sábado, 28 de junho de 2014

Centenário do atentado do Arquiduque da Áustria Francisco Fernando: "o rastilho da Iª Guerra Mundial"



Hoje sábado dia 28 de Junho, faz 100 anos que se deu o atentado que serviu de rastilho ao início da Grande Guerra, mais conhecida por Primeira Guerra Mundial, ou ainda "Guerra das Trincheiras" que começaria “oficialmente” precisamente um mês depois.

O que alguns consideravam ser uma guerra “rápida” e estar de volta a casa pelo Natal de 1914, e outros achavam que seria a “guerra para acabar com todas as outras”, prolongou-se por mais de 4 anos, mais precisamente durante 1562 dias.

Após o seu termo a Europa não foi mais a mesma, o mapa político deste continente foi redesenhado, os grandes impérios caíram definitivamente, vingou a Revolução Bolchevique na Rússia e os Estados Unidos da América elevaram-se a potência mundial.

Para compreender como surgiu este conflito clique aqui.

sexta-feira, 27 de junho de 2014

27 de Junho de 2014 – Celebração dos 800 anos da Língua Portuguesa


Testamento de D. Afonso II, de 27 de Junho de 1214

A língua mais falada no hemisfério sul e a sexta mais falada em todo o mundo completa, hoje, dia 27 de Junho, 800 anos. A celebração da Língua Portuguesa nesta data resulta de há precisamente 800 anos, no dia 27 de Junho de 1214, ser assinado em Coimbra o Testamento do rei D. Afonso II – considerado o mais antigo documento oficial escrito em português.

De acordo com o Instituto Camões a língua portuguesa é falada por 244 milhões de pessoas, é a sexta mais falada do mundo, a quinta mais usada na internet e a terceira mais utilizada nas redes sociais facebook e Twitter.

A comemoração foi aproveitada para ser apresentado o Manifesto 2014 – 800 anos da Língua Portuguesa, subscrito por mais de 50 personalidades da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa das quais se destaca governantes de Cabo Verde, Timor-Leste e Guiné-Bissau, o embaixador de Moçambique em Portugal, o Presidente do Instituto Internacional de Macau, o secretário-executivo da CPLP, políticos portugueses, músicos, escritores, professores e jornalistas dos países onde se fala português.

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Dança desportiva na ESA

Só agora foi possível divulgar a atividade realizada na nossa escola subordinada à "Dança Desportiva".

Aqui fica uma pequena demonstração:

terça-feira, 17 de junho de 2014

"Livros que fizeram história" - exposição itinerante da Santillana na Biblioteca Escolar

A exposição itinerante da Editora Santillana “Livros que fizeram história” acabou por permanecer na Biblioteca da nossa escola para além do prazo previsto, prolongando-se até hoje. Recebida com entusiasmo, não deixou ninguém indiferente e permitiu que este ano letivo tivesse encerrado com chave de ouro.

Parabéns à Santillana por esta iniciativa que promove o livro e a leitura.

Aqui ficam algumas imagens desta exposição…



… e as propostas dos nossos alunos para a criação de novos painéis:



sexta-feira, 13 de junho de 2014

Como seria a vida sem … os media?



Na Sociedade de Informação ou do Conhecimento em que atualmente se vive qualquer cidadão tem ao seu dispor um conjunto de meios de informação e de comunicação, desde os mais tradicionais até aos de última geração tecnológica que, tornando-se omnipresentes na sociedade, permite a cada um de nós aceder à palavra, à imagem e à voz no espaço público. Esta liberdade de expressão tem que ser assumida com responsabilidade e respeito pelos outros, assim como ser encarada como um desafio à qualidade da vida pública e na sociedade global, sendo premente desenvolver-se um olhar crítico sobre o papel que estes meios ocupam na construção de opiniões, de crenças e do próprio quotidiano.

Daí que no dia 3 de maio, data em que, por iniciativa da ONU, se evoca a liberdade de imprensa e de expressão - DIA MUNDIAL DA LIBERDADE DE IMPRENSA – desenvolva-se no nosso País a operação “Sete dias com os media, que visa promover o espírito crítico e a criatividade relativamente aos meios de comunicação.

Com este intuito a Biblioteca Escolar promoveu em articulação com três professoras das disciplinas de francês (professora Ana Marmeleira) e de inglês (professoras Fátima Raposo e Isabel Gaioso) uma atividade de reflexão que partiu da seguinte premissa:

Será que conseguimos, hoje, imaginar a vida sem telemóvel, televisão ou computador? Uma vida onde não dispuséssemos de internet? Uma vida sem livros, jornais, revistas ou cinema? Uma vida onde não existisse consola de jogos, mp3, mp4, tablets, you tube, facebook ou outros dispositivos e redes de comunicação recentes? Como seria essa vida? Que sentido teria? Que sentimentos provocaria?

Como seria a vida sem os media?

Os alunos das turmas 10º 5, 10º 6, 10º 7, 10º 10 e 11º 14 aceitaram o repto e, embora divulgado com atraso, aqui fica uma pequena seleção das frases apresentadas, a qual só foi possível graças à colaboração da professora Rosa Fajardo: