No mês em que se celebra o Dia Nacional da Cultura Científica (dia 24 de novembro) sugerimos a leitura da obra de divulgação científica intitulada “Breve história de quase tudo”, galardoada em 2004 com o Prémio Aventis e da autoria de Bill Bryson.
O livro aborda, em linguagem não demasiado científica, sempre clara a história do nascimento do universo até ao Homo Sapiens.
São 13 biliões de anos em 496 páginas sobre o Big Bang, os dinossauros, o aquecimento global, a geologia, Einstein, os Curies, a teoria da evolução, a gasolina com chumbo, a teoria atómica, os quarks, os vulcões, os cromossomas, o carbono, os organismos ediacaranos, a descontinuidade de Moho, o ADN, Charles Darwin ...
Com ele o leitor tem a oportunidade de conhecer passagens emocionantes e bem-humoradas da história do universo, do planeta Terra e da formação e evolução da vida.
Fica aqui uma pequena nota sobre o autor:
Bill Bryson nasceu no Iowa, em 1951.
Viveu em Inglaterra durante vinte anos, altura em que trabalhou no Times e no Independent e escreveu para as principais publicações britânicas e norte-americanas.
A sua obra inclui livros de viagens, como Nem Aqui nem Ali, Crónicas de Uma Pequena Ilha e Diário Africano e de biografia: Shakespeare: dos oito aos oitenta.
Vive nos Estados Unidos, em Hanover, com a mulher e os quatro filhos.
Fonte: Bertrand Editora em http://www.bertrandeditora.pt/autores/ficha?id=21008