quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

10.ª edição do concurso Inês de Castro



O Concurso Inês de Castro recolhe da história de D. Pedro e D. Inês a sua temática base permanente e unificadora, sendo a 10.ª edição dedicada a uma das suas dimensões: o AMOR e DESAMOR.

O Concurso dirige-se aos alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário que se façam conhecedores da história da relação entre D. Pedro e D. Inês de Castro e realizem, a partir do mapeamento de lugares históricos e geográficos bem como dos seus contextos sociais, políticos, económicos, literários e afetivos, um trabalho performativo direta ou indiretamente relacionado com os amores de Pedro e Inês, cujo produto final deve ser apresentado em vídeo.

As escolas/ os agrupamentos podem apresentar a concurso os seus trabalhos em grupos, com um número máximo de 5 elementos, acompanhados por um professor.

Os agrupamentos de escolas poderão concorrer com o máximo de dois trabalhos por ciclo/nível de ensino conforme o Regulamento.

A inscrição deverá realizar-se através do preenchimento de um formulário próprio disponível no Sistema de Informação do Plano Nacional de Leitura (SIPNL) até 23 de março de 2018.

Os trabalhos a apresentar a concurso serão enviados para o endereço equipapnl2027@gmail.com até 28 de abril de 2018.

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Plataforma digital do “Livro do Desassossego”
Arquivo LdoD


Do projeto “Nenhum problema tem solução : um arquivo digital colaborativo do Livro do Desassossego”, desenvolvido por investigadores do Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra (CLP) e do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores em Lisboa (INESC-ID Lisboa) nasceu o Arquivo LdoD.

O arquivo LdoD consiste num arquivo hipermédia dinâmico que contém imagens dos documentos, autógrafos, novas transcrições desses documentos e ainda transcrições de quatro edições da obra. Além da leitura e comparação das transcrições, o Arquivo LdoD permite que os utilizadores colaborem na criação de edições virtuais do Livro do Desassossego.

O arquivo está dividido em cinco grandes capítulos:
- “Leitura”, que permite ler a obra de acordo com diferentes sequências,
- “Documentos”, que contém a listagem de todos os fragmentos e informação acerca das fontes,
- “Edições”, que permite a visualização dos originais e comparação das transcrições,
- “Pesquisa”, para selecionar fragmentos de acordo com múltiplos critérios,
- “Virtual”, que permite criar edições virtuais e suas taxonomias.

Este arquivo poderá ser manuseado com facilidade e proveito por utilizadores muito diversos como estudantes, investigadores, editores e leitores em geral.

Para aceder a este arquivo clique na imagem.

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Dia de S. Valentim | SMS Dia dos Namorados : resultados da iniciativa


Hoje, dia 15 de fevereiro, sete cúpidos da Biblioteca Escolar distribuíram 92 cartas pelos alunos de várias turmas, de acordo com o seguinte gráfico:



A equipa da BE/CRE agradece a todos os participantes e em especial aos nossos mensageiros.

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

9.ª edição do concurso “Faça lá um poema”



O Plano Nacional de Leitura (PNL2027) e a Fundação Centro Cultural de Belém (CCB) lançaram a 9.ª edição do Concurso “Faça lá um poema”, o qual visa incentivar o gosto pela leitura e pela escrita de poesia.

Este concurso é dirigido aos alunos do 3.º CEB e do ensino secundário, que frequentam escolas públicas ou privadas do País.

Os alunos interessados em participar podem fazê-lo a titulo individual e sob pseudónimo e entregar os seus trabalhos num envelope fechado, na BE/CRE, até dia 21 de fevereiro.

A apresentação pública dos poemas selecionados terá lugar no Centro Cultural de Belém, no âmbito das comemorações do DIA MUNDIAL DA POESIA, que se celebra a 21 de março de 2018.

Os autores dos textos premiados podem ler os seus poemas na Maratona de Leitura do CCB, indicar alguém que os leia por si ou permitir a um declamador que o faça.

Para mais informações lê a carta convite.

Livro do Mês – Fevereiro de 2018

A antecipar o Dia dos Namorados, a equipa da biblioteca escolar propõe como leitura o livro de Isabel Stilwell, intitulado “Um romance de amor: o livro que eu seria incapaz de escrever”.

O livro aborda a relação entre homens e mulheres, em duas histórias que se cruzam, a história da personagem e a história que aos poucos se vai formando na cabeça dessa personagem.




Fica aqui uma pequena nota sobre a autora:

Maria Isabel Stilwell, nasceu em Lisboa, a 8 de Maio de 1960. Jornalista e escritora tem-se notabilizado em ambas.

Como jornalista concebeu e dirigiu a revista Pais & Filhos, foi diretora da revista Notícias Magazine durante 13 anos e diretora do jornal Destak durante 15 anos.

Paralelamente escreveu vários livros de ficção, contos e histórias para crianças, mas a sua grande paixão por romances históricos revelou-se em 2007, com o bestseller D. Filipa de Lencastre, a que se seguiram as vidas de D. Catarina de Bragança, D. Isabel de Borgonha ( Ínclita Geração), D. Maria II, D. Teresa, e mais recentemente de Isabel de Aragão, a nossa Rainha Santa (2017).

Escreve uma crónica de opinião semanal no Jornal de Negócios (às quartas-feiras) e colabora com as revistas Máxima e Pais e Filhos. Quando não está a escrever, fala com Eduardo Sá no programa Dias do Avesso, na Antena 1.

Com a reportagem sobre a adoção em Portugal «Não amam nem deixam amar», em conjunto com a jornalista Carla Marina Mendes, foi distinguida com o 1.º Prémio de jornalismo «Os Direitos da Criança em Notícia».

Retirado de: 
WIKIPÉDIA; “Isabel Stilwell" (Em linha) (Consult. 31.01.2018) Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Isabel_Stilwell

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Dia de S. Valentim | SMS Dia dos Namorados



A equipa da BE/CRE convida-te a participar nas atividades de comemoração do “Dia dos Namorados” iniciadas no dia 6 de Fevereiro. Poderás escrever um SMS, ou uma pequena missiva, que depositarás no marco do correio e que, no dia 15 de Fevereiro serão entregues aos destinatários.

terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

ERC divulga estudo sobre a utilização da Internet pelas crianças



No Dia Europeu da Internet Segura 2018, a ERC – Entidade Reguladora para a Comunicação Social disponibiliza ao público, no seu sítio eletrónico, o ebook "Boom Digital? Crianças (3-8 anos) e Ecrãs".

O volume integra textos de especialistas e de profissionais nacionais e internacionais que refletem, em relação à sociedade portuguesa e a estudos realizados noutros países europeus, sobre o modo como as crianças mais novas estão a crescer em contacto com a tecnologia digital, os usos que fazem dos ecrãs, as competências e literacias que vão adquirindo, as situações de dano que podem experimentar e os modos como as famílias intervêm nessa socialização digital.

"Segundo os resultados desse inquérito, 38% das crianças dos 3 aos 8 anos acedem à internet".

Clique na imagem para aceder ao ebook.

Dia Europeu da Internet Segura 2018



Celebra-se hoje, dia 6 de fevereiro, o Dia Europeu da Internet Segura, uma data que pretende promover uma utilização mais cuidada e segura da web, este ano sob o lema “Cria e partilha com responsabilidade: Uma internet melhor começa contigo”.

A Internet é uma ferramenta que possibilita uma comunicação, oral ou por escrito, com rapidez e facilidade de criar, publicar, distribuir e consumir conteúdos gerando, assim, um espaço de completa participação, empenho e livre expressão.

É esta mensagem que se pretende sublinhar, a par da importância de pensar antes de publicar qualquer comentário numa rede social e, em simultâneo, preservar a privacidade.

É preciso ter sempre presente que, uma vez na “Internet”, as publicações (fotografias, filmes, comentários...) deixam de pertencer a quem as publica e nunca desaparecem podendo ser recuperadas a qualquer momento. Mesmo com a eliminação das publicações não há garantias de que foram vistas por todo o tipo de pessoas ou copiadas, modificadas, descontextualizadas...

Por tudo isto, temos de agir com responsabilidade, porque um "Like" pode mesmo mudar a nossa vida.

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Encontro com a escritora PAT R

Contámos hoje, dia 5 de fevereiro, com a presença de PAT R, nome artístico de Patrícia Ribeiro, na biblioteca da Escola Secundária da Amadora, que veio dar-nos a conhecer,  em duas sessões, nas quais estiveram presentes os alunos das turmas 10º 13 (na 1.ª sessão) e do 11º 11 e 12º 10 (na 2.ª sessão), o seu mais recente livro e primeiro romance, “Os homens nunca saberão nada disto”.

Patrícia Ribeiro, natural de Évora, onde residiu até aos dezoito anos, cresceu num ambiente altamente influente a nível artístico, tendo desenvolvido desde cedo um gosto particular pela música, cinema, fotografia e literatura, em muito influenciada pela cultura norte-americana que se revela neste seu trabalho.

A apresentação de “Os homens nunca saberão nada disto”, foi uma agradável surpresa para todos os presentes - alunos do curso de Artes - que mostraram a sua curiosidade por este projeto tão inovador, tendo colocado questões à autora sobre o mesmo.

Este projeto foi um investimento realizado a tempo inteiro pela sua criadora que confronta-nos com uma forma diferente do ”tradicional” livro que se lê na nossa biblioteca ou se adquire numa livraria, pois é um pack constituído por dois elementos: um, o romance, resultante de uma profunda pesquisa e onde sobressai o estilo original da sua escrita; o outro, o livro de extras, onde estão inseridas todas as obras gráficas da publicação, de autores nacionais e estrangeiros que convidou para a ilustração, o qual agrega ainda mais um elemento - um CD, com as músicas que fazem parte da história, para o qual foram convidados músicos nacionais para recrearem esses mesmos temas.

O interesse e a curiosidade manifestado por este projeto  foi conduzido de forma brilhante pela autora através da projeção de imagens, da leitura de um pequeno excerto do romance e da audição do CD.

No final da sessão houve a oportunidade de folhear os livros, adquiri-los e pedir um autógrafo.

Em ambas as sessões a autora deixou uma mensagem para os nossos alunos: a necessidade de acreditar na qualidade da produção artística e que a arte de criação artística impõe regras e que, para se obter algum sucesso, é necessário método e muito, muito trabalho. 

Por tudo isto desejamos-lhe sucesso e a continuação de um trabalho profícuo. Ficamos à espera da publicação de mais trabalhos e de novas apresentações com outros alunos.

Às professoras Isabel Gomes e Manuela Reis, bem como aos alunos presentes apresentamos, também, o nosso agradecimento.

Aqui fica algumas imagens das sessões realizadas:

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Apresentação do livro "Os homens nunca saberão nada disto", de PAT R


No dia 5 de fevereiro a biblioteca da Escola Secundária da Amadora irá receber a autora PAT R - Patrícia Ribeiro - para duas sessões de apresentação do seu livro mais recente "Os homens nunca saberão nada disto".

A primeira sessão, terá início às 10H00 e contará com a participação dos alunos da turma 10º13, acompanhados pela respetiva professora de Artes, Dr.ª Isabel Gomes. A segunda sessão iniciar-se-á às 11H45, com a participação dos alunos das turmas 11º 11 e 12º 10 e da respetiva professora de Artes, Dr.ª Manuela Reis.

A participação nesta iniciativa é extensiva a toda a Comunidade Escolar.

Aqui fica o convite.


quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Apresentação do livro “Cova da Moura nos títulos de imprensa”, de Jorge Humberto Fernandes, na ESA

Promovido pela biblioteca escolar, com o apoio do órgão da direção e, em particular, da Coordenadora do Ensino Noturno, Dr.ª Teresa Nelas decorreu hoje o encontro com o Mestre Jorge Humberto Fernandes, autor do livro “Cova da Moura nos títulos de imprensa”.

O encontro marcado para as 20H40 contou com a participação dos alunos NER e EFA, dos respetivos professores, da Coordenadora Interconcelhia das Bibliotecas Escolares do Concelho da Amadora, Dr.ª Isabel Antunes, bem como membros da comunidade educativa e outras figuras do Concelho da Amadora.

A apresentação do livro coube ao Dr. Manuel Girão, Diretor-Geral da Santa Casa da Misericórdia da Amadora, que ex-aluno da ESA relembrou momentos aqui passados e como amigo pessoal do Mestre Jorge Humberto deu-nos a conhecer o autor, bem como a sua obra.

O Mestre Jorge Humberto Fernandes referiu que o livro, edição de autor, é resultante da sua Dissertação de Mestrado, para a qual recolheu 172 títulos de imprensa, de três jornais de tiragem nacional, dois diários: Público e Correio da Manhã e um semanário - Expresso, analisados 4 anos: 2006 e 2007 e 2011 e 2012 e que a investigação teve que ver com a construção social de uma imagem, no caso de um território, força da mediatização da imprensa.

Acrescentou ainda que, não sendo apenas o território um espaço físico, mas um espaço constituído e construído por comunidades, o impacto das mensagens dos órgãos de comunicação social, tem profundas consequências nas comunidades locais, tendo chamado a atenção, sobretudo dos mais jovens, para a necessidade de ponderar a informação que é veiculada.

Este aspeto foi reforçado pela apresentação de um pequeno vídeo que teve grande impacto na audiência.

Foram colocadas algumas questões por alunos, professores e convidados, uma das quais sobre as perspetivas futuras do Bairro do Alto da Cova da Moura, que mereceu resposta por parte de ambos os oradores.

Este encontro encerrou-se com a realização da sessão de autógrafos.

Aqui fica algumas imagens desta iniciativa: