terça-feira, 31 de outubro de 2017

Mon(s)tra de novos recursos


A Biblioteca Escolar ao longo deste mês tem vindo a apresentar os recursos que deram recentemente entrada no acervo da biblioteca.

A apresentação destes recursos é seletiva e de acordo com o assunto por eles desenvolvidos.

A  exibição destes recursos é acompanhada pela divulgação das respetivas listas bibliográficas, que aqui publicamos.















sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Curso de iniciação ao trabalho do actor nos Recreios da Amadora



O Teatro Aloés promove um curso de iniciação ao trabalho do actor, que se desenvolverá nos Recreios da Amadora, de 14 de novembro a 7 de dezembro, às 3.ª e 5.ª feiras, das 20H00 às 23H00.

O curso tem como objectivo fornecer técnicas fundamentais de análise de um texto e a sua passagem a cena visando sobretudo a criação das personagens. Será feita uma abordagem dramatúrgica à obra de Gil Vicente – A Farsa de Inês Pereira”.

Máximo de 16 participantes (maiores de 15 anos).

Preço: 30 euros.

Inscrições e informações: 916648204 ou teatrodosaloes@sapo.pt

Fonte:
Teatro Aloés (Em linha) (Consult. 26-10-2017) Disponível em http://www.teatrodosaloes.pt/?page_id=72

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Do outro lado do espelho



"Do Outro Lado do Espelho, título que remete intencionalmente para o mundo de Alice Liddell, a heroína de Lewis Carroll (1832-1898), é uma exposição temática, que tem o espelho como foco principal e que pretende demonstrar a sua presença polissémica na iconografia da arte europeia, sobretudo na pintura, mas também em obras com outros suportes, como escultura, arte do livro, fotografia e cinema".

Curadoria: Maria Rosa Figueiredo com a colaboração de Leonor Nazaré

Consulte a programação complementar >>

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Debate "Os jornalistas e os jornais no Estado Novo", na Biblioteca Municipal da Amadora



Na última quinta-feira do mês, dia 26 de outubro, pelas 18h30, a Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos promove mais uma sessão dos Debates sobre História ao final do dia. O tema será “Os jornalistas e os jornais no Estado Novo” e será conduzido pela investigadora do Instituto de História Contemporânea, Dr.ª Ana Cabrera.

Entrada livre.

Saiba mais sobre esta iniciativa >>

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Prémio Literário Maria Amália Vaz de Carvalho:
12.ª edição Jovens Talentos – Poesia 2017/2018



O Prémio Literário Maria Amália Vaz de Carvalho, instituído pela Câmara Municipal de Loures, pretende homenagear a memória da escritora e ativista que, ao longo da sua vida, contribuiu para a dinamização cultural do concelho.

Na edição 2017/2018, o 12.º Prémio Literário Maria Amália Vaz de Carvalho será na modalidade Jovens talentos – Poesia e tem o valor de 1 000 euros.

Este Prémio tem como finalidade incentivar a criatividade literária entre os jovens, bem como promover o surgimento de novos autores, entre os 16 e os 30 anos.

O prazo de entrega dos originais concorrentes termina no dia 31 de dezembro de 2017.

Clique na imagem para aceder às normas de participação.

quarta-feira, 18 de outubro de 2017

18.º Encontro Nacional de Jovens "Vamos defender os Direitos Humanos"



Até 5 de Novembro os jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos podem inscrever-se para o 18.º Encontro de Jovens que se realiza entre os dias 17 e 19 de novembro de 2017, no Centro de Férias da Fonte Quente, Tocha, Cantanhede.

Durante estes três dias, jovens de todo o país, vão poder dedicar-se exclusivamente ao debate de temas relacionados com os Direitos Humanos.

Jogos, dinâmicas e trabalhos de grupo são algumas das metodologias utilizadas com as quais se pretende sensibilizar os jovens para os temas abordados no programa: a Amnistia Internacional, o papel dos defensores de Direitos Humanos e a importância dos jovens no ativismo.


FONTE: 
AMNISTIA INTERNACIONAL (Em linha) (Consult. 18.10.2017) Disponível em https://www.amnistia.pt/eventos/born-to-be-brave-18o-encontro-nacional-jovens/

sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Van Gogh Alive, the experience na Cordoaria Nacional



A exposição multissensorial que mostra a obra e vida de Van Gogh foi prolongada e pode ser visitada até 22 de outubro no torreão poente da Cordoaria Nacional, em Lisboa.

"Não perca a oportunidade de descobrir a arte de Vincent Van Gogh, entre 1880 e 1890, vendo e sentindo as imagens num formato multimédia que permite exibir os quadros do artista em dimensões enormes para que sejam apreciados todos os pormenores. Uma experiência única que nos transporta desta maneira para o universo de Van Gogh além do habitual conceito de exposição de museu tradicional".

Clique na imagem para aceder ao horário e compra do bilhete.

FONTE: BLUEGAZINE: sabe o que vem aí, de 29.06.2017 (Em linha) (Consult. 12-10-2017) Disponível em http://bluegazine.blueticket.pt/van-gogh-alive-the-experience-na-144802

quinta-feira, 12 de outubro de 2017

15.ª edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho "Ciência na escola" 2017/2018



A Fundação Ilídio Pinho promove a 15.ª edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho “Ciência na escola" em parceria com o Ministério da Educação e o Ministério da Economia.

Este prémio é destinado a alunos de todos os níveis de ensino (desde o pré-escolar ao 12.º ano) e pretende motivá-los para a aprendizagem das ciências e para a escolha de áreas tecnológicas e, simultaneamente, estimular o interesse dos alunos pelas ciências através do apoio a projetos inovadores.

O tema da edição deste ano é “A ciência na escola ao serviço do desenvolvimento e da humanização”.

O concurso desenvolve-se em duas fases:

• a 1.ª fase – concurso de ideias, decorre até 30 de novembro de 2017.

• a 2.ª fase – Desenvolvimento de projetos.

Para mais informações consulte:

• o regulamento.

• a calendarização do concurso.

quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Recursos Educativos Digitais (RED)



Divulgamos um conjunto de sites que apresentam recursos educativos digitais de acesso gratuito. Concebidos por instituições e entidades credíveis e previamente testados são produzidos com o intuito de satisfazer as necessidades educativas dos alunos e proporcionar aos professores uma panóplia de ferramentas e de materiais que apoiam o processo de ensino-aprendizagem.

Para aceder basta clicar nas respetivas imagens.


APRENDER DIGITAL:

Site que divulga aplicações, ferramentas digitais, plataformas e sítios web que potenciem o desenvolvimento das literacias da leitura, dos media e da informação.



BOA – Bolsa de Objetos de Aprendizagem:

O principal objectivo da Bolsa de Objectos de Aprendizagem, definido no âmbito da iniciativa Vem Aprender, é a constituição de uma plataforma Web aberta em que professores, educadores e alunos, do 1º CEB ao Secundário, tenha acesso e participe colaborativamente na construção de um repositório de objetos de aprendizagem (OA), com um conjunto significativo de informação associada, a qual possa ser partilhada e reutilizada entre todos como suporte aos processos de ensino-aprendizagem.


CIBERESCOLA da Língua Portuguesa:

Consiste numa plataforma de recursos interativos e cursos online de ensino do português.




COLEÇÃO DE MAPAS DA BIBLIOTECA PERRY-CASTAÑEDA:

A coleção desta biblioteca da Universidade do Texas, em Austin, é constituída por mapas históricos digitalizados e de domínio publico. A coleção inclui desde mapas de pequena escala, como os planisférios, até mapas de grande escala que representam a cidade de Austin.


DRED - Diretório de Recursos Educativos Digitais. 

Foi criado a pensar nos estudantes do ensino básico e do ensino secundário e pretende disponibilizar uma seleção de recursos educativos digitais de qualidade, ajudar os estudantes a utilizar os recursos educativos digitais disponibilizados e apoiar os alunos ao nível das competências de Literacia de Informação.


EDSITEMENT :

É uma parceria entre o National Endowment for Humanities e o National Trust for Humanities.

Disponibiliza para professores, estudantes e pais material de alta qualidade na Internet nas áreas temáticas de literatura, línguas estrangeiras, arte e cultura e estudos históricos e sociais.


EXPLORATORIUM :

Contém centenas de exposições interativas e educacionais, além de atividades que ilustram princípios científicos.



FIBONNACI PROJECT:

Projeto europeu para a promoção e disseminação de atividades IBSE (Inquiry-Based Science and Mathematics Education) nas escolas básicas e secundárias. Decorreu entre 2010 e 2013. No âmbito deste projeto foram produzidos diversos recursos.



GEORED

Disponibiliza aos professores e às escolas informação geográfica, exemplos da sua utilização para atividades educativas, bem como software e bibliografia que permitam uma contextualização dessas atividades.


MERLOT II - Multimedia educational resource for learning and online teaching:

É um programa da Universidade do estado da Califórnia. Mantém um sistema de parceria com instituições de ensino, sociedades de profissionais e da industria e reúne uma coleção de materiais específicos para diferentes áreas curriculares



ORE - Observatório dos Recursos Educativos:

O Observatório dos Recursos Educativos disponibiliza moradas eletrónicas de entidades nacionais e estrangeiras que contêm vários recursos utilizáveis em contexto de aula.


PHETinterative simulations for science and maths:

É um projeto de simulações interativas de  Física, Química e Biologia, da Universidade do Colorado. O seu acesso é gratuito.





R:21 – Recursos educativos para o séc. XXI:

Este portal destina-se a todas as escolas e pretende ser um repositório que possibilite a disseminação de conteúdos educativos que envolvam professores e alunos em atividades práticas de utilização das TIC, como forma de promover o ensino/aprendizagem e a interdisciplinaridade.


SMITHSONIAN Science Education Center:

Disponibiliza uma série de recursos digitais como vídeos, guias para professores, jogos e aplicativos que pretendem reforçar a aprendizagem de conteúdos científicos de uma forma multidisciplinar.





WOLFRAM ALPHA:

Site que ajuda a resolver equações, expressões, integrais, derivadas ou outro tipo de calculo. Além de indicar a resposta mostra os passos seguidos para a resolução dos problemas.




ZOOM - plataforma de vídeo e áudio conferência

Zoom é uma plataforma de vídeo e audio conferência online para empresas, profissionais e coletivos que necessitam manter reuniões sem que a distância seja um impedimento. Zoom funciona diretamente desde o navegador mas também conta com app para iPhone/iPad, app Android, complemento de Outlook e extensões para navegador. Apresenta uma versão gratuita.

Recursos educativos digitais da Casa das Ciências



A Casa das Ciências disponibiliza um conjunto de recursos educativos digitais para professores nas categorias de Biologia, Física, Geologia, Matemática e Química, com uma abrangência desde o pré-escolar ao 12.º ano. 

Os recursos encontram-se organizados por área disciplinar. 

Para os consultar clique na imagem.

Recursos educativos digitais no portal das escolas



No portal das escolas encontram-se disponíveis um conjunto de 117 recursos educativos digitais de apoio ao currículo destinados a alunos desde o pré-escolar até ao 12.º ano de escolaridade.

Organizados por área curricular a sua pesquisa pode efetuar-se também por ano de escolaridade.

Aceda clicando na imagem.

terça-feira, 10 de outubro de 2017

Cartaz do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares 2017

O mês de outubro comemora as Bibliotecas Escolares realçando, este ano,  o seu contributo no estabelecimento de ligações entre comunidades e culturas.

Eis o nosso cartaz, produzido pela professora Manuela Silva.



quinta-feira, 5 de outubro de 2017

O professor 3.0

Em data de celebração do Dia do Professor - dia de reflexão e sensibilização sobre a importância que os professores têm na educação e no desenvolvimento das capacidades das crianças e dos jovens - divulgamos o infográfico com as 12 características do professor 3.0.



Um dia feliz a todos os professores.

Fonte: 
SONNEWEND, Bianca; "Infográfico:12 características do professor 3.0"; in Infogeekie, de 26.09.2017 (Em linha) (Consult. 05.10.2017) Disponível em http://info.geekie.com.br/professor-3-0/

terça-feira, 3 de outubro de 2017

Outubro-Mês Internacional das Bibliotecas Escolares
- concurso nacional



“Ligando comunidades e culturas” é o tema definido pela International Association of School Librarianship (IASL) para o Mês Internacional da Biblioteca Escolar 2017 (MIBE' 17).

O concurso de ideias “Ligando comunidades e culturas” é a iniciativa que a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) lança este ano para assinalar o MIBE. O seu objetivo principal é fomentar um debate em torno do tema. Desse debate surgirão as ideias-chave e as estratégias para que a biblioteca se apresente como o lugar onde se ligam comunidades e culturas.

Até 3 de novembro, os alunos são desafiados a refletir, a pôr a sua criatividade em ação e a apresentar uma ideia. O desafio consiste na criação de um jogo original que permita aos utilizadores da biblioteca abordar a temática proposta para o MIBE, de uma forma aliciante e lúdica. Os participantes deverão seguir com rigor o estipulado no regulamento.

À ideia vencedora será atribuído o prémio Teresa Calçada.

Agarra este desafio!

Texto retirado de: RBE; "MIBE 2017 "Ligando comunidades e culturas" (Em linha) (Consult. 02.10-2017) Disponível em http://www.rbe.mec.pt/np4/mibe2017.html

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Livro do Mês – Outubro 2017

No âmbito do Mês Internacional da Biblioteca Escolar elegeu-se como livro do mês a obra de José Luís Borges, intitulada “Ficções”.

A obra reúne os contos publicados por José Luís Borges em 1941 sob o título de O jardim de veredas que se bifurcam e outras dez narrativas com o subtítulo de Artifícios. Discorrendo sobre as bibliotecas, o prazer, os labirintos e a surpresa dos espelhos o leitor penetra no universo fantástico deste escritor argentino e numa homenagem às bibliotecas, aos livros, em suma, à literatura.



Fica aqui uma pequena nota sobre o autor:


Jorge Francisco Isidoro Luis Borges Acevedo nasceu em Buenos Aires, em 24 de agosto de 1899, e faleceu em Genebra, em 14 de junho de 1986. 

Antes de falar espanhol, aprendeu com a avó paterna a língua inglesa, idioma em que fez as suas primeiras leituras. Em 1914 foi com a família para a Suíça, onde completou os estudos secundários. Em 1919, nova mudança - agora para a Espanha. Lá, ligou-se ao movimento de vanguarda literária do ultraísmo. De volta à Argentina, publicou três livros de poesia na década de 1920 e, a partir da década seguinte, os contos que lhe dariam fama universal, quase sempre na revista Sur, que também editaria os seus livros de ficção. 

Funcionário da Biblioteca Municipal Miguel Cané a partir de 1937, dela foi afastado em 1946 por Perón. Em 1955 seria nomeado diretor da Biblioteca Nacional. Em 1956, quando passou a lecionar literatura inglesa e americana na Universidade de Buenos Aires, os oftalmologistas já o tinham proibido de ler e escrever. Era a cegueira, que se instalava como um lento crepúsculo, porém não o impediu de continuar a dedicar-se à escrita. O reconhecimento internacional começou em 1961,  quando recebeu, junto com Samuel Beckett, o Prémio Internacional Formentor das Letras pela obra Ficções.

Fonte: Companhia das letras (Em linha) (Consult. 02-10-2017) Disponível em https://www.companhiadasletras.com.br/autor.php?codigo=01268