quinta-feira, 31 de agosto de 2023

Festa do Livro de Belém 2023



A VI.ª edição da Festa do Livro regressa aos Jardins do Palácio de Belém entre os dias 31 de agosto e 3 de Setembro. Tal como nas edições anteriores, realizadas todos os anos desde 2016,  irão ser quatro dias de leituras, debates, livros, música, cinema, jogos didáticos e apresentações, numa iniciativa do próprio Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Da programação destacamos:

 31 de agosto, pelas 22 horas, será exibido o filme Autografia, de Miguel Gonçalves Mendes, a propósito do centenário do nascimento do poeta e pintor Mário Cesariny.

 A animação musical ficará a cargo de Sérgio Godinho (1 de setembro, 22h), Ana Moura (2 de setembro, 22h) e Carlão (3 de setembro, 21h).

 Debates com moderação de Pedro Mexia:
  • 2 de setembro, às 18 horas - «Três vezes cem (Eugénio de Andrade, Natália Correia e Mário Cesariny)», com Adolfo Luxúria Canibal, Joana Matos Frias e João Luís Barreto Guimarães. 
  • 3 de setembro, às 18 horas - «No meio está a virtude? (Moderação e radicalismo hoje)», com António Barreto e Helena Matos.

No vídeo que se segue o Presidente da República portuguesa, apela à participação nesta edição da Festa do Livro, destacando as principais atrações desta iniciativa:



Entrada livre pelo Museu da Presidência da República ou pelo Jardim Botânico Tropical.

Horário:

✒ 5.ª feira: 18H00-22H00

✒ 6.ª feira e sábado: 11H00-22H00

✒ Domingo: 11H00-21H00

Descarregue o folheto com a Programação Completa dos 4 dias.


Fonte:
Presidência da República Portuguesa. Festa do livro em Belém. Acedido em 31.08.2023 em https://www.museu.presidencia.pt/pt/destaques/festa-do-livro-em-belem-2023/

quarta-feira, 9 de agosto de 2023

Cesariny 100



No dia do centenário de Mário Cesariny escutamos os seus poemas, ouvimos quem nos evoca a sua vida e obra e recebemos uma atuação ao vivo de Os Poetas, que apresentam um novo disco a si dedicado.

Um programa Antena 1 para ouvir na RTP Palco.

Mário Cesariny | Centenário do nascimento

100 ANOS | 1923 - 2023


Mário Cesariny de Vasconcelos nasceu a 9 de agosto de 1923, em Lisboa e faleceu a 16 de novembro de 2006, naquela cidade.

Foi poeta, pintor, tradutor e considerado um dos grandes Mestres do Surrealismo Português. 

O Centenário do nascimento de Mário Cesariny é assinalado com uma vasta programação, da qual detacamos a exposição Mário Cesariny: Em todas as ruas te encontro, com curadoria de Marlene Oliveira, Perfecto Cuadrado e João Pinharanda, patente na Fundação Cupertino de Miranda, em Vila Nova de Famalicão. Nesta mostra são apresentadas obras do principal núcleo artístico de Cesariny, presentes na coleção da Fundação Cupertino de Miranda. Para além disso, poderão ser vistos objetos que se encontravam nas paredes de sua casa, ou espalhados pelo seu quarto. Estará patente até setembro de 2024.

Toda a programação do Centenário pode ser consultada aqui.

 


Em todas as ruas te encontro

Em todas as ruas te encontro
em todas as ruas te perco
conheço tão bem o teu corpo
sonhei tanto a tua figura
que é de olhos fechados que eu ando
a limitar a tua altura
e bebo a água e sorvo o ar
que te atravessou a cintura
tanto tão perto tão real
que o meu corpo se transfigura
e toca o seu próprio elemento
num corpo que já não é seu
num rio que desapareceu
onde um braço teu me procura
Em todas as ruas te encontro
em todas as ruas te perco

In: Mário Cesariny, Poesia (1944 – 1955)
Lisboa: Delfos, 1961

Declamação: Isaque Ferreira