sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Concurso de Poesias de Natal



A BE/CRE, em parceria com as disciplinas de português, francês e inglês, promove um concurso no qual podem participar alunos, professores e funcionários da Escola Secundária da Amadora.

Trata-se de produzir um poema alusivo ao Natal, que pode ser redigido em português, francês ou inglês, que deverá ser entregue até 10 de dezembro.

As condições de participação encontram-se discriminadas no regulamento que se segue:



Contamos com a vossa INSPIRAÇÃO e PARTICIPAÇÃO!

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Lídia Jorge distinguida com o Prémio Luso-Espanhol de Arte Cultura 2014



A escritora Lídia Jorge foi ontem distinguida com o Prémio Luso-Espanhol de Arte Cultura 2014, atribuído pelo Ministério da Cultura espanhol e pela Secretaria de Estado da Cultura portuguesa.

Este prémio foi criado em 2006 pelas tutelas da Cultura nos dois países, com o objetivo de premiar a obra de uma personalidade «que tenha contribuído para melhorar a comunicação e cooperação cultural entre Portugal e Espanha, reforçando os laços entre os dois países».

Este ano a escolha unânime do júri, que reuniu um conjunto de especialistas de ambos os países, recaiu sobre esta autora, natural de Boliqueime (Algarve), por «criar uma relação e vínculo de união entre Portugal e Espanha através da sua contribuição para o conhecimento mútuo de ambos os países e …. Pelo valor da sua obra literária, que aborda algumas das questões fundamentais do nosso tempo».

Ao longo da sua notável carreira Lídia Jorge foi agraciada com vários prémios nacionais e internacionais, dos quais se destacam os prémios de ficção PEN Clube Português, em 1998; o Prémio Albatroz da Fundação Gunter Grass, em 2006 e o Grande Prémio da Sociedade Portuguesa de Autores/Millenium BCP, em 2007.

Saiba mais sobre esta escritora aqui.

De entre a sua obra encontra-se disponível na biblioteca escolar os seguintes títulos:








terça-feira, 25 de novembro de 2014

Feira de Novidades de Natal



A BE/CRE da Escola Secundária da Amadora promove uma feira de novidades editoriais e ... não só!!!, enquadrada na época natalícia que se aproxima e que conta com a colaboração da Livraria da Amadora – Toque de Leitura.

Não deixe de aproveitar esta oportunidade para comprar livros recém publicados e outros com bons descontos, para ler e oferecer.

Vem aí o Natal e um livro é sempre uma ótima prenda, para miúdos e graúdos.

Alunos, professores, funcionários, pais e encarregados de educação estão, desde já, convidados a visitar esta feira e certamente surpreender-se-ão pela diversidade de títulos que pretendem contemplar diferentes faixas etárias.

A feira decorrerá até ao fim do 1º período, na biblioteca escolar.

Esperamos pela vossa visita.

Aqui fica um cheirinho do que podem encontrar....

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Conferências “Tópicos Pessoanos”



Nos próximos dias 27 de novembro e 11 de dezembro, pelas 18H30, irá realizar-se na Biblioteca Nacional conferências intituladas Tópicos Pessoanos, que se desenvolvem no âmbito do projeto de investigação Estranhar Pessoa, sediado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Estas conferências, de entrada livre, abrem um espaço de divulgação e debate de novas ideias em torno da obra de Fernando Pessoa.

Os temas em debate são:

No dia 27 de novembro: “A primitiva alétheia e o poeta fingidor” apresentado por Daniel Moreira Duarte e comentado por Pablo Javier Pérez López

No dia 11 de dezembro: “Verdade, aspirina e outros ingredientes da panaceia pessoana” por Madalena Lobo Antunes e comentado por Rita Patrício.

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Exposição documental Padre António Vieira



Está patente na Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos uma exposição documental alusiva ao Padre António Vieira.

Esta exposição foi cedida pelo Instituto Camões e presta homenagem a esta figura impar da cultura portuguesa.

De entrada livre pode ser visitada até dia 31 de Janeiro, de acordo com o seguinte horário:

• Segunda-feira e sábado: Das 10H00-18H00;

• Terça-feira a Sexta-feira: Das 10H00-19H00.

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Concurso de Criatividade Filosófica


Os professores do grupo de recrutamento de Filosofia promovem um concurso destinado a alunos do 10º , 11º e 12º anos, dos cursos diurno e noturno, de acordo com o seguinte regulamento:


quarta-feira, 12 de novembro de 2014

7 Dias, 7 Dicas sobre os media 2015



A Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), em parceria com a Direção-Geral da Educação (DGE), a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e o Gabinete para os Meios de Comunicação Social (GMCS) lançam a 3ª edição do concurso 7 dias, 7 dicas sobre os media.

Com uma imagem renovada, a iniciativa pretende fomentar o uso crítico e criativo dos media, uma utilização mais segura da Internet e o respeito pelos direitos de autor, bem como estimular a colaboração entre professores, alunos, jornais, rádios, televisões e bibliotecas escolares no âmbito da Literacia dos Media.

Todas as escolas, públicas ou privadas, podem apresentar um trabalho por tema e por categoria (1.º e 2.º ciclos do ensino básico; 3.º ciclo do ensino básico e secundário) e à semelhança do ano anterior a participação no concurso é feita através da produção de Sete Dicas (alertas, recomendações e conselhos) em formatos diversos (áudio, vídeo, apresentação eletrónica ou cartaz), fixando-se em 15 de março de 2015 a data limite para o professor bibliotecário enviar o trabalho selecionado na escola/ agrupamento, em cada uma das categorias.

Os temas base para a produção das Dicas são:

Ø O uso dos media na sala de aula e na biblioteca;
Ø A segurança nos telemóveis e nas redes sociais;
Ø Como evitar o plágio.

Os alunos autores dos trabalhos vencedores em cada categoria (num máximo de três por cada trabalho), serão distinguidos individualmente com tablets ou um cartão oferta de valor equivalente e os professores orientadores receberão um pacote de materiais pedagógicos para a promoção da literacia para os media junto dos seus alunos.

Para saber mais consulte o regulamento do concurso.

FONTE DE CONSULTA: RBE – Notícias: 7 Dias, 7 Dicas com os Media 2014 [Em linha] [Consult. em 11-11-2014] Disponível em http://www.rbe.min-edu.pt/np4/1407.html

domingo, 9 de novembro de 2014

Concurso "Uma aventura ... literária 2015"



A Editorial Caminho, à semelhança de anos anteriores, lançou o concurso “Uma aventura ... literária”edição 2015.

Este concurso, dirigido a todos os níveis de ensino (do pré-escolar ao secundário), contempla cinco categorias de participação: texto original, crítica, desenho, teatro e olimpíadas da história.

As fichas de inscrição e os trabalhos (individuais e/ou coletivos) devem ser enviados (em simultâneo) através do site www.uma-aventura.pt até ao dia 16 de fevereiro de 2015.

Os trabalhos podem ainda ser enviados através do correio (com as fichas de participação devidamente preenchidas) para a seguinte morada:

Concurso Uma Aventura...Literária 2015 – Editorial Caminho – Rua Cidade de Córdova nº 2 -2610-038 ALFRAGIDE.

O regulamento pode ser consultado aqui.

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Evocação de Shakespeare na Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos



No âmbito do 450º aniversário do nascimento de William Shakespeare a Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos promove no dia 14 e 15 de Novembro, às 19h00, uma leitura e reflexão sobre obras paradigmáticas deste autor.

Esta evocação contará com a participação do grupo de atores do Teatro dos Aloés, que irão dar voz às personagens de Shakespeare e da investigadora Drª. Maria Helena Serôdio, que refletirá sobre os seus conteúdos.

A entrada é livre, embora sujeita à lotação da sala.

Participa!

Não faltes!

Não te arrependerás!

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Livro do Mês - Novembro de 2014

Relembrando ainda a comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares escolhemos um livro que presta homenagem às bibliotecas e aos bibliotecários, trata-se de “O Bibliotecário” de A. M. Dean.

Conjugando factos reais com ficção e através de uma teia de mistério e suspense o autor recuperou um tema interessante e que, ao longo dos séculos, tem criado sempre novas teorias. Será que a Biblioteca de Alexandria desapareceu mesmo? E onde poderá estar? Será que ardeu como foi sempre considerado?

Para ler com… avidez!



Fica aqui uma pequena nota sobre o autor:

A. M. Dean é o pseudónimo de um conceituado historiador especializado em culturas antigas e em história das crenças religiosas. Professor de Teologia, ao longo da carreira trabalhou em algumas das mais prestigiadas universidades do Mundo. As suas obras de ficção são inspiradas pelo gosto por temas conspiratórios, bem como por uma profunda compreensão dos contextos históricos nos quais centra as suas histórias.

O Bibliotecário é o seu primeiro romance.