sexta-feira, 29 de abril de 2016

Universidade de S. Paulo disponibiliza mais de 3 000 livros grátis para download



"A Universidade de São Paulo (USP) disponibilizou mais de 3 mil livros e periódicos para consulta e download na página da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. Entre os volumes estão diversos livros raros, documentos históricos, imagens e manuscritos indexados por autor, assunto, título e ano.

De fácil acesso, o acervo abrange uma grande variedade de assuntos que vão de agricultura a direito constitucional, passando por artes, ciências, jornalismo, cinema e também arquitetura e cidades.

O acervo do projeto foi digitalizado a partir das obras da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, que pertence à USP. Foi criada, em janeiro de 2005, para abrigar e integrar os documentos reunidos ao longo de mais de oitenta anos pelo bibliófilo José Mindlin e sua esposa Guita. A coleção foi doada pela família Mindlin à USP. São cerca de 17.000 títulos, ou 40.000 volumes, mas nem tudo ainda está digitalizado. Parte do acervo doado pertencia ao bibliófilo Rubens Borba de Moraes, cuja biblioteca foi guardada por Guita e José Mindlin desde a sua morte.

Para a Universidade de São Paulo, o objetivo do projeto de digitalização do acervo é tornar irrestrito o acesso aos fundos públicos de informação e documentação científica sob sua guarda.

Os objetos digitais disponibilizados pela Brasiliana Digital (livros, imagens, mapas, periódicos, obras de referências e manuscritos) vêm acompanhados de uma notificação sobre os direitos de uso das obras. Existem algumas regras para a utilização dos conteúdos, como a proibição do uso dos documentos e livros para uso comercial e a citação da fonte sempre que utilizar o conteúdo noutro contexto."

Para consultar o acervo da Biblioteca Brasiliana da USP, clique aqui.


Transcrição da informação em Arch Daily.

quarta-feira, 27 de abril de 2016

Lançamento do livro "Histórias de e para miúdos"
no 3º Aniversário do AEPAP

A cerimónia iniciou-se com a intervenção das professoras Margarida Marmeleiro e Ana Maria Marmeleiro, que indicaram as principais motivações deste projeto. Em seguida tomaram a palavra os alunos que consideraram esta experiência enriquecedora.

Aqui ficam algumas imagens deste evento:

terça-feira, 26 de abril de 2016

Realização da IIª edição do Peddy Paper
no 3º aniversário do AEPAP


Cartaz Vencedor do concurso comemorativo do 3º aniversário da autoria da aluna Sílvia Rodrigues 12º 12

Participaram nesta atividade 22 equipas constituídas por alunos de 10º e 11º anos da ESA e 6 equipas compostas por alunos de 9º ano da EB2, 3 Roque Gameiro.

Os alunos circularam por oito postos dispersos nos vários pavilhões da Escola Secundária da Amadora, onde os aguardava diversos desafios.

Fica aqui o registo da passagem de algumas equipas pela BE/CRE onde foram desafiados a procurar informações nos cartazes que compõem a exposição e no fundo documental ambos subordinado ao tema “Cidadania e Direitos Humanos” e a cerimónia de entrega dos prémios.



Divulga-se em seguida o catálogo da mostra documental:

domingo, 24 de abril de 2016

Cidadania e Direitos Humanos na BE/CRE


A comemoração do IIIº Aniversário do Agrupamento de Escolas Pioneiros da Aviação Portuguesa que se celebra no dia 26 de abril é marcado por um conjunto de atividades que envolve a Comunidade Educativa do Agrupamento.

A Biblioteca em articulação com o departamento de História e Filosofia assinala esta data com a exposição de trabalhos realizados pelos alunos da ESA e pelos alunos de 9º ano da EB 2, 3 Roque Gameiro sobre a figura de Aristides Sousa Mendes.

Os trabalhos dos alunos de 9º ano elaborados em suporte digital de diferentes formatos, exigiu a intervenção do técnico informático do nosso Agrupamento – Sr. Vítor - na adaptação e criação da apresentação final, o que muito agradecemos.

Em simultâneo poderá ser vista uma mostra documental que reúne livros, trabalhos de antigos alunos e DVDs subordinada ao mesmo tema.

A exposição dos trabalhos prolongar-se-á até dia 6 de Maio.

Vem à BE/CRE, aprecia os trabalhos dos teus colegas e escolhe o recurso que gostaria de levar emprestado para casa.

sábado, 23 de abril de 2016

Dia Mundial do Livro 2016:
400 anos da morte de Cervantes e Sheakespeare


O cartaz foi concebido pela LUPA Design para a DGLAB.

Neste Dia Mundial do Livro em que se assinala o quarto centenário da morte de Miguel Cervantes e William Shakespeare, recordamos o primeiro com uma das suas frases em D. Quixote de La Mancha:

“Aquele que lê muito e anda muito, vê muito e sabe muito”

Homenageie estes escritores tirando um pouco do seu tempo para ler um livro, uma revista, ou mesmo o jornal.

sexta-feira, 22 de abril de 2016

Dia Mundial da Terra 2016



Assinala-se hoje o Dia da Terra, que foi criado em 1970 pelo Senador norte-americano Gaylord Nelson que convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição. Este dia passou a ser adotado como Dia Mundial da Terra, vinte anos depois.

A celebração 2016 pretende alertar para o risco da desflorestação, incentivando a plantação de árvores.

O Dia Mundial da Terra 2016 foi escolhido para a assinatura do acordo de Paris contra as alterações climáticas (COP 21), obtido em Dezembro de 2015, depois de difíceis negociações entre 195 países e a UE, com o objetivo de entrada em vigor em 2020.

Porém ainda há um longo caminho a percorrer porque o acordo só se concretiza quando 55 Estados responsáveis por, pelo menos 55% das emissões de gases com efeito de estufa o ratificarem.

Cabe a todos nós, cidadãos do mundo, exigir a sua aplicação, porque também está em causa a nossa própria sobrevivência, como demonstra o vídeo que se segue.

Para quem anda mais desatento “nós somos o peixe”!!!

quinta-feira, 21 de abril de 2016

Lançamento do livro “Histórias de e para miúdos”



A Biblioteca da Escola Secundária da Amadora tem a honra de realizar no dia 26 de abril, pelas 15h00, o lançamento do livro “Histórias de e para miúdos”.

Este é o resultado do trabalho desenvolvido em parceria por professores do nosso Agrupamento, que envolveu os alunos da turma C, do 3º ano, da EB1/JI Terra dos Arcos e a turma 10, do 12º ano da ESA, sob a coordenação das professoras Ana Maria Marmeleira e Margarida Marmeleira.

Este evento enquadra-se nos festejos do IIIº Aniversário do Agrupamento de Escolas Pioneiros da Aviação Portuguesa.

Toda a comunidade educativa é convidada a participar.

quarta-feira, 13 de abril de 2016

Feira do Livro


Está quase... quase... a encerrar a Feira do Livro na ESA – é já na próxima sexta-feira.

Não percas a oportunidade de a visitar.

Estamos à tua espera.

domingo, 10 de abril de 2016

E se fosse eu?

Uma mãe, uma criança, um adolescente, um farmacêutico, um artista, uma família ... Fazer a mochila e partir... Abandonar a casa, os amigos, o emprego... Enfrentar o desconhecido, o perigo e ... se todas as portas se fechassem?

quinta-feira, 7 de abril de 2016

IIª edição do Peddy Paper no 3º aniversário do AEPAP



Celebra-se no dia 26 de abril o terceiro aniversário da criação do Agrupamento de Escolas Pioneiros da Aviação Portuguesa (AEPAP). Neste dia estão previstas diversas iniciativas das quais se salienta a IIª edição do Peddy Paper da ESA.

Esta atividade é organizada pelos Departamentos de Geoeconómicas e Informática, de Ciências Experimentais e de Filosofia e História, à qual se associa a Biblioteca Escolar.

Se és aluno do , 10º ou 11º ano do nosso agrupamento forma uma equipa constituída por 3 ou 4 elementos e inscreve-a o mais breve possível (data limite - 15 de abril), porque o número máximo de equipas participantes é de 40.

Participa!

Aceita este primeiro desafio!

Para mais informações consulta o regulamento:


quarta-feira, 6 de abril de 2016

Feira do Livro 2016: convite



Enquadrada na celebração da 10ª edição da Semana da Leitura, com o tema Elos de Leitura, a Biblioteca Escolar –Centro de Recursos Educativos da Escola Secundária da Amadora, promove a Feira do Livro que irá decorrer entre os dias 11 e 15 de abril. Esta é organizada com o apoio da livraria Letras com História.

Não é demais salientar a importância deste tipo de evento na escola por proporcionar o contacto direto com grande número de títulos, incentivando os alunos ao manuseamento, à apreciação dos livros expostos e à pratica de escolhas fundamentadas, aproximando o livro dos seus leitores e, assim, promover a leitura. E como referiu o escritor brasileiro Monteiro Lobato (1882-1948) “quem não lê... mal fala, mal ouve, mal vê”.

Como é habitual neste tipo de iniciativas, os visitantes poderão adquirir livros subordinados a temas variados e algumas novidades do mercado, a preço mais reduzido.

Dez por cento do total de vendas da Feira do Livro reverterão em livros novos que irão enriquecer a Biblioteca Escolar.

A BE/CRE convida alunos, docentes, funcionários, pais e encarregados de educação, familiares de alunos e Comunidade em geral a visitar esta feira.

DATA: 11 a 15 de abril de 2016

LOCAL: Na entrada da BE/CRE

HORÁRIO:

2ª feira: 11H00 – 18H30;

3ª feira: 09H00 – 16H30;

4ª e 5ª feira: 09H00 – 18H30;

6ª feira: 09H00 – 15H00.

Visita das turmas - de acordo com a seguinte calendarização:

segunda-feira, 4 de abril de 2016

Livro do Mês – Abril 2016

No mês em que se celebra o 42º aniversário da Revolução dos Cravos - Revolução de 25 de Abril de 1974 - e num momento em que somos diariamente confrontados com a situação dramática vivida pelos refugiados oriundos de diferentes partes do Mundo, convém recordar que este facto, para nós portugueses, não nos é alheio e foi vivenciado por uns largos milhares de pessoas aquando da descolonização da África portuguesa.

Em homenagem a todos aqueles que indevidamente foram designados por retornados, quando muitos deles até então nunca tinham estado na designada metrópole, tendo nascido e vivido nas ex-cólonias portuguesas, a equipa da biblioteca escolar propõe como leitura do mês a obra de Fernando Dacosta, intitulada “Os retornados mudaram Portugal”.



Sinopse da obra>>

Fica aqui uma pequena nota sobre o autor:

Nascido em Angola (Caxito) em 1945, Fernando Dacosta é romancista, dramaturgo, conferencista e jornalista. Fixou-se em Lisboa e cursou Letras, antes de se iniciar no jornalismo e na literatura. Integrou as redações dos órgãos Flama, Diário de Lisboa, Diário de Notícias, O Jornal, Público e Visão.

Os temas das suas obras centram-se no período do Estado Novo, sobretudo no fim do império português, e no período pré e pós Revolução de 25 de Abril, que estão espelhados em livros como Um Jipe em Segunda Mão (1983) (Prémio de Teatro da RTP, Associação Portuguesa de Críticos, Casa da Imprensa), O Viúvo (1988) (Grande Prémio Círculo de Leitores/LER), Os Retornados estão a mudar Portugal (Grande Prémio de Reportagem do Clube Português de Imprensa, 1984), Máscaras de Salazar (1997), Os Mal-Amados (2008) ou Os retornados mudaram Portugal (2013). O seu livro mais recente, O Botequim da Liberdade (2013), remonta ao tempo em que o Botequim, um bar do largo da Graça, em Lisboa, criado e projetado por Natália Correia, recebia algumas das maiores figuras da cultura portuguesa para tertúlias.

Em 1995 foi agraciado com a Ordem do Infante D. Henrique e, em 2013, eleito sócio-correspondente da Academia das Ciências de Lisboa.

In: http://tintonobranco.pt/single_convidado.php?convidado=2