terça-feira, 27 de outubro de 2015

Dia das Bruxas - Halloween 2015

Para assinalar o Dia das Bruxas a equipa educativa da BE/CRE da ESA preparou uma mostra de recursos alusivos ao tema “Histórias de mistério, magia e... outras fantasias” e duas atividades que se desenvolvem durante esta semana:

Passatempo “À Descoberta do Autor Misterioso”.

Com base num conjunto de pistas e numa caricatura cada participante terá de descobrir quem é o escritor. Terá de escolher uma de entre cinco opções de resposta.

Para responder poderá pesquisar na Web ou consultar o catálogo bibliográfico que acompanha a mostra documental e depois preencher o formulário e colocá-lo na caixa disponível na zona de atendimento.


Redigir frases horripilantes numa das línguas à escolha - português, francês, inglês ou alemão - no placard preparado para esse efeito.



Aceita o nosso convite.

PARTICIPA.

Oportunamente divulgaremos os resultados destas atividades.

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Dia Mundial da Alimentação 2015 – 70 anos da FAO



Assinala-se hoje o Dia Mundial da Alimentação que comemora a fundação da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO – Food and Agriculture Organization), em 1945, após a 2ª Guerra Mundial, ou seja, há 70 anos.

Esta comemoração tem como objetivo primordial despertar o interesse das pessoas pelo problema da alimentação no mundo e reforçar a solidariedade na luta contra a fome, a malnutrição e a pobreza.

O Dia Mundial da Alimentação celebra-se desde 1981 e cada ano é dedicado a um tema que reflecte as preocupações da organização e que centra as atividades que se pretende desenvolver. O tema proposto para o Dia Mundial da Alimentação 2015 é “Proteção social e agricultura: quebrar o ciclo da pobreza rural”, o qual pretende sensibilizar para a necessidade de promover a proteção social e salientar o seu contributo na erradicação da pobreza e da fome até 2030, que constitui um dos objetivos do Milénio.

Porém para a concretização deste objetivo torna-se imprescindível o apoio à agricultura, de forma a aumentar os níveis de produtividade e de rendimento agrícolas e a disponibilizar mais recursos alimentares, vindo assim a quebrar o ciclo da pobreza e da fome.

Veja o spot promocional e os vídeos relacionados com o tema de 2015 e com os 70 anos da organização. Os vídeos existem noutros idiomas.







Na BE/CRE foi organizada uma exposição com recursos documentais relacionados com a temática da alimentação e nutrição.

Aqui fica o cartaz de divulgação desta mostra da autoria da professora Áurea Souto.




Deixamos também o catálogo bibliográfico que acompanha esta exposição:


terça-feira, 13 de outubro de 2015

Cartaz MIBE 2015

A BE/CRE contou com a preciosa colaboração da Oficina Criativa da ESA que concebeu o cartaz que representa o Mês Internacional da Biblioteca Escolar do nosso Agrupamento e que se encontra exposto nas bibliotecas.

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Poesia Trovadoresca

O site das Cantigas Medievais Galego-Portuguesas disponibiliza, aos investigadores e ao público em geral, a totalidade das cantigas medievais presentes nos cancioneiros galego-portugueses, as imagens dos manuscritos e a música (medieval e as versões ou composições originais contemporâneas que tomam como ponto de partida os textos das cantigas). Constitui assim uma fonte documental importante para trabalhar o novo programa de Português, do 10º ano.

Veja o vídeo que esclarece como navegar no site.



Aceda ao site aqui.

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Livro do Mês - Outubro de 2015

No âmbito do Mês Internacional da Biblioteca Escolar elegeu-se como livro do mês a obra de Antonio G. Iturbe, intitulada “A bibliotecária de Auschwitz”, livro recomendado pelo PNL como sugestão de leitura para o Ensino Secundário.

O livro relata a história de um professor judeu, Fredy Hirsch, que criou uma escola secreta no Bloco 31, do campo de extermínio de Auschwitz e de Edita (Dita) Adlerova, a jovem judia checa, que administrou a biblioteca desse bloco, constituída por 8 livros impressos e meia dúzia de livros vivos, ou seja, narrados oralmente por prisioneiros que praticamente decoraram as obras.

Neste local onde os livros eram proibidos Dita assegurou o empréstimo, o restauro, o transporte dos livros debaixo do vestido e o encargo de esconde-los todas as noites num lugar diferente e, simultaneamente, a esperança e o conhecimento.

Apresenta-se em seguida o livro selecionado:

Para aguçar o interesse aqui fica o booktrailer deste livro:



Sobre o autor:




Antonio G. Iturbe nasceu em 1967, em Saragoça e dedica-se há vinte anos ao jornalismo cultural. Foi coordenador do suplemento televisivo de "El Periódico", redator da revista de cinema "Fantastic Magazine" e trabalha há dezassete anos na revista "Qué Leer", de que é atualmente diretor. Colaborou, entre outros orgãos de comunicação social, nas secções de livros dos programas de rádio de “Protagonistas” Ona Catalana, ICat FM e a Cope, e em suplementos culturais de jornais como "La Vanguardia" ou "Avui".



Publicou dois romances e é autor de uma série de livros infantis.

FONTE: Editora Planeta Disponível em http://www.planeta.pt/autor/antonio-g-iturbe

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Outubro, Mês Internacional da Biblioteca Escolar



De acordo com a IASL – International Association of School Librarianship – celebra-se em outubro o Mês Internacional da Biblioteca Escolar com o objetivo de promover a biblioteca escolar e demonstrar a sua importância, pelo trabalho que desenvolve nas áreas da leitura e das literacias, no acesso a cultura e no desenvolvimento da cidadania.

Este ano o tema proposto por esta associação é “The school library rocks – living it, learning it, loving it!”. Com o contributo das professoras de inglês da nossa escola foi adotada a seguinte tradução:

“A biblioteca está em alta - vem, vê e ... valoriza-te!"

Ao longo do mês para fazer jus ao tema iremos realizar visitas guiadas, exposições, mostras bibliográficas e de novas aquisições.

Oportunamente publicaremos o cartaz desta iniciativa.

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

1 de Outubro: Dia Mundial da Música

A música faz parte do nosso dia-a-dia
Faz-nos companhia
Transmite-nos alegria
Faz com que o mundo nos sorria
Tanto nos pode revigorar
Como ajudar a acalmar
Mas, sempre sempre inspira-nos a sonhar!


A Biblioteca escolar celebra esta efeméride instituída pelo Conselho Internacional da Música, da UNESCO, em 1975, com uma exposição de fundo documental dedicado a esta arte.

Aqui fica o cartaz e o convite à Comunidade Escolar para visitar esta mostra até dia 6 de outubro...



... E um pequeno exemplo desta mostra temática: