quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Concurso
“Ler como quem joga – escrever como quem pinta”: escrita do desassossego



Divulgamos um novo concurso promovido pelo Plano Nacional da Leitura (PNL) em parceria com a Fundação José Saramago, a Casa Fernando Pessoa, o Instituto Camões, a Rede de Bibliotecas Escolares, a Direção Geral da Administração Escolar (DGAE)/Direção de Serviços de Ensino e das Escolas Portuguesas no Estrangeiro (DSEEPE) e a Porto Editora, que desafia os alunos do ensino secundário a dissertar sobre aquilo que mais os inquieta, assombra e seduz, tendo por base uma aproximação às obras de Fernando Pessoa e de José Saramago.

Para mais informações consulta o regulamento

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto:
Encontro com a jornalista Patrícia Carvalho



Assinala-se, anualmente, a 27 de janeiro, o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. Foi criado por ação da Assembleia Geral das Nações Unidas, pela Resolução 60/7, de 1 de dezembro de 2005.

Trata-se de um dia de lembrança, em nome dos milhões de vítimas da perseguição nazi: judeus, ciganos, homossexuais, políticos, artistas, doentes, entre outros, ocorrida durante a Segunda Guerra Mundial.

A data foi escolhida por possuir um significado muito especial: foi a 27 de janeiro de 1945 que teve lugar a libertação do principal campo de concentração nazi, Auschwitz, pelas tropas da União Soviética.

E porque é uma data para refletir e para recordar sempre, o Grupo de Recrutamento de História conjuntamente com os Clubes Entre-Culturas e Europeu promovem o encontro com a jornalista Patrícia Carvalho, autora da obra “Portugueses nos campos de concentração nazis”, que realizará uma conferência no auditório da ESA, no dia 27 de janeiro, pelas 11H45, à qual se sucederá a sessão de autógrafos.

A Biblioteca Escolar associa-se a esta iniciativa promovendo a feira de autor, a qual conta com o apoio da Livraria Letras com História. O livro “Portugueses nos campos de concentração nazis” encontra-se assim à venda, durante esta semana (de 25 a 28 de janeiro), a preço de feira, na BE/CRE da ESA.

Entusiasme-se com o booktrailer:



Veja o livro por dentro >>

Aqui fica uma pequena nota biográfica da autora.

Patrícia Carvalho nasceu em 1975, no Porto, onde trabalha e reside. 

Frequentou o curso de Ciências da Comunicação, da Universidade Nova de Lisboa, que concluiu em 1997. Estagiou no Jornal de Letras, porém preferiu abandonar a capital e regressar à Cidade Invicta. Aqui trabalhou em vários jornais e revistas, como o Comércio do Porto, a Grande Reportagem, a Visão ou Sábado

Em 2008 ingressou no Público, "Portugueses nos campos de concentração nazis" é o seu primeiro livro que resultou de uma investigação que deu também origem à reportagem homónima publicada em 2014 pelo jornal, vencedora, entre outros, do prémio Melhor Reportagem Multimédia, atribuído nesse ano pelo Observatório do Ciberjornalismo.

FONTE: VOGAIS, Editora [Em linha] [Consult. Em 25/01/2016 ]. Disponível em http://www.vogais.pt/livros/portugueses-nos-campos-de-concentracao-nazis

domingo, 17 de janeiro de 2016

Antropoceno?

< <Um grupo internacional de 24 cientistas defende num artigo publicado na revista “Science” que estamos a entrar numa nova era geológica, o Antropoceno, porque o impacto da atividade humana na Terra será visível em sedimentos e rochas daqui a milhões de anos. Os cientistas dizem que “os seres humanos estão a alterar o planeta, incluindo os processos geológicos de longo prazo, a um ritmo crescente”. E sublinham que o Antropoceno é distinto da era geológica atual, o Holoceno, que começou há cerca de 11 mil anos, no final da última glaciação.>>

Fonte:

AZEVEDO, Vírgilio; “Está a nascer uma nova era geológica e chama-se antropoceno” in Expresso (Em linha) (Consult. em 17-01-2016). Disponível em http://expresso.sapo.pt/dossies/diario/2016-01-11-Esta-a-nascer-uma-nova-era-geologica-e-chama-se-Antropoceno

 Saiba mais>>

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Lello. A livraria mais bela do Mundo faz 110 anos.



Jornal Observador

”Que ninguém diga que o 13 é um número de azar. A 13 de janeiro de 1906 inaugurava-se a Livraria Lello. Viagem ao passado, presente e futuro de um ‘templo às artes’ com uma escadaria hipnotizante. (...)”

Um artigo de Sara Otto Coelho.

Ler mais >>

Visita virtual>>

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Prémio literário juvenil: "Um conto até ao fim"



O Município de Gouveia irá celebrar este ano, o centenário do nascimento do escritor Vergílio Ferreira, nascido em Melo, aldeia do concelho de Gouveia, no dia 28 de janeiro de 1916.

Neste âmbito a Biblioteca Municipal de Gouveia promove um Prémio Literário Juvenil destinado a jovens do 2º e 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, denominado “Um Conto até ao Fim”.

Para mais informações consulte o respetivo regulamento:


Concurso “Elos de Leitura em Cartaz”



O Concurso “Elos de Leitura em Cartaz” integra-se na 10ª Edição da Semana da Leitura e desafia à criação de cartazes que decorram de leituras livremente realizadas e que traduzam o tema proposto, de forma a evidenciar o contributo da leitura na aceitação da diferença, no pluralismo e na multiculturalidade e na criação de elos de informação e de compreensão que ajudem a lidar com a heterogeneidade da Humanidade, a respeitar os direitos humanos e a desenvolver sociedades mais inclusivas.

As escolas (sede) poderão participar neste concurso com um trabalho por nível/ciclo de educação e de ensino, conforme o Regulamento

A inscrição deverá realizar-se através do preenchimento de um formulário próprio disponível no Sistema de Informação do Plano Nacional de Leitura (SIPNL) até 18 de março de 2016.

Os trabalhos a apresentar a concurso serão enviados para o endereço pnlconcurso@gmail.com até 22 de abril de 2016.

Concurso Inês de Castro



A 8ª edição do Concurso Inês de Castro é uma iniciativa conjunta do Plano Nacional de Leitura e da Fundação Inês de Castro, com o patrocínio da YDreams e a colaboração do Diário de Coimbra.

Baseado nos “Percursos de Pedro e Inês”, desde a sua primeira edição, o concurso visa promover o conhecimento dos contextos e lugares históricos, geográficos sociais, políticos, económicos, literários e afectivos que se relacionam direta ou indiretamente com o romance de D. Pedro e de D. Inês.

Na 8ª edição -ano letivo 2015/2016- os trabalhos a concurso podem ser elaborados com base em diferentes áreas criativas e deverão configurar uma representação no âmbito das ARTES PERFORMATIVAS (Filme, Dança, Música, Ópera, Teatro, Teatro Musical...), devendo ser apresentado em vídeo.

O concurso dirige-se a alunos dos seguintes níveis de ensino:

- 2º e 3º CEB

- Ensino Secundário.

As escolas/ os agrupamentos podem apresentar a concurso os seus trabalhos em grupos, com um número máximo de 5 elementos, acompanhados por um professor.

Os agrupamentos de escolas poderão concorrer com o máximo de cinco trabalhos por ciclo/nível de ensino conforme o Regulamento

A inscrição deverá realizar-se através do preenchimento de um formulário próprio disponível no Sistema de Informação do Plano Nacional de Leitura (SIPNL) até 30 de janeiro de 2016.

Os trabalhos a apresentar a concurso serão enviados para o endereço pnlconcurso@gmail.com até 26 de abril de 2016.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Portugal na CEE / UE – 30 anos



Celebrou-se hoje a cerimónia comemorativa do 30º aniversário da adesão de Portugal à União Europeia, então designada por Comunidade Económica Europeia.




O que mudou em Portugal depois da adesão à CEE / UE?

Analise o retrato de 30 anos de Portugal na Europa aqui.

Faça o download do livro digital “Três décadas de Portugal Europeu: balanço e perspetivas”, coord. por Augusto Mateus

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Livro do Mês – Janeiro 2016

No mês em que se recorda as vítimas do Holocausto a biblioteca escolar propõe como leitura o livro de Patrick Modiano, intitulado “Dora Bruder”.

O autor após a leitura de um pequeno anúncio num jornal com cerca de 50 anos, sobre o desaparecimento de uma jovem de 15 anos – Dora Bruder – ficou com vontade de saber um pouco mais sobre ela: Porque teria fugido? Teria regressado?

Na realidade, pouco mais soube sobre Dora Bruder, além de ser judia, residente em Paris na época da ocupação alemã, onde foi capturada e embarcada para Auschwitz após ter estado detida noutros locais.

Esta obra faz jus ao galardão atribuído a Patrick Modiano em 2014, pela Academia Sueca que, no comunicado, elogiou «a arte da memória com a qual evocou os destinos humanos mais inacessíveis e nos revelou a vida quotidiana sob a Ocupação».

Fica aqui uma pequena nota sobre o autor:

Patrick Modiano nasceu em Boulogne-Billancour, nos arredores de Paris, em julho de 1945, e publicou o seu primeiro romance (La Place de l’Étoile) em 1968. Com "Rue des Boutiques Obscures", obteve em 1978 o Prémio Goncourt. Em 1972, recebeu o Grande Prémio de Romance da Academia Francesa com "As Avenidas Periféricas". Considerado hoje um dos mais importantes escritores franceses, e autor de uma vasta obra, foi distinguido com o Grande Prémio Nacional das Letras e com o Prémio Nobel da Literatura de 2014.