Contámos hoje, dia 5 de fevereiro, com a presença de PAT R, nome artístico de Patrícia Ribeiro, na biblioteca da Escola Secundária da Amadora, que veio dar-nos a conhecer, em duas sessões, nas quais estiveram presentes os alunos das turmas 10º 13 (na 1.ª sessão) e do 11º 11 e 12º 10 (na 2.ª sessão), o seu mais recente livro e primeiro romance, “Os homens nunca saberão nada disto”.
Patrícia Ribeiro, natural de Évora, onde residiu até aos dezoito anos, cresceu num ambiente altamente influente a nível artístico, tendo desenvolvido desde cedo um gosto particular pela música, cinema, fotografia e literatura, em muito influenciada pela cultura norte-americana que se revela neste seu trabalho.
A apresentação de “Os homens nunca saberão nada disto”, foi uma agradável surpresa para todos os presentes - alunos do curso de Artes - que mostraram a sua curiosidade por este projeto tão inovador, tendo colocado questões à autora sobre o mesmo.
Este projeto foi um investimento realizado a tempo inteiro pela sua criadora que confronta-nos com uma forma diferente do ”tradicional” livro que se lê na nossa biblioteca ou se adquire numa livraria, pois é um pack constituído por dois elementos: um, o romance, resultante de uma profunda pesquisa e onde sobressai o estilo original da sua escrita; o outro, o livro de extras, onde estão inseridas todas as obras gráficas da publicação, de autores nacionais e estrangeiros que convidou para a ilustração, o qual agrega ainda mais um elemento - um CD, com as músicas que fazem parte da história, para o qual foram convidados músicos nacionais para recrearem esses mesmos temas.
O interesse e a curiosidade manifestado por este projeto foi conduzido de forma brilhante pela autora através da projeção de imagens, da leitura de um pequeno excerto do romance e da audição do CD.
No final da sessão houve a oportunidade de folhear os livros, adquiri-los e pedir um autógrafo.
Em ambas as sessões a autora deixou uma mensagem para os nossos alunos: a necessidade de acreditar na qualidade da produção artística e que a arte de criação artística impõe regras e que, para se obter algum sucesso, é necessário método e muito, muito trabalho.
Por tudo isto desejamos-lhe sucesso e a continuação de um trabalho profícuo. Ficamos à espera da publicação de mais trabalhos e de novas apresentações com outros alunos.
Às professoras Isabel Gomes e Manuela Reis, bem como aos alunos presentes apresentamos, também, o nosso agradecimento.
Aqui fica algumas imagens das sessões realizadas: