quarta-feira, 30 de setembro de 2015

3ª edição do Concurso "Liberdade de Expressão e Redes Sociais"





A SIC Esperança, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares e com o apoio da Porto Editora, lança esta semana a 3º edição do concurso a nível nacional Liberdade de Expressão e Redes Sociais.

Destinado a estudantes com idade igual ou superior a 13 anos, que frequentem o 3º ciclo do ensino básico e o ensino secundário visa, tal como as edições anteriores, suscitar a reflexão e o debate sobre a temática da liberdade de expressão e das redes sociais, identificando igualmente os riscos e abusos ligados ao seu uso.

O tema proposto nesta 3ª edição é o “Cyberbullying”, o qual pode ser abordado de diferentes perspetivas, de acordo com o Regulamento e apresentado em um de vários formatos à escolha – textos, vídeos, podcasts, fotografias, desenhos ou animações.

A participação não exige inscrição prévia, apenas o envio dos trabalhos candidatos para a SIC Esperança -sicesperanca@sic.pt.-, até ao dia 18 de dezembro de 2015. Os vencedores serão anunciados no dia 18 de janeiro de 2016.

sábado, 19 de setembro de 2015

Projetos de promoção da leitura e de articulação curricular

No início deste ano letivo o PNL – Plano Nacional de Leitura promove em parceria com diferentes entidades vários projetos dirigidos a alunos do ensino básico e secundário que frequentam escolas que não integraram as edições anteriores. Os projetos que em seguida se apresenta encontram-se em fase de candidatura, esta deve ser apresentada através da escola sede do agrupamento, em formulário específico disponível no SIPNL (sistema de informação do PNL)

Fica aqui uma síntese dos principais projetos:



==> 2ª edição do Projeto Leituras D’Oriente e D’ Ocidente 2015-16




- Destinatários: Alunos do Ensino Básico e Secundário
- Proposta: A partir de textos de diferentes tipologias e de diferentes épocas os alunos devem desenvolver projetos originais que resultem da articulação da leitura com diversas áreas do saber, testemunhando a relação entre Portugal e as culturas de povos que habitam o continente asiático.
- Conheça o projeto
- Consulte a lista de livros recomendados/sugeridos como ponto de partida para o desenvolvimento do projeto.
- Candidatura: até 30 de setembro de 2015




==> 3ª edição do Projeto Ler + Mar 2015-17





- Parceiros: Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC) e Aporvela
- Destinatários: Alunos do Ensino Básico e Secundário
- Proposta: visa o estabelecimento de relações entre textos em língua portuguesa e aspetos ligados aos oceanos numa perspetiva de transversalidade curricular.
- Saiba mais sobre o projeto
- Candidatura: até 30 de setembro de 2015



==> 4ª edição do Projeto Ler + Jovem 2015-2017





- Destinatários: Alunos do Ensino Secundário e população adulta, nomeadamente séniores
- Proposta: Pretende que os jovens selecionem textos que sejam do seu agrado e simultaneamente adequados para serem partilhados com população adulta (pode-se fazer parceria entre a Universidade Sénior, Centros de Dia, Lares...). Pede-se aos professores que coordenem a organização de pequenas equipas de alunos que apresentem esses mesmos textos nas suas comunidades e discutam leituras com os adultos.
- Informe-se sobre o projeto
- Candidatura: até 9 de outubro de 2015

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

4ª edição do Ciclo de Cinema “Imagem e Memória” – 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial e da libertação de Auschwitz



Pelo quarto ano consecutivo, a Câmara Municipal de Cascais, a Memoshoá – Associação Memória e Ensino do Holocausto e a Fundação D. Luís I promovem no Espaço Memória dos Exílios, no Estoril, a quarta edição do Ciclo de Cinema “Imagem e Memória” dedicado aos 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial e da libertação do campo de concentração de Auschwitz. 

À semelhança das edições anteriores serão apresentados um conjunto de filmes sobre a Segunda Guerra, destacando-se temas como o Holocausto. 

A projeção de cada filme é acompanhada de uma reflexão e debate sobre a temática, a qual contará com a presença de convidados ligados a várias áreas da cultura. 

Este ciclo de cinema e constituído por um conjunto de 14 sessões que se prolongam até dia 31 de outubro e é complementado pela exposição “Fragmentos da Segunda Guerra Mundial: objetos e propaganda”, pertença dos colecionadores António Fragoeiro e Carlos Guerreiro. 

Aqui fica a programação desta edição.



quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Saudações a todos os utilizadores da BE/CRE!



No inicio de mais um ano letivo, a equipa da Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos vem dar as boas vindas e desejar a todos os docentes, funcionários e alunos da ESA um bom trabalho e um ano letivo bem sucedido.

A biblioteca escolar ampliada e praticamente renovada está pronta a vos receber e pretende manter-se um espaço vivo, dinâmico, de trabalho e de convergência de toda a Escola, de modo a que toda a Comunidade Escolar o sinta verdadeiramente como seu e que o usufruam, quer individualmente, quer em ambiente de aula. Assim, lançamos o convite a todos à participação, ao longo do ano letivo 2015/2016, nas atividades que forem propostas.

“Visitem” igualmente o blogue da nossa BE/CRE para se manterem informados das atividades realizadas e a realizar, pois este será atualizado regularmente.

Bom ano de trabalho!

Sejam bem-vindos!