terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Maratona das cartas 2018

Processo de contagem e de preparação das futuras entregas às autoridades pela Amnistia (Portugal)

O nosso Agrupamento participou, mais uma vez, numa das maiores iniciativas da Amnistia Internacional – a Maratona das Cartas. Com a Amnistia Internacional sensibilizamos para um conjunto de casos selecionados de violações de direitos humanos, o que poderá resultar numa melhoria das condições de vida para os defensores de direitos humanos.

Será que a Amnistia (Portugal) conseguirá bater o recorde do ano passado e enviar mais de 308 mil assinaturas?

As nossas, cerca de 3 700… já foram enviadas; e cada uma delas implicou um conhecimento dos casos onde os Direitos Humanos não foram respeitados.


segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Em Memória das Vítimas do Holocausto


Todos os anos no dia 27 de Janeiro recordam-se as vítimas do Holocausto de forma a fazer jus ao lema "Lembrar para jamais repetir"

Com este objetivo mostramos a curta metragem "O unicórnio de porcelana"que se pode definir como um "drama histórico, que narra de forma delicada os horrores vividos durante a II Guerra Mundial na Alemanha nazista, e que fala de temas de profunda complexidade com rara beleza e delicadeza: nazismo, opressão, intolerância, redenção, memória, esquecimento, reencontros, perdas e ganhos.  

A memória, para uns, pode ser como o unicórnio de porcelana, quebrado, esmagado, tornado quase pó. 

Mas para outros, ainda que restaurada com suas marcas do tempo, suas fissuras, suas partes faltando, é o que faz a humanidade seguir adiante, em busca de um mundo melhor.

Assista aqui o filme “O Unicórnio de Porcelana” (Keegan Wilcox, 2010, 3 min.)



Fonte: 
Revista prosa Verso e Arte (Em linha) (Consult. 27.01.2019) Disponível em https://www.revistaprosaversoearte.com/o-unicornio-de-porcelana-um-filme-emocionante-sobre-a-coragem-e-a-pureza-das-criancas-mesmo-em-meio-a-guerra/

quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Cidadania e biblioteca escolar | Pensar e intervir


Um novo sítio em linha criado pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE)

"Assumindo o desígnio, inscrito na Carta do Conselho da Europa sobre a Educação para a Cidadania Democrática e a Educação para os Direitos Humanos (web | pdf ING | pdf PT), de transformação da sociedade por via da educação de cada cidadão, a RBE criou um sítio em linha, Cidadania e Biblioteca Escolar – Pensar e Intervir, com o propósito de promover uma cultura de cidadania democrática, reforçando o papel da biblioteca escolar no aprofundamento dos conteúdos do currículo e na formação integral das crianças e jovens nos dias de hoje, em convergência com a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Enquadrando-se no plano não formal e informal da educação, os conteúdos deste sítio estruturam-se em três áreas de ação, nas quais as crianças e jovens são os protagonistas:

⇒ Dinâmicas educativas ou jogos de aprendizagem promotores de atitudes e comportamentos que favoreçam a tomada de consciência, decisão e intervenção em grupo e no espaço público;

 Clips ou ações do quotidiano que, não obstante o caráter espontâneo e efémero, podem ajudar ao envolvimento e à intervenção; 

 Notas das escolas, espaço de partilha, pelas escolas, de ações que realizaram na área da cidadania.

Olhando para o presente, o ideal humanista de construção do conhecimento, alicerçado no bem e no belo, surge ameaçado. Olhando para o futuro, vemos na qualidade e continuidade das aprendizagens que todos possamos realizar o caminho que nos pode aproximar do cumprimento deste ideal. Confiamos nos responsáveis das bibliotecas para esta missão."

Rede de Bibliotecas Escolares

terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Concurso "Faça lá um poema" 2019
10.ª edição



O Plano Nacional de Leitura (PNL2027) e a Fundação Centro Cultural de Belém (CCB), com intenção de incentivar o gosto pela leitura e pela escrita de poesia, promovem pelo 10.º ano consecutivo a edição do Concurso "Faça lá um poema", dirigido aos alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, das escolas públicas e privadas do continente e ilhas.

À semelhança das edições anteriores a participação no concurso é individual e sob pseudónimo e não é subordinado a um tema específico, porém, tendo em conta que o poeta celebrado este ano, no Dia Mundial da Poesia no CCB é Sophia de Mello Breyner Andresen pode ser tomada como referência esta poetisa e a sua vasta temática.

O concurso termina no dia 18 de fevereiro de 2019.

Um júri, designado pelo CCB e pelo PNL2027, selecionará os três melhores textos dos concorrentes do 3.º ciclo do ensino básico e os três melhores textos dos concorrentes do ensino secundário, a quem serão atribuídos prémios a divulgar nos portais do PNL2027 e do CCB.

A apresentação pública dos poemas selecionados terá lugar no Centro Cultural de Belém, no âmbito das comemorações do DIA MUNDIAL DA POESIA, que se celebra a 23 de março de 2019.

Para mais informações consulte o Regulamento

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Livro do Mês - Janeiro de 2019

No mês em que se recorda as vítimas do Holocausto a biblioteca escolar propõe como leitura o livro de Richard Zimler intitulado "A Sétima Porta".

.


“A Sétima Porta” é um livro riquíssimo de pormenores históricos e personagens particulares. Tendo por base um ramo da família Zarco e os manuscritos de Abraão Zarco (ler "O último cabalista de Lisboa"), Richard Zimler constrói uma narrativa que se desenvolve num período de tempo que vai desde a subida de Hitler ao poder até à sua queda e fim da Segunda Guerra Mundial,  que foca a progressão das suas políticas que passam pela sobejamente conhecida perseguição aos judeus, mas também as perseguições a outros grupos, as esterilizações compulsivas enquadradas no programa de eugenia praticado pelo regime e o extermínio de cidadãos alemães portadores de deficiência.

Fica aqui uma pequena nota sobre o autor:

Richard Zimler nasceu em 1956 em Roslyn Heights, um subúrbio de Nova Iorque. Fez um bacharelato em Religião Comparada na Duke University e um mestrado em Jornalismo na Stanford University. Trabalhou como jornalista durante oito anos, principalmente na região de São Francisco. Em 1990 foi viver para o Porto, onde lecionou Jornalismo, primeiro na Escola Superior de Jornalismo e depois na Universidade do Porto. Tem atualmente dupla nacionalidade, americana e portuguesa. Desde 1996, publicou onze romances, uma coletânea de contos e cinco livros para crianças. A sua obra encontra-se traduzida para 23 línguas.

Se pretender saber mais sobre este escritor e a sua obra clique aqui.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Concurso: Quem é Calouste?



Com o objetivo de assinalar os 150 anos da data de nascimento de Calouste Sarkis Gulbenkian (23.03.1869)a Fundação Calouste Gulbenkian promove o concurso "Quem é Calouste?" com o objetivo de dar a conhecer junto dos jovens a figura do seu Fundador.

Para o efeito, os jovens de todo o país entre os 15 e os 25 anos de idade são convidados a apresentar, através de manifestações artísticas - Música, Artes Visuais, Texto ou Filme - as suas interpretações das diferentes fases da vida de Calouste Gulbenkian.

Texto
Serão aceites ensaios, poemas, crónicas ou outro género de texto, sem número limite de palavras.

Artes Visuais
Serão aceites desenhos, pinturas, esculturas, instalações, fotografias, arte urbana, entre outras formas de expressão visual.

Filme
Serão aceites vídeos com a duração máxima de 10 minutos.

Música
Serão aceites todos os géneros e estilos musicais com a duração máxima de 5 minutos.

Submete o teu trabalho online até 24 de fevereiro de 2019.

Os participantes entre os 15 e 18 anos devem estar inscritos no ensino secundário.

Prémios:

           ⬂ 
                         ⬂ 

 Se tens entre 15 e 18 anos



Se tens entre 19 e 25 anos



Consulte o Regulamento AQUI.

Conhece Calouste Sarkis Gulbenkian?

Nas comemorações dos 150 anos do nascimento de Calouste Sarkis Gulbenkian, Martin Essayan, um dos administradores da Fundação Calouste Gulbenkian, fala-nos de diferentes aspetos da vida do bisavô, um homem à frente do seu tempo. Na entrevista destaca os valores e os princípios do bisavô e aquela que era a sua visão do mundo nos inícios do século XX.



Na entrevista Martin Essayan, refere ainda outros aspetos da vida do bisavô, de como se tornou o homem mais rico do mundo e destaca neste vídeo a ética profissional e o espírito visionário do magnata arménio, considerado um “arquiteto de empreendimentos”.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Concurso Nacional de Ilustração “A(r)Riscar”



No âmbito da celebração de 500 anos de circum-navegação de Fernão Magalhães promovido pelo Estado Português a Ajudaris associa-se a esta iniciativa, desafiando os jovens na elaboração de um trabalho original sobre o tema “Os Descobrimentos”, deixando ao aluno o critério livre de escolher a técnica e o suporte de desenho.

O concurso é aberto à participação de todos os jovens que frequentam o 3.º Ciclo (7.º/8.º/9.º) e o ensino secundário (10º/11º/12º) das escolas públicas, privadas e escolas profissionais acreditadas em qualquer modalidade, de todo o país (território nacional português), no ano letivo 2018/2019.

O projecto é SIMPLES: consiste na elaboração de um trabalho original 25 cm x 25 cm.

Este projecto é TOTALMENTE gratuito!!

Vais Arriscar ou Riscar??

Inscrições abertas até dia 15 de janeiro de 2019

Prazo de entrega dos trabalhos: 15 de março de 2019