quarta-feira, 29 de março de 2017

1.ª Edição das Olimpíadas da Engenharia



Estão abertas as inscrições para a 1.ª Edição das Olimpíadas da Engenharia que têm como foco a Economia Circular.

Esta iniciativa é promovida pela APEA – Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente em co-organização com a ULHT – Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e destina-se aos alunos do ensino secundário (10.º,11.º e 12.º anos) ou cursos profissionais equivalentes em Portugal.

Este projeto tem como principal objetivo cativar os alunos para a importância desta temática, divulgar o ensino da engenharia e incentivar á realização de projetos que contribuam para comportamentos sustentáveis.

A equipa vencedora receberá um prémio no valor de 250 euros, os restantes prémios irão ser divulgados no decorrer do concurso.

Participa! Desperta o Engenheiro que há em ti!

Inscreve-te>>

Consulta o regulamento>>

terça-feira, 21 de março de 2017

Amor de D. Perlimplim com Belisa em seu Jardim - Sessões especiais Dia Mundial do Teatro, 27 de Março



No dia 22 de março, às 21h30, estreia a peça de teatro Amor de Dom Perlimplim com Belisa em Seu Jardim, nos Recreios da Amadora, pela Companhia de Teatro dos Aloés.

A peça, escrita por Federico Garcia de Lorca, será exibida às quartas, sábados e domingos até ao próximo dia 9 de abril.

No dia 27 de março, Dia Mundial do Teatro, serão apresentadas duas sessões especiais às 14H30 e 21h30, com um valor de entrada simbólico de 1, 00 euro por pessoa.

Informações e reservas:

TM: 916 648 204

Email: teatrodosaloes@sapo.pt

segunda-feira, 20 de março de 2017

Infográfico: a fiabilidade de jornais e revistas como fontes de informação científica



No eixo X (horizontal) está representado o grau de confiança das fontes de informação. Este tanto é maior quanto mais próximo se situar a publicação do início do eixo. Assim, os meios de comunicação na coluna verde produzem conteúdo científico que se baseia em evidências e livre de ideologia. Fontes na coluna vermelha, por outro lado, são impulsionadas pela ideologia e são caracterizadas por as evidências desempenharem um papel insignificante.

No eixo Y (vertical) está representado o grau de atração das fontes de informação. Os melhores resultados encontram-se no topo, com a produção de noticias científicas de interesse e sem sensacionalismo.

Destacam-se como exemplo das melhores publicações: Nature, Science, New Scientist e The Economist e como exemplo das menos rigorosas a nível científico: Natural News, Infowars, Daily Mail e The Huffington Post.

Saiba como avaliar a qualidade e rigor das fontes de informação >>

quarta-feira, 8 de março de 2017

Dia Internacional da Mulher 2017

O Dia Internacional da Mulher foi assinalado pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, com uma mensagem que relembra que: “As Nações Unidas trabalham todos os dias, em todos os lugares, na promoção dos direitos das mulheres e meninas em todo o mundo”.

terça-feira, 7 de março de 2017

Livro do Mês - Março de 2017

Antecipando a celebração do Dia Internacional da Mulher a equipa da biblioteca escolar propõe como leitura o livro de Irene Vaquinhas, “Nem gatas borralheiras, nem bonecas de luxo: as mulheres portuguesas sob o olhar da história (séculos XIX-XX)”.

O título toma de empréstimo as palavras de Virgínia de Castro e Almeida que, em 1913, alertava para as deficiências do sistema educativo português quanto à instrução feminina, e nele Irene Vaquinhas avalia a participação das mulheres no mundo das atividades económicas e sociais do século XIX e inícios do século XX e a questão da sua instrução, no mesmo período de tempo.

Aceda à nota biográfica de Irene Maria de Montezuma de Carvalho Mendes Vaquinhas clicando na foto.