quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Escrita criativa: "Um milagre de Natal"




A BE/CRE, em parceria com as disciplinas de português, francês e inglês, promove um concurso de escrita criativa no qual podem participar alunos, professores e funcionários da Escola Secundária da Amadora. 

Trata-se de produzir um texto em prosa ou em verso subordinado ao tema “Um milagre de natal”, que não deve exceder uma folha A4, impressa ou manuscrita. O texto pode ser redigido em português, francês, inglês ou alemão, e deverá ser entregue, sob pseudónimo, na BE/CRE da ESA até 6 de janeiro de 2017

Contamos com a vossa INSPIRAÇÃO e PARTICIPAÇÃO.  

Para mais informações consulte o regulamento:


terça-feira, 29 de novembro de 2016

Livral(h)adra: Feira do Livro Usado da ESA




Na BE/CRE encontra-se a decorrer até ao fim do 1º período a feira do livro usado da ESA.

Nesta feira podes adquirir livros, DVDs ou jogos a preços simbólicos.

O valor apurado da venda destina-se à compra de novos recursos para a biblioteca escolar.

Vem visitar.

Aqui fica uma pequena exibição do que ainda poderás encontrar:


segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Resultados do passatempo
“À descoberta do autor misterioso”

O passatempo contou com a participação de 15 alunos dos três anos do Ensino Secundário, distribuídos conforme o seguinte gráfico:



Todos os participantes reconheceram com facilidade o autor misterioso.

A equipa educativa da BE/CRE da ESA congratula-se com o resultado e felicita todos os participantes, e desde já conta com a sua futura adesão e entusiasmo em outras atividades promovidas pela biblioteca escolar.

Eis a solução:



Aproveitamos para informar que no dia 24 de novembro de 2016 assinalou-se os 110 anos do nascimento de Rómulo de Carvalho e que é nesta data que se celebra o Dia Nacional da Cultura Científica. A escolha do dia 24 de novembro para a comemoração desta efeméride constitui uma homenagem a este ilustre professor de Física e Química, responsável pela promoção do ensino da ciência e da cultura científica em Portugal, que como António Gedeão, conseguiu unir a ciência à literatura.

Aqui fica um pequeno exemplo:

Lição sobre a água

Este líquido é água.
Quando pura
é inodora, insípida e incolor.
Reduzida a vapor,
sob tensão e a alta temperatura,
move os êmbolos das máquinas que, por isso,
se denominam máquinas de vapor.


É um bom dissolvente.
Embora com excepções mas de um modo geral,
dissolve tudo bem, bases e sais.
Congela a zero graus centesimais
e ferve a 100, quando à pressão normal.


Foi neste líquido que numa noite cálida de Verão,
sob um luar gomoso e branco de camélia,
apareceu a boiar o cadáver de Ofélia
com um nenúfar na mão.


Leia outros poemas>>

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

HML homenageia Delfim Santos com dossier digital Delfim Santos na imprensa periódica de grande circulação

No ano em que se assinala 50 anos da morte de Delfim Santos (1907-1966), a Hemeroteca Municipal de Lisboa (HML) organizou o dossier digital Delfim Santos na imprensa periódica de grande circulação, que reúne colaboração do autor – professor, filósofo, pedagogo, ensaísta –, a partir do fundo documental da Hemeroteca.

Este dossier que não pretende esgotar a colaboração deste humanista em publicações periódicas “revela a sua faceta de dinamizador e promotor cultural, junto de um público indiferenciado. É também demonstrativa de um panorama em que a intelectualidade era ativamente convocada a participar, com textos de opinião, na comunicação social escrita, num processo de democratização da cultura, rompendo com a exclusividade de uma audiência de elites e dirigindo-se ao cidadão comum, interpelando-o, estimulando-o, numa tentativa de o elevar cultural e civicamente”.

Consulte o dossier >>

Consulte o site oficial de estudos sobre Delfim Santos >>

Fonte: Hemeroteca Municipal de Lisboa

terça-feira, 22 de novembro de 2016

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

BAD JOBS 2016 – Formação e profissão: que futuro?



A Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD), em parceria com a Junta de Freguesia de Arroios, realiza nos dias 18 e 19 de novembro de 2016, no Mercado 31 de Janeiro, em Lisboa, a 1ª edição do Mercado das Profissões BAD (Bibliotecas, Arquivos e Museus), intitulada "BAD JOBS 2016 – Formação e profissão: que futuro?"

Este evento, de entrada livre, dirige-se ao público em geral e aos profissionais desta área, em especial aos novos profissionais. Esta iniciativa inclui workshops, conversas, espaços de divulgação e atividades como a hora do conto e pretende dar a conhecer o que fazem estes profissionais, quem são e qual a sua utilidade para a sociedade. Procura-se, igualmente, proporcionar, num ambiente informal, um momento de encontro e partilha entre os profissionais.

Acompanhe o evento>>

Aqui fica a programação:




terça-feira, 15 de novembro de 2016

Passatempo “À descoberta do autor misterioso”



Com base num conjunto de pistas e numa imagem desfocada cada participante terá de descobrir quem é o escritor.

Para responder poderá pesquisar na Web e preencher o formulário que deve entregar à funcionária ou, na sua ausência, a um professor responsável pela BE/CRE.

Aqui fica o nosso autor misterioso:



Participa até dia 25 de novembro.

Contamos contigo!

Oportunamente divulgaremos o resultado deste passatempo.

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

LIVRAL(H)ADRA - Feira do Livro Usado
Informação à Comunidade Educativa

A Biblioteca Escolar/ Centro de Recursos Educativos irá realizar, entre 28 de novembro e 16 de dezembro, uma Feira do Livro Usado, subordinada ao tema “Recicla as tuas leituras”.

Para a sua concretização convida os alunos e toda a Comunidade Educativa a doar:
• Livros (com exceção de manuais escolares desatualizados e/ou não adoptados na escola);
• Documentos electrónicos originais (CDs áudio e DVDs);
• Jogos didácticos; 
que serão vendidos a preço simbólico durante esta feira.

Com o dinheiro que angariarmos com a sua venda compraremos novos materiais para a Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos.

Ponto de recolha: Na BE/CRE.

Data limite da recolha: 25 de novembro de 2016.

COLABORA NESTA INICIATIVA!

CONTAMOS CONTIGO!

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

terça-feira, 8 de novembro de 2016

4ª edição do concurso "Liberdade de expressão e redes sociais"



A SIC Esperança, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares e com o apoio da Porto Editora, lança a 4.ª edição do projeto Liberdade de Expressão e Redes Sociais​, o qual consiste n​um concurso nacional​ dirigido a​ estudantes com idade igual ou superior a 13 anos, que frequentem o 3​.​º ciclo do ensino básico ​ou o​ ensino secundário.

Para ​esta​ 4.ª edição os alunos são desafiados a trabalhar sobre o tema da Violência no Namoro,​ ​tendo em conta as dimensões da ​liberdade de expressão​, ​das redes sociais ​e dos​ riscos e abusos que decorrem da ​sua ​utilização indevida ou transgressora, nomeadamente no âmbito das relações pessoais.​ Propõe​-se como base para a reflexão e discussão ​d​a temática, a abordagem ​ao​ problema ​feita ​pelo programa E Se Fosse Consigo?.

O prazo de candidatura e de entrega dos trabalhos na Sic Esperança é 20 de janeiro de 2017.

​ Consulte o Regulamento.

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Livro do Mês – Novembro 2016

No mês em que se celebra o Dia Nacional da Cultura Científica (dia 24 de novembro) sugerimos a leitura da obra de divulgação científica intitulada “Breve história de quase tudo”, galardoada em 2004 com o Prémio Aventis e da autoria de Bill Bryson.



O livro aborda, em linguagem não demasiado científica, sempre clara a história do nascimento do universo até ao Homo Sapiens.

São 13 biliões de anos em 496 páginas sobre o Big Bang, os dinossauros, o aquecimento global, a geologia, Einstein, os Curies, a teoria da evolução, a gasolina com chumbo, a teoria atómica, os quarks, os vulcões, os cromossomas, o carbono, os organismos ediacaranos, a descontinuidade de Moho, o ADN, Charles Darwin ...

Com ele o leitor tem a oportunidade de conhecer passagens emocionantes e bem-humoradas da história do universo, do planeta Terra e da formação e evolução da vida.

Fica aqui uma pequena nota sobre o autor:

Bill Bryson nasceu no Iowa, em 1951. 

Viveu em Inglaterra durante vinte anos, altura em que trabalhou no Times e no Independent e escreveu para as principais publicações britânicas e norte-americanas. 

A sua obra inclui livros de viagens, como Nem Aqui nem Ali, Crónicas de Uma Pequena Ilha e Diário Africano e de biografia: Shakespeare: dos oito aos oitenta

Vive nos Estados Unidos, em Hanover, com a mulher e os quatro filhos.

Fonte: Bertrand Editora em http://www.bertrandeditora.pt/autores/ficha?id=21008