Imagem disponível em https://br.rbth.com/historia/82731-por-que-urss-assinou-tratado-nao-agressao
O Pacto Molotov–Ribbentrop, também conhecido como Pacto Nazi–Soviético, Pacto de Não Agressão Germano–Soviético ou Pacto de Não Agressão Germano Nazi-Soviético (oficialmente: Tratado de Não Agressão entre a Alemanha e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), foi um pacto de neutralidade entre a Alemanha Nazi e a União Soviética assinado em Moscovo em 23 de Agosto de 1939 (80 anos) pelos ministros dos Negócios Estrangeiros Joachim von Ribbentrop e Vyacheslav Molotov, respetivamente.
O tratado estabelecia cláusulas de não agressão entre os países, o compromisso pela busca de soluções pacíficas entre ambas as nações, a intenção de estreitar os laços económicos e comerciais e ajuda mútua. O tratado também continha cláusulas secretas que dividia os territórios da Polónia, Lituânia, Letónia, Estónia, Finlândia e Roménia, em esferas de influência alemãs e soviéticas, fixando os limites da influência da Alemanha e da URSS mediante mútuo acordo. Determinou-se que a Polónia seria uma "zona de influência", repartida entre ambos os países, enquanto que a Alemanha teria que reconhecer a Estónia, Letónia e Lituânia como "zonas de interesse soviético". Pelo pacto, os países também se comprometiam a fazer uma consulta mútua sobre assuntos de interesse comum e também não poderiam participar de alianças que fossem contra algum dos estados participantes do pacto, no caso Alemanha ou URSS. Contudo, no final de 1940, Hitler quebrou o acordo e, em 22 de junho de 1941, as tropas germânicas atacaram, de surpresa, a União Soviética.
No entanto, a verdadeira história deste pacto, ponto de partida da Segunda Guerra Mundial, é muito mais ambígua do que parece. É, em primeiro lugar, a história de um surpreendente fracasso coletivo em que britânicos e franceses partilham muita responsabilidade. Seguindo, passo a passo, os acontecimentos que levaram à assinatura do pacto, o documentário intitulado "O pacto nazi soviético : o fiasco da diplomacia europeia", escrito e realizado por Cédric Tourbe é um relato desse fiasco através dos olhos daqueles que tentaram ao máximo evitar o pior.
Clique na imagem para aceder ao documentário.
Fonte:
WIKIPÉDIA; "Pacto Molotov-Ribbentrop" (Em linha) (Consult. 27.08.2019) Disponível em
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pacto_Molotov-Ribbentrop
RTP PLAY; "O Pacto nazi soviético: o fiasco da diplomacia europeia" (Em linha) (Consult. 27.08.2019) Disponível em https://www.rtp.pt/play/p6138/o-pacto-nazi-sovietico