quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Celebra-se hoje, dia 27 de janeiro, o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, este ano subordinado ao tema “Liberdade, Vida e o Legado dos Sobreviventes do Holocausto”.

Este ano o Dia marca uma dupla celebração: o 10º aniversário da sua criação, através da resolução das Nações Unidas, adotada em 1 de novembro de 2005 e o 70º aniversário da libertação do campo de concentração de Auschwitz-Birkenau.

O nosso Agrupamento não ficou alheio a esta data que será assinalada na Escola Secundária da Amadora com um conjunto de iniciativas que irão decorrer entre hoje dia 27 e 30 de janeiro, promovidas em parceria pelos professores do departamento de História, pelos clubes Entre-Culturas e Património e pela Biblioteca Escolar.

Seguidamente apresentamos a programação:





quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Concurso "Faça lá um poema" - 2015



O Plano Nacional de Leitura (PNL) e a Fundação Centro Cultural de Belém (CCB) lançaram a 7ª edição do Concurso “Faça lá um poema”, o qual visa incentivar o gosto pela leitura e pela escrita de poesia.

Este concurso é dirigido aos alunos dos três ciclos de ensino básico e do ensino secundário, que frequentam escolas públicas ou privadas do País. 

O concurso organiza-se em duas etapas:

• Fase interna, na escola/agrupamento para seleção de um poema de cada nível de ensino, que será enviado, em formulário próprio, para o PNL.

Os alunos interessados em participar deverão entregar os seus trabalhos num envelope fechado, na BE/CRE, até dia 6 de fevereiro. Dentro do envelope com o trabalho , deverá ainda ser incluído um outro envelope fechado com a identificação do aluno, nome, telefone e e-mail.

• Fase externa, na qual os poemas enviados pelas escolas do País serão avaliados por um júri de cinco elementos, designados pelo CCB e pelo PNL.

Aos autores dos que forem considerados como os melhores poemas, serão atribuídos prémios, a anunciar oportunamente e a divulgar na página dos concursos do PNL e no sítio do CCB.

Os premiados serão convidados a ler os seus poemas na cerimónia pública de entrega de prémios, a realizar no Dia Mundial da Poesia (21 de março), no CCB.

Para mais informações consulte o regulamento.

Conheça a lista de vencedores e os poemas premiados da edição anterior aqui.

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Exposição
Almada Negreiros: O que nunca ninguém soube que houve (desenho, pintura, livros de artista)



Integrado na comemoração do centenário da Revista Orpheu o Museu da Eletricidade apresenta até 29 de março de 2015 uma exposição de um dos vultos fundamentais nesta revista – Almada Negreiros (1893-1970).

A exposição subordinada ao tema Almada Negreiros: O que nunca ninguém soube que houve (desenho, pintura, livros de artista) é constituída por 70 obras inéditas e expostas pela primeira vez, provenientes do espólio da família, de coleções privadas e de instituições públicas.

"Companheiro e cúmplice de Fernando Pessoa e Amadeo de Souza Cardoso no desencadear da Modernidade artística e literária, na década de 1910, figura polémica, mítica e (auto-) mitificada, mostram-se aqui as experiências artísticas e especulativas de Almada em torno do desenho, da poesia e do número: livros de artista, ensaios caligráficos e de paginação, tipografia, manuscritos, desenhos de ilustração e pinturas, dando uma atenção especial à revelação de um vasto conjunto de inéditos, artísticos e bibliográficos".

Segundo a Fundação EDP, o nome da exposição foi inspirado no título de um livro até aqui desconhecido, escrito entre 1921 e 1922 por Almada Negreiros: “O Pierrot que Nunca Ninguém Soube que Houve. História Trágica Ilustrada com Sol e Palmeiras”.

A exposição é comissariada pela historiadora de arte Sara Afonso Ferreira, especialista em Almada Negreiros, que organizou a exposição em cinco momentos-chave, segundo uma ordem cronológica.

A exposição, de entrada gratuita, pode ser visitada de terça-feira a domingo, entre as 10H00 e as 18H00.

Saiba mais sobre Almada Negreiros aqui

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Livro do Mês – Janeiro de 2015

No mês em que se comemora os “Reis” a biblioteca escolar propõe como leitura uma obra de divulgação que envolve episódios da nossa história, desde D. Afonso Henriques e das relações mantidas com o país vizinho. Trata-se de “900 anos a irritar os espanhóis”, de Margarida de Magalhães Ramalho.

Escrito de forma divertida e para um público que nem sempre tem tempo, nem gosto para ler obras escritas para especialistas e ancorado em trabalhos de investigação, a autora convida-nos a viajar ao longo de 9 séculos de confrontos e peripécias entre dois vizinhos determinados e ambiciosos e a descobrir personalidades míticas e momentos cruciais em que Portugal e Espanha se meteram, literalmente, em sarilhos.



Fica aqui uma pequena nota sobre a autora:

Margarida de Magalhães Ramalho é licenciada em História da Arte. Responsável pelas escavações arqueológicas realizadas entre 1987 e 2005 na Fortaleza de Nª Sª da Luz, em Cascais, tem alguns estudos publicados nesta matéria. Entre 1993 e 1998 pertenceu aos quadros da EXPO'98. Freelancer desde 1999, comissariou várias exposições. Publicou já dezenas de livros na área da História e assinou artigos para revistas a Egoísta e o Expresso.

Fonte: WOOK