quarta-feira, 27 de maio de 2015

Começa amanhã a ... Grande Festa do Livro



Na próxima quinta-feira, dia 28 de maio, tem início no Parque Eduardo VII, em Lisboa, a 85.ª Feira do Livro. Até dia 14 de junho estarão disponíveis perto de cem mil títulos distribuídos por mais de duas centenas de pavilhões de várias editoras, nos quais os visitantes poderão adquirir livros a preços acessíveis. Além disso, à semelhança das edições anteriores, poderão assistir a vários debates, apresentações, lançamentos, sessões de autógrafos e participar num vasto programa de animação.

Organizada pela APEL – Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, a Feira do Livro de Lisboa conta com diversas iniciativas para crianças e famílias. Uma delas, promovida pela primeira vez, com a colaboração das Bibliotecas de Lisboa, intitula-se Acampar com Histórias – Noites Happy Readers, na qual as crianças participantes, com idades compreendidas entre os 8 e os 10 anos, terão a oportunidade de passar a noite num acampamento criado para o efeito e viver uma experiência que termina na manhã seguinte, pelas 11H00 e que será certamente inesquecível.

A adesão a esta iniciativa é bem evidente por já se encontrarem esgotadas as inscrições para as seis sessões programadas.

A 85.ª Feira do Livro de Lisboa apresenta tal como nas edições anteriores um horário alargado: de segunda a quinta-feira funciona das 12H30 às 23H00; à sexta-feira das 12H30 às 24H00; ao sábado, domingo e feriados das 11H00 às 23H00.

Para consultar a programação cultural desta edição clique aqui.

Bom passeio e boas leituras!

terça-feira, 26 de maio de 2015

Dia da Escola Aberta 2015

Como foi anunciado na passada sexta-feira, dia 22 de maio, a Escola Secundária da Amadora abriu mais uma vez as suas portas aos alunos do 9º ano que frequentam escolas do Concelho da Amadora.

Este dia tão especial foi antecedido por uma enorme azáfama pelos anfitriões, que se mobilizaram na organização de exposições e atividades diversas com o objetivo de cativar potenciais alunos e dar a conhecer o trabalho que aqui se desenvolve, a nível curricular, em projetos e clubes.

Nesta iniciativa participaram alunos de todas as turmas de 9º ano das Escolas EB 2,3 José Cardoso Pires, EB 2, 3 Roque Gameiro, EB 2, 3 Cardoso Lopes e do Externato Luís Madureira. Este facto traduziu-se na presença constante dos nossos convidados ao longo de todo o dia, até perto das 18H00, com um breve interregno à hora do almoço.

Esta iniciativa revelou-se um sucesso não só pelo número de visitantes que envolveu, mas sobretudo pelo gosto e interesse que os alunos, oriundos de outros Agrupamentos, manifestaram no decurso da visita e na vontade de a prolongar, não revelando pressa em regressar às suas escolas de origem.

Pelo segundo ano consecutivo os visitantes foram recebidos e acompanhados pelos alunos do 11º ano do curso profissional de técnico de turismo, que os orientaram e apoiaram durante a visita aos diferentes espaços e enquanto permaneceram na escola.

Aqui fica o registo desta iniciativa...

quinta-feira, 21 de maio de 2015

É já amanhã ... O Dia da Escola Aberta



O Dia da Escola Aberta constitui uma iniciativa com tradição na Escola Secundária da Amadora, que concretizar-se-á amanhã, dia 22 de Maio. Os alunos que frequentam o 9º ano de escolaridade das Escolas/Agrupamentos do Concelho da Amadora, foram convidados a vir conhecer a nossa escola, bem como os seus professores e psicólogos escolares.

Tal como em anos anteriores o objetivo desta iniciativa é dar a conhecer, in loco, a escola e as atividades que nela se desenvolvem e, ao mesmo tempo, proporcionar um primeiro contacto com o ambiente de trabalho e de aprendizagem que aqui se vive.

Para esse efeito foi programada uma receção aos visitantes, a realização de visitas guiadas a diferentes espaços educativos e a apresentação de atividades curriculares, de projetos e clubes.

Contamos este ano com as seguintes visitas programadas:

- 09H30 – Turmas da EB 2,3 José Cardoso Pires

- 11H00, 12H30 e 14H15 – Turmas da EB 2, 3 Roque Gameiro

- 14H15 – Turma do Externato Luís Madureira

- 16H00 – Turmas da EB 2, 3 Cardoso Lopes.

Porém, a Escola mantém a porta aberta a todos os alunos do 9º ano que quiserem conhecer o nosso trabalho.

A partir das 09H30 visite-nos ... não se vai arrepender!

sábado, 16 de maio de 2015

Dia Internacional dos Museus / Noite Europeia dos Museus



O Dia Internacional dos Museus criado pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus celebra-se anualmente no dia 18 de maio, este ano subordinado ao tema “Museus para uma sociedade sustentável”, pretendendo, desta forma, desenvolver, através dos museus, uma consciência geral para as consequências da atuação humana sobre o meio em que vivemos e o impacto que os atuais modelos económicos e sociais acarretam, a médio e longo prazo, para a nossa casa comum, e destacar também o papel dos museus no desenvolvimento de novos métodos de pensar e de agir, que garantam o respeito pelos limites e pela diversidade da natureza.

No contexto desta comemoração os museus organizam hoje a Noite Europeia dos Museus. Com horário alargado até às 24 horas, de entrada livre, os museus apresentam, a partir das 18H30, uma programação cultural variada, com destaque para atividades de animação e visitas guiadas.

Consulte o programa aqui:

domingo, 10 de maio de 2015

Apresentação do Filme “Deus Branco” na LX Factory: não vá sozinho ... leve o seu cão!



“A SOS Animal, a Animais de Rua, a Change for Animals Foundation, a LX Factory e a Alambique apresentam a primeira sessão solidária de cinema para cães e os seus donos, no próximo dia 26 de Maio, pelas 21 horas, na Fábrica LX (LX Factory).

Com estreia marcada nos cinemas a 28 de Maio, o filme “Deus Branco”, de Kornél Mundruczó, foi apresentado no Festival de Cannes onde venceu a Dog Palm e seleão oficial do Sundance Film Festival. 

Conto premonitório sobre as relações entre uma espécie superior e o seu inferior caído em desgraça, acompanha Lili, de 13 anos, e o seu cão Hagen, em Budapeste, após uma medida aparentemente inofensiva com vista a disciplinar a criação de cães. Favorecendo os cães com pedigree, as novas regras vão pouco a pouco impor multas às raças mistas e dar origem a uma série de acontecimentos extraordinários. Rapidamente, os donos começam a abandonar os seus rafeiros e os canis ficam sobrelotados. Face a esta lei cruel, Lili luta para salvar o Hagen.

Realizado sem efeitos especiais, o filme contou com a participação de 274 cães de canis húngaros que beneficiaram de um verdadeiro trabalho de treino para as filmagens. 

De acordo com o realizador, “trabalhar com cães foi uma experiência terapêutica. Foi um processo de rodagem onde tivemos de ser nós a ajustar-nos a eles e não ao contrário. É um exemplo notável da cooperação singular possível entre duas espécies.” Depois do fim da rodagem, um programa especial de adoção permitiu encontrar novos lares para todos os cães.

A venda de bilhetes será feita no próprio dia, no local de exibição, a partir das 20 horas, e terá um custo de 5 euros. Cada bilhete permitirá a entrada de um cão, desde que o animal seja sociável (com pessoas e outros cães), que não tenha fobias ao escuro e a barulhos, e cujo tutor assegure que estará tranquilo na sala durante toda a exibição do filme (cerca de 2 horas). Serão disponibilizados também 50 bilhetes especiais, com um custo de 10 euros, que darão direito ao cartaz do filme.

As receitas da bilheteira revertem inteiramente para a SOS Animal, para a Animais de Rua e para a Change for Animals Foundation. Todas associações sem fins lucrativos com trabalho desenvolvido na proteção animal”.


Veja o trailer do filme:



Mais informações sobre o filme aqui:

Texto retirado integralmente de: ANIMAIS DE RUA; Newsletter. Consult. em 09-05-2015. Disponível em http://www.animaisderua.org/newsletter/Numeros/21/

sábado, 9 de maio de 2015

Festa do Cinema – Iª edição



Inicia-se na próxima segunda feira a primeira edição da Festa do Cinema, que se prolonga até 13 de maio de 2015.

Durante estes três dias vai ser possível assistir a qualquer um dos filmes em cartaz em 499 salas de cinema portuguesas por apenas 2,50 euros por pessoa exceto para os filmes projetados em 3D, Imax e salas VIP.

Esta é uma iniciativa da APEC - Associação Portuguesa de Empresas Cinematográfica, com o apoio do ICA - Instituto do Cinema e do Audiovisual e dos distribuidores de conteúdos audiovisuais com o objetivo de recuperar espectadores.

Se tem algum filme “debaixo de olho” aproveite a oportunidade de o ver a preço reduzido!

Saiba mais sobre este evento aqui.

Veja o vídeo promocional:

 

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Museu do Aljube: Resistência e liberdade



As comemorações do 41º aniversário do 25 de Abril tiveram este ano um interesse suplementar: a inauguração do Museu do Aljube – Resistência e Liberdade, localizado na antiga prisão política do Aljube, sito na Rua Augusto Rosa, 42 - junto à Sé de Lisboa.

Aberto ao público a partir do dia 26 de abril, entre as 10H00 e as 18H00, de terça a domingo, este museu municipal retrata, numa exposição permanente, distribuída por três pisos, temas fundamentais da história contemporânea portuguesa, cobrindo múltiplos aspetos da resistência contra a ditadura e da luta pela liberdade.

Além da exposição permanente o museu apresenta no piso térreo um espaço para exposições temporárias, a primeira dedicada ao tema “Manifestação – Um Direito”.

O Museu irá conter também um centro de documentação, que visa reunir e disponibilizar em suporte digital fundos documentais relevantes e uma biblioteca de referência/ centro de estudos dedicada ao fascismo e à luta antifascista no contexto nacional e internacional.

Para mais informações consulte o site do museu.

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Semana da leitura 2015 – atividades desenvolvidas

Embora com atraso não queremos deixar de divulgar como decorreu a 9ª edição da Semana da Leitura.

A celebração da Semana da Leitura na nossa escola contemplou um conjunto de iniciativas que decorreram nas duas últimas semanas do 2º Período e que contaram com o envolvimento da Comunidade Escolar e do trabalho colaborativo entre o departamento de Português e a BE/CRE.

De entre as diferentes iniciativas destacamos:

- A Feira do Livro, a qual foi visitada por 31 turmas acompanhadas pelos respetivos professores de português. Inserida na Feira do Livro a escritora Mónica Cortesão Gonçalves conversou sobre o seu livro “A linha ténue do passado” com alunos de 5 turmas.

- A celebração do centenário da Revista Orpheu. Esta celebração integrou as seguintes atividades:

Café adoçado com poesia, no qual foram lidos, por alunos e professores, cerca de 20 poemas perante uma vasta audiência.

• Construção de um mural da responsabilidade do professor de história, Geraldo Lages, a quem manifestamos o nosso apreço e agradecimento. Registou-se uma enorme participação da Comunidade Escolar no seu preenchimento.

Estendal de poesia: foram expostas 34 poesias produzidas pelos alunos de várias turmas do 12º ano e com eles elaborados cerca de 25 marcadores que foram distribuídos na sessão.

• A organização na BE/CRE de uma mostra temática alusiva ao Modernismo em Portugal.

- A iniciativa “Palavras do Mundo”, tema da Semana da Leitura, que contou com a participação de 22 alunos que escreveram frases em diferentes línguas.

Aqui ficam algumas imagens do conjunto de iniciativas:



segunda-feira, 4 de maio de 2015

Livro do Mês - Maio de 2015

No intuito de dar a conhecer e valorizar o trabalho desenvolvido pelos alunos da turma 10, do 11º ano, no âmbito da disciplina de francês a biblioteca escolar propõe a leitura do livro por eles produzido, com a orientação da professora Ana Marmeleira, intitulado “Brouhaha Narratif” .

O livro do mês encontra-se exposto na BE/CRE.

Desfolheia-o e com toda a certeza agradar-te-á.