troca internacional de marcadores digitais - marcadores recebidos

No âmbito da celebração do Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE) os alunos da disciplina de Aplicações Informáticas B aceitaram o desafio para participar na parceria internacional "Digital bookmark exchange programme 2023", promovido pela IASL.

A nossa escola parceira neste intercâmbio é Shree Mota Bhadiya Primary School n.º 3, localizada em Kutch, estado de Gujarat - India. 

O professor coordenador da escola indiana, Jayesh Mothariya, já nos fez chegar os marcadores da sua escola, bem como marcadores elaborados por alunos de outras escolas indianas, que tal como a Shree Bhadiya Primary School n.º 3, estão inseridas no projeto Utthan, da Fundação Adani.

Parabéns a todos (alunos e professores) pela parceria!

Eis alguns dos marcadores recebidos:




quarta-feira, 8 de maio de 2024

Dia da Europa


9 de Maio



O Dia da Europa é comemorado anualmente a 9 de maio, para festejar a paz e a unidade do continente europeu. A data assinala o aniversário da histórica «Declaração Schuman», que no dia 9 de maio de 1950, pelas 16H00, Robert Schumann, o então ministro dos Negócios Estrangeiros de França, apresentou, no Salon de l'Horloge do Quai d'Orsay, em Paris.

A "Declaração Schuman", baseada numa ideia originalmente lançada por Jean Monnet, destacava os valores de paz, solidariedade, desenvolvimento económico e social, equilíbrio ambiental e regional e incluía a criação de uma instituição europeia supranacional incumbida de gerir as matérias-primas que, nessa altura, constituíam a base do poderio militar: o carvão e o aço. Estavam assim criadas as bases fundadoras do que é hoje a União Europeia (UE).

Em 2024, esta declaração comemora o seu 74.º aniversário

Para a celebração desta efeméride o Clube Europeu organizou, com o apoio dos professores de Geografia e da Biblioteca Escolar, um conjunto de iniciativas, das quais destacamos o peddy paper, que envolve alunos de turmas de 10.º e 12.º ano.

terça-feira, 7 de maio de 2024

Proibido Ler!

 

 #rbe50anos25abril e #50anos25abril



Finalizamos este mês a rúbrica "Proibido ler! - a biblioteca dos livros censurados e/ou proibidos durante o Estado, com o livro de poemas "Praça da canção", de Manuel Alegre. A obra publicada em maio de 1965 inspirou uma geração de jovens portugueses, sobretudo estudantes universitários, na luta contra o regime de Salazar e Marcelo Caetano e na oposição à guerra colonial.


Título:
A praça da canção

Autor:
Manuel Alegre

Ilustração:
José Rodrigues

Prefácio:
Paula Morão

Publicação:
Lisboa : Dom Quixote, 2005

N.º páginas: 
149 p., il.



segunda-feira, 6 de maio de 2024

Livro do Mês - Maio de 2024

Considerando o recente falecimento do escritor Paul Auster (30.04.2024) elegemos este mês uma das suas obras mais emblemática - A trilogia de Nova Iorque, composta por três narrativas intituladas Cidade de Vidro, Fantasmas e Quarto Fechado. São três fascinantes histórias de mistério, centradas no submundo de Nova Iorque, em que o leitor, tal como os personagens, é envolvido pelo enredo, pelo ambiente misterioso e pelo puzzle forjado, em que o autor é mestre incontestado.



Sobre o autor:

Paul Auster nasceu em New Jersey em 1947. Licenciou-se em 1970 na Universidade de Columbia e viveu durante quatro anos em França. A sua proximidade à literatura francesa marcou-o para sempre. Admirador confesso de André Breton, Paul Éluard, Stéphane Mallarmé, Sartre e Blanchot, alguns dos quais traduziu para a língua inglesa.
Além destes autores, Paul Auster refere ainda como suas influências Dostoiévski, Ernest Hemingway, F. Scott Fitzgerald, Faulkner, Kafka, Hölderlin, Samuel Beckett e Marcel Proust.
Considerado um nome maior da literatura contemporânea e autor de culto, foi galardoado com o Prémio Príncipe das Astúrias de Literatura 2006, nomeado Comendador da Ordem das Artes e das Letras de França em 2007 e foi membro da Academia Americana de Artes e Letras e da Academia Americana de Artes e Ciências. A sua obra encontra-se traduzida em mais de quarenta línguas.

quinta-feira, 2 de maio de 2024